Paulo Nobre

Período: 22 de janeiro de 2013 a 15 de dezembro de 2016

Formado em Direito pela PUC-SP, o empresário, investidor e piloto de rali Paulo de Almeida Nobre nasceu em São Paulo-SP no dia 24/02/1968 e é sócio do Palmeiras desde 1983. Entrou para o Conselho Deliberativo em 1997, foi diretor social entre 1999 e 2002 e ocupou uma das vice-presidências entre 2007 e 2008 antes de se candidatar a presidente pela primeira vez em 2011, contra Arnaldo Tirone.

Assumiu a presidência em 22 de janeiro de 2013, aos 44 anos de idade, tornando-se o mais jovem mandatário a ocupar o cargo desde 1932, quando Dante Delmanto foi empossado com apenas 25 anos – naquela que ficou marcada como a última eleição indireta da história do clube, venceu Décio Perin por 153 votos de conselheiros contra 106. Já em 20 de novembro de 2014, foi reeleito para o mandato 2015-2016, desta vez pelo sufrágio direto dos associados: obteve 2.421 votos contra 1.611 de Wlademir Pescarmona.

Nobre promoveu um verdadeiro choque de gestão no Palmeiras ao profissionalizar completamente departamentos estratégicos como o Futebol, o Jurídico, o Financeiro, o Marketing e a Comunicação. Já o acordo com grandes empresas de tecnologia como a SAP e a Microsoft proporcionaram uma revolução digital nas operações contábeis e administrativas do clube, dando mais transparência e desburocratizando processos.

As receitas cresceram vertiginosamente graças, sobretudo, à reformulação total do Avanti. O programa de sócio-torcedor do Verdão passou a contar com descontos em redes de loja, sistema de rating para beneficiar os mais assíduos em jogos, inclusão de dependentes, clube de vantagens, experiências exclusivas em eventos e revista entregue em domicílio. Impulsionado principalmente pela inauguração do Allianz Parque, o Avanti alçou o Verdão à liderança em bilheteria e ocupação média de estádios no país, tornando-se uma das maiores fontes de renda do clube e um modelo para os outros times do Brasil.

A gestão também resgatou a credibilidade do Palmeiras no mercado, renegociando dívidas e assinando o maior acordo de patrocínio da história do clube – à época, com as estampas de Crefisa, FAM e Prevent Senior, a camisa do Verdão pulou para o primeiro lugar no ranking das mais valiosas do Brasil. Somando ainda a novas receitas de licenciamento de marca, o clube reestabeleceu o fluxo de caixa, deixou de pedir adiantamentos das cotas de direitos de transmissão às TVs e voltou a ser superavitário.

Foi também na era Nobre que o Palmeiras mergulhou de cabeça no mundo virtual com a criação da TV Palmeiras (hoje um dos maiores canais de clubes do mundo), o lançamento do App Palmeiras (primeiro aplicativo oficial do clube), a contratação de uma agência especializada em redes sociais e o aumento de investimento no Site Oficial e em páginas especiais na web. A gestão ainda entregou aos palmeirenses a rede de lojas oficiais Academia Store, viabilizou o lançamento da rede de restaurantes oficiais Cantina Palestra e deu início à implementação da rede oficial de escolinhas de futebol.

Na Academia de Futebol 1, o Palmeiras atingiu um novo patamar em estrutura graças à construção do Centro Crefisa Capitão Adalberto Mendes (que abriga mais de 30 suítes e todo o Núcleo de Saúde e Performance), à ampliação do quadro de funcionários das áreas médicas e científicas e à aquisição de modernos equipamentos de prevenção e tratamento de lesões.

A base, por sua vez, foi totalmente reformulada. Nobre acabou com o Palmeiras B e criou o Centro de Formação de Atletas, padronizando a metodologia de trabalho e promovendo a integração total entre as áreas técnica, médica e psicossocial, além de abrir intercâmbio com o futsal e estruturar uma rede de captação de talentos por todo o país. A Academia de Futebol 2, em Guarulhos, teve os campos reformados, aparelhos de fisioterapia adquiridos e ainda ganhou arquibancada, camarote e campo society.

Outro ambiente que mudou de cara foi o clube social. Após anos de obras do Allianz Parque, foram entregues aos associados um Prédio Multiuso e um Prédio Poliesportivo erguidos do zero, totalmente mobiliados e aparelhados pela gestão Nobre. O Parquinho passou pela sua maior reforma em 20 anos, com troca de todo o piso, inauguração de novas áreas e de novos equipamentos e disponibilização de monitores e atrações especiais aos fins de semana.

Além disso, o Conjunto Aquático também teve todo o seu mobiliário trocado, as quadras de tênis foram reconstruídas e um departamento de Comunicação Interna foi instituído, ampliando e profissionalizando a divulgação de informações e de serviços aos associados. No clube de campo, o salão de jogos e as piscinas foram reformadas.

Na esfera esportiva, foram dois títulos nacionais que ampliaram a hegemonia alviverde no país: a Copa do Brasil 2015 e o Campeonato Brasileiro 2016. Os ídolos Marcos, Oberdan e Dudu foram imortalizados com bustos no clube, enquanto o Porco, após 30 anos de exaltação nas arquibancadas, foi oficializado como um dos mascotes do Verdão ao lado do Periquito.