Affonso Della Monica Netto

Período: 9 de janeiro de 2005 a 26 de janeiro de 2009

Advogado e ex-delegado de polícia, Affonso Della Monica Netto nasceu em 23 de agosto de 1936, em São Paulo-SP, e é sócio do Palmeiras desde 01 de agosto de 1948. Foi conselheiro suplente (1973 a 1976), membro do Conselho Deliberativo (1977 a 1992), comandou o Departamento de Esportes Amadores por quatro mandatos (1977 a 1982 e 1985 a 1986) e foi aclamado sócio benemérito em 1990 e conselheiro vitalício em 1991 antes de ser eleito vice-presidente do clube por seis mandatos (1993 a 2004). Em 2002, foi indicado Sócio Grão Benemérito.

A chegada à presidência pela primeira vez aconteceu em 09 de janeiro de 2005, ao ser eleito por 201 votos contra 40 de Seraphim Del Grande para um mandato de dois anos. A reeleição para o biênio 2007/2008, contra Roberto Frizzo, foi mais apertada: 157 a 125. Durante seus quatro anos de presidente, Della Monica sempre chefiou a delegação de Futebol Profissional, com efetiva presença, tanto em jogos oficiais ou amistosos, quer em nível nacional ou internacional, o mesmo ocorrendo em seus mandatos de 1º vice-presidente (1997 a 2004). Ainda como mandatário máximo do Verdão, ocupou a vice-presidência do Clube dos 13 entre 2008 e 2010 e foi condecorado pela Federação Paulista de Futebol com o “Grão Colar da Ordem Nacional de Mérito Futebolístico”.

Seu grande legado à frente do Palmeiras foi a assinatura do contrato de parceria com a WTorre, firmada em 2008, para a transformação do Estádio Palestra Italia em uma arena multiuso. Na própria gestão Della Monica, a casa palmeirense já havia recebido diversos reparos, como a criação do Espaço Visa no setor central das arquibancadas (com instalação de cadeiras e venda de ingressos exclusivamente pela internet pela primeira vez no futebol paulista); a substituição, ampliação e nova drenagem do campo de jogo; a nova iluminação com troca de holofotes e lâmpadas; a reforma completa dos banheiros, dos vestiários e de todos os camarotes, inclusive o da imprensa; e as inaugurações de uma nova sala de entrevistas e de uma ampla Tribuna da Presidência. Foi com este cenário que o Verdão se sagrou campeão paulista em 2008, voltando a conquistar o troféu estadual depois de 12 anos e saindo uma fila de oito anos sem títulos.

Na Academia de Futebol, os vestiários também foram ampliados, inclusive com a instalação de banheiras de hidromassagem, e um centro de imprensa foi inaugurado, com uma torre de dois andares na intersecção dos três campos contemplando estações de trabalho e sala de entrevista coletiva. Além disso, foi criado o Centro de Recuperação Física (CFR), embrião do atual Núcleo de Saúde e Performance (NSP), a partir da inauguração da nova sala de musculação e da aquisição de equipamentos mais modernos.

As categorias de base também tiveram atenção especial. Obras de drenagem deixaram os gramados da Academia de Futebol 2 em perfeitas condições para uso na chuva, e as peneiras de captação, que antes eram agendadas em campos alugados, passaram as ser realizadas em Guarulhos. Nas imediações do clube, um refeitório exclusivo para os meninos foi inaugurado. Houve ainda o acerto de parceria com um colégio particular para receber os jovens atletas do Verdão e a reativação das categorias mirim e pré-mirim, inclusive com o Palmeiras se tornando o primeiro campeão paulista sub-11 da história.

Com Della Monica no poder, a estruturação de um Departamento de Planejamento impulsionou o processo de profissionalização do Departamento de Marketing: foram lançados o programa Onda Verde (precursor do Avanti) e diversas experiências e ativações, como o Chute do Meio de Campo e o Palmeiras Camp, além da Mundo Palmeiras, primeira loja virtual do clube. O retorno da Adidas (em substituição à Diadora) como fornecedora de material esportivo gerou o primeiro caso de sucesso de uniformes número 3 no Brasil, com o modelo verde-limão. Já o acordo com a Fiat rendeu, à época, o patrocínio de maior valor entre os grandes clubes do país.

Além disso, o Departamento de Futebol pôde contar com um aporte de cerca de R$ 40 milhões graças ao acordo com a Traffic, empresa de marketing esportivo, e a campanha “Sociedade dos Eternos Palestrinos”, por sua vez, reforçou o caixa da instituição atraindo novos sócios remidos.

Outro setor que evoluiu vertiginosamente foi a da Comunicação. Pela primeira vez, o contato com os jornalistas deixou de ser feito por apenas um profissional e o clube passou a ter um setor específico de Assessoria de Imprensa. Com isso, houve também uma profunda reformulação no Site Oficial e a reativação da Revista do Palmeiras, suspensa desde 1997.

A tecnologia chegou também à área social, e o Palmeiras se tornou a primeira agremiação brasileira a adotar as urnas eletrônicas em suas eleições. A gestão ainda modernizou o clube com a reconstrução completa do Palácio do Tênis; a reforma dos vestiários femininos, do toboágua no Conjunto Aquático, do antigo Bar Inglês, dos departamentos de Judô e de Levantamento de Peso, da Sala dos Professores, do Departamento Médico e das quadras sociais de futebol e basquete; as ampliações do restaurante central e da Sala de Troféus, incluindo a criação do mezanino e restauração de taças; a troca de piso do ginásio e da quadra de vôlei; a reativação do Tênis de Mesa com a chegada do multimedalhista pan-americano Hugo Hoyama; a instalação de bebedouros em toda a área social; a reformulação do núcleo de seguranças, com uniformização, capacitação e aquisição de novos equipamento; e a pavimentação dos estacionamentos da sede e da Rua Padre Antônio Tomás.

Por sua proposta, o ginásio poliesportivo passou a se chamar “Ginásio de Esportes Vinício Fanucchi”, em homenagem ao grande ex-jogador de futsal palmeirense e ex-vice-presidente do clube. Foram criados ainda o Coral Alviverde junto ao Departamento de Cultura e Arte, composto exclusivamente por associados, e a Ouvidoria, anexa ao Departamento de Sindicância, e foi promovido o retorno da Missa Dominical, antigo anseio do corpo associativo, após muitos anos de ausência. No Clube de Campo, foram reformados piscina, vestiários masculino e feminino, Departamento Médico, restaurante, quadras esportivas e secretaria.

Em um dos seus momentos de maior emoção no comando do Palmeiras, no dia 30 de março de 2007, Della Monica teve a honra de anunciar a todos os torcedores o documento assinado pelo alemão Urs Linsi, secretário-geral da Fifa, reconhecendo o Alviverde Imponente como primeiro campeão mundial da história do futebol. Também sob sua administração, a Prefeitura de São Paulo instituiu o dia 20 de setembro como o Dia do Palmeiras e deu à passarela do Viaduto Antarctica o nome de Passarela Capitão Adalberto Mendes. Ambas as em homenagem aos 65 anos da Arrancada Heroica de 1942. Neste mesmo período, a estação de trem e metrô Barra Funda passou a se chamar Palmeiras-Barra Funda.