Departamento de Comunicação
O Palmeiras treinou na manhã desta terça-feira (19), na Academia de Futebol, e finalizou a preparação para o duelo com o Bahia, quarta-feira (20), às 18h, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em busca do tricampeonato nacional, o Verdão é o atual vice-líder com 64 pontos, quatro a menos que o Botafogo.
Após uma sessão de vídeo no auditório do centro de excelência, o elenco realizou um trabalho tático posicional e um recreativo. O lateral-esquerdo Piquerez, em transição física, seguiu seu cronograma de trabalho individualizado com o Núcleo de Saúde e Performance. O meio-campista Zé Rafael, por sua vez, comentou sobre o período de preparação antes de uma sequência complicada no Brasileirão – além do Bahia, o clube enfrenta ainda Atlético-GO e Botafogo em um intervalo de sete dias.
“A gente teve esse tempo para se preparar mais uma vez, ajustar algumas coisas que precisavam ser ajustadas, corrigir algumas outras, e acho que a nossa equipe tem se preparado muito, principalmente agora que é uma parte importante do campeonato. Que a gente possa crescer, retomar a nossa confiança com sequência de vitórias. Esse jogo vai ser de suma importância para realmente ver o nosso caminho dentro do campeonato. Espero ir para Salvador e fazer uma grande partida, e que a gente possa voltar de lá com um grande resultado e seguir na busca pelo título”, destacou o camisa 8.

O Verdão só foi derrotado cinco vezes em 34 jogos como visitante contra o Bahia. A última vitória, porém, ocorreu em 2017, por 4 a 2 – desde então, foram cinco empates seguidos e a derrota no último encontro em Salvador (BA), pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro do ano passado.
“Vai ser um jogo muito difícil e intenso, como todos os outros têm sido. Jogar lá na Fonte Nova é sempre muito difícil, a equipe do Bahia é muito bem treinada e tem grandes jogadores. Já seria difícil normalmente, agora eles ainda tendo que dar uma resposta para a torcida, será mais difícil ainda. Mas a nossa equipe tem total condição de ir lá, fazer o nosso jogo e sair com um grande resultado, uma grande vitória para que a gente possa se manter vivo e buscar o nosso objetivo até o fim do campeonato”, enfatizou Zé Rafael.
10 anos de Allianz Parque
Inaugurado no dia 19 de novembro de 2014 como símbolo de uma nova era no Palmeiras, o Allianz Parque completa dez anos de existência nesta terça-feira (19). Palco de nove taças conquistadas pelo Maior Campeão do Brasil, a arena multiuso se tornou uma importante aliada na reconstrução do clube e impulsionou o Alviverde Imponente a uma década recheada de recordes e vitórias.
Zé Rafael falou sobre a importância da casa palestrina na visão dos jogadores do atual elenco. A temporada de 2024 tem sido a de melhor aproveitamento de pontos (84,06%) e de vitórias (78,26%) no Allianz Parque, além de ter o menor índice de derrotas (4,35%). No geral, o retrospecto na arena é de 308 jogos, 205 vitórias, 60 empates e 43 derrotas.
“Em 2014, eu estava lá no Coritiba, ainda iniciando meus passos no futebol. e acompanhava de longe essa trajetória do Palmeiras, do Allianz Parque. Sabia que ia ser muito importante para o clube e para a torcida, e eu acho que foi fundamental esse novo estádio. Ao longo dos anos, tem se consagrado cada vez mais como uma casa muito forte do Palmeiras e é assim que a gente encara. Nós, jogadores, sabemos a importância do nosso estádio, a importância da nossa torcida ali dentro, e eu fico muito feliz de ter participado de um período ao longo desses dez anos, com muitos jogos e títulos. Fico muito feliz e espero que a gente possa desfrutar e comemorar ainda muito mais títulos lá, e que cada vez mais a gente possa desfrutar”, afirmou.
Zé Rafael é o quarto palmeirense com mais partidas na história do Allianz Parque (142, atrás somente de Raphael Veiga, Weverton e Dudu) e está a uma bola na rede de se isolar como 10º maior artilheiro da arena (soma 14 gols, ao lado de Breno Lopes e Deyverson).