Departamento de Comunicação

As categorias de base do Palmeiras têm dado alegrias e mais alegrias aos torcedores nos últimos anos com títulos nacionais e internacionais. A reformulação e o investimento na formação de talentos alviverdes consolidaram a colheita de bons frutos na equipe profissional, sobretudo com garotos protagonistas em competições de alto nível.

Um exemplo mais que evidente é a conquista do bicampeonato da Libertadores. Parte dos pincéis que coloriram a América do Sul de verde e branco estiveram nas mãos do zagueiro Renan, do lateral-esquerdo Lucas Esteves, dos meio-campistas Danilo, Gabriel Menino e Patrick de Paula e dos atacantes Gabriel Veron, Wesley e Gabriel Silva (veja abaixo o perfil completo e as estatísticas de cada um).

As Crias são campeãs da América! (Crédito: Instagram/Divulgação)

Para efeito de comparação, na conquista da Libertadores em 1999, sete atletas formados na base palmeirense integraram o elenco campeão: os goleiros Marcos, Velloso e Sérgio, o lateral-esquerdo Rubens Junior, o zagueiro Roque Junior e os meio-campistas Galeano e Juliano. Desses, somente Sérgio não atuou pelo torneio continental à época.

Aliás, diversos momentos marcantes foram escritos pelas Crias da Academia no torneio. O ápice, para muitos, foi a escalação do trio Patrick de Paula, Danilo e Gabriel Menino no meio-campo da partida de ida das semifinais, contra o River Plate, na Argentina. Com atuação impecável, o time comandado por Abel Ferreira venceu por 3 a 0.

Brilha, garotada! (Foto: Staff Images/Conmebol)

Acostumados à quebra de recordes atrás de recordes na base, os garotos também escreveram marcas importantes pela equipe profissional. Veron, por exemplo, tornou-se o mais jovem palmeirense a marcar pela Libertadores, com 18 anos, um mês e 19 dias, enquanto Gabriel Menino, 19 anos, 11 meses e 16 dias, assumiu a terceira posição no ranking, atrás de Gabriel Jesus.

Vale lembrar que, dos oito atletas formados na base com pelo menos um jogo na Libertadores de 2020, somente Patrick de Paula e Wesley estouraram a idade para atuar no time Sub-20, pois nasceram em 1999. Em resumo: heróis também são formados em casa.

Além dos atletas ativos na campanha do título continental, o CFA alviverde teve a participação de mais garotos na lista dos inscritos, já que a Conmebol autorizou 50 inscritos para esta edição por conta da pandemia da covid-19. São eles os goleiros Vinicius, Mateus, Lucas Bergantin e Bruno Carcaioli, os defensores Garcia, Jhow, Ramon Rocha e Vanderlan, os meio-campistas Jonathan, Ramon Cesar, Vitinho, Pluas, Fabinho e Juninho e os atacantes Robinho, Marcelinho, Giovani (mais novo da lista com 17 anos), Ruan Ribeiro, Anibal, Fabricio e Pedro Acácio.

A molecada alviverde ao lado de João Paulo Sampaio, coordenador das categorias de base do Palmeiras (Foto: Cesar Greco)

Temporada de consolidação

O ano é mais que especial para o Centro de Formação de Atletas: 13 garotos formados pelo Verdão estrearam no profissional nesta temporada, número jamais visto desde o primeiro cômputo da participação de garotos da base palestrina no elenco principal, em 1988. Na ordem, foram a campo Patrick de Paula, Gabriel Menino, Wesley, Alan, Angulo (emprestado ao Botafogo), Gabriel Silva, Danilo, Renan, Aníbal, Marcelinho, Fabrício, Pedro Acácio e Vanderlan.

Juntos, eles somam 187 jogos e fizeram da temporada atual a que o Palmeiras mais colocou jovens estreantes da base para atuar no século, superando as 103 partidas de também 11 pratas da casa debutantes em 2010. Gabriel Menino lidera a lista dos estreantes em 2020-21 com 55 jogos, seguido por Patrick de Paula (44), Danilo (30), Wesley (23), Gabriel Silva (16), Renan (7), Fabricio (3), Pedro Acácio (3), Marcelinho (2), Alan (2), Angulo (1), Anibal (1) e Vanderlan (1).

Veja abaixo o perfil das Crias da Academia campeãs da Libertadores

 

RENAN

(Foto: Cesar Greco)

Revelado pelas categorias de base do Palmeiras, o atleta participou da vitória por 3 a 1 sobre o Delfín-EQU, no Equador, pelas oitavas de final. O jovem, que atua como zagueiro e lateral-esquerdo, foi muito importante durante o período em que boa parte do elenco palestrino havia testado positivo para a Covid-19, emplacando grandes atuações com o manto alviverde também pelo Campeonato Brasileiro.

O atleta de 18 anos conquistou importantes títulos pela base do Palmeiras e da Seleção Brasileira desde o Sub-15 – entre eles, o bicampeonato paulista sub-15 (2016 e 2017), o Campeonato Paulista Sub-17 (2018), a Copa do Brasil Sub-17 (2019), a Supercopa do Brasil Sub-17 (2019) e o bicampeonato do Mundial de Clubes Sub-17 (2018 e 2019), pelo Verdão, além da Copa do Mundo Sub-17 em 2019, pelo Brasil. Ele chegou ao Palmeiras em 2015, aos 13 anos de idade, começou a jogar de lateral-esquerdo no início de 2019 por decisão do técnico Artur Itiro e agradou. Ganhou a polivalência como uma de suas características.

Números gerais:
> 7 jogos (6 como titular) pelo Palmeiras
> 7 jogos (6 como titular) na temporada 2020
> 1 jogo (0 como titular) pela Libertadores 2020

Jogos na Libertadores 2020:
Delfín-EQU 1×3 Palmeiras (Oitavas de final – ida)

ESTEVES

(Crédito: Divulgação/Instagram)

O jovem lateral-esquerdo foi mais um atleta das categorias de base palmeirense a participar da campanha do título da Libertadores 2020. O jogador entrou ao longo da vitória por 3 a 1 sobre o Delfín-EQU, no Equador, em duelo válido pelas oitavas de final do torneio.

Cria da Academia, o jogador está no Palmeiras desde 2014, quando passou a integrar o elenco Sub-15, o jovem de 20 anos foi um dos destaques de uma geração que conquistou títulos inéditos e importantes pela base do clube, como a Copa do Brasil Sub-17 (2017), o Brasileiro Sub-20 (2018), a Copa RS Sub-20 (2018), a Copa do Brasil Sub-20 (2019) e o Bi Paulista Sub-20 (2018 e 2019), além de dezenas de taças no exterior. Em 2019, pelo Sub-20, Esteves disputou 38 partidas e marcou sete gols.

Números gerais:
> 9 jogos (4 como titular) pelo Palmeiras
> 8 jogos (4 como titular) na temporada de 2020
> 1 jogo (0 como titular) pela Libertadores 2020

Jogos na Libertadores 2020:
Delfín-EQU 1×3 Palmeiras (Oitavas de final – ida)

DANILO

(Foto: Cesar Greco)

Uma das principais revelações do clube em 2020, Danilo é o típico volante que sabe defender e atacar. Discreto, porém muito eficiente, o jovem jogou como gente grande no triunfo palestrino por 3 a 0 diante do River Plate-ARG, na Argentina, formando com Patrick de Paula e Gabriel Menino um meio de campo totalmente criado nas categorias de base do Verdão. O camisa 28 terminou a Libertadores com 11 jogos (oito como titular), um gol e duas assistências.

Uma partida em especial da Libertadores ficará marcada para sempre na história de Danilo. Além de marcar o seu primeiro gol como profissional na goleada por 5 a 0 diante do Delfín-EQU, no Allianz Parque, pelas oitavas de final, o jovem também deu passe para Gabriel Veron anotar um dos tentos do Verdão na partida e acabou sendo decisivo para o triunfo palestrino. Nos 3 a 0 contra o River Plate-ARG, fora de casa, foi de Danilo a assistência para a arrancada inesquecível de Luiz Adriano rumo à meta adversária, que culminou no segundo gol alviverde. A final contra o Santos, no Maracanã, também foi marcante para o jovem, já que foi a sua estreia como jogador no estádio.

Figura constante nas convocações da Seleção Brasileira Sub-20, o jovem de 19 anos é o jogador oriundo da base que está há menos tempo no elenco profissional do Palmeiras – chamou a atenção da comissão técnica durante os treinos do Sub-20 na Academia de Futebol no início do segundo semestre e, desde então, não voltou mais para a base.

Meio-campista versátil que atua na contenção e na armação de jogadas, Danilo participou de alguns projetos sociais na sua cidade natal, Salvador (BA), e foi vice-campeão da segunda divisão do Campeonato Baiano pelo Cajazeiras, aos 16 anos, antes de chegar ao Palmeiras em 2018, quando foi captado para integrar o elenco Sub-17 e naquela mesma temporada já conquistou o título paulista da categoria. No Sub-20, o canhoto de 19 anos ganhou espaço ao final de 2019, contribuindo para a conquista de mais um título paulista. Foi ainda titular da equipe na Copa São Paulo deste ano, na qual disputou cinco jogos e marcou um gol.

Números gerais:
> 31 jogos (17 como titular), 1 gol e 2 assistências pelo Palmeiras
> 31 jogos (17 como titular), 1 gol e 2 assistências na temporada de 2020
> 11 jogos (8 como titular), 1 gol e 2 assistências pela Libertadores 2020

Jogos na Libertadores 2020:
Bolívar-BOL 1×2 Palmeiras (3ª rodada – fase de grupos)
Guaraní-PAR 0x0 Palmeiras (4ª rodada – fase de grupos)
Palmeiras 5×0 Bolívar-BOL (5ª rodada – fase de grupos)
Palmeiras 5×0 Tigre-ARG (6ª rodada – fase de grupos)
Delfín-EQU 1×3 Palmeiras (Oitavas de final – ida)
Palmeiras 5×0 Delfín-EQU (Oitavas de final – volta)
Libertad-PAR 1×1 Palmeiras (Quartas de final – ida)
Palmeiras 3×0 Libertad-PAR (Quartas de final – volta)
River Plate-ARG 0x3 Palmeiras (Semifinal – ida)
Palmeiras 0x2 River Plate-ARG (Semifinal – volta)
Palmeiras 1×0 Santos (Final – jogo único)

Gols na Libertadores 2020:
Palmeiras 5×0 Delfín-EQU (Oitavas de final – volta): primeiro gol

PATRICK DE PAULA

(Foto: Cesar Greco)

Autor da última cobrança de pênalti que deu o título do Campeonato Paulista 2020 ao Palmeiras, Patrick de Paula também contribuiu para o bicampeonato do clube na Libertadores desta temporada. Com um golaço de fora da área, o jovem abriu o marcador na goleada por 5 a 0 sobre o Delfín-EQU, resultado que colocou o Verdão nas quartas de final da competição. Contra o River Plate-ARG, na Argentina, fez bonito na vitória palmeirense por 3 a 0 ao formar um trio de respeito com Danilo e Gabriel Menino.

Captado pelo Palmeiras em 2017 quando atuava no futebol amador do Rio de Janeiro, sua cidade natal, Patrick fazia inicialmente a função de meia, mas assumiu o protagonismo na base quando passou a jogar mais recuado, como primeiro volante (atuou até improvisado como zagueiro em algumas partidas). Campeão brasileiro Sub-20 em 2018, faturou ainda a Copa do Brasil Sub-20 em 2019 e quatro títulos paulistas seguidos (2017, 2018 e 2019 pelo Sub-20 e 2020 pelo Profissional) no clube.

Números gerais:
> 44 jogos (32 como titular), 5 gols e 1 assistência pelo Palmeiras
> 44 jogos (32 como titular), 5 gols e 1 assistência na temporada de 2020
> 6 jogos (4 como titular) e 1 gol pela Libertadores 2020

Jogos na Libertadores 2020:
Palmeiras 3×1 Guaraní-PAR (2ª rodada – fase de grupos)
Palmeiras 5×0 Bolívar-BOL (5ª rodada – fase de grupos)
Delfín-EQU 1×3 Palmeiras (Oitavas de final – ida)
Palmeiras 5×0 Delfín-EQU (Oitavas de final – volta)
River Plate-ARG 0x3 Palmeiras (Semifinal – ida)
Palmeiras 1×0 Santos (Final – jogo único)

Gols na Libertadores 2020:
Palmeiras 5×0 Delfín-EQU (Oitavas de final – volta): primeiro gol

GABRIEL MENINO

(Foto: Cesar Greco)

De Menino, apenas o sobrenome. Gabriel foi uma das principais figuras do Palmeiras na histórica campanha da Libertadores 2020, com destaque para a atuação impecável na vitória por 3 a 0 sobre o River Plate-ARG, na Argentina. O camisa 25 deu trabalho ao rival argentino e impressionou a todos com a sua vontade e qualidade técnica durante o triunfo palmeirense. Contra o Bolívar-BOL, na Bolívia, ainda pela fase de grupos, marcou um dos gols mais bonitos desta edição do torneio e foi decisivo para a vitória do Verdão por 2 a 1. Ao todo, foram 12 jogos (11 como titular), três gols e uma assistência.

O gol contra o Bolívar-BOL, em setembro, foi o primeiro do camisa 25 como profissional, selando a vitória por 2 a 1, em La Paz, e o colocou como o terceiro jogador mais jovem a balançar a rede pelo Verdão na Libertadores: 19 anos, 11 meses e 16 dias, desbancando Keirrison, que em 2009 marcou contra o Real Potosí-BOL aos 20 anos, 1 mês e 26 dias – o recorde é de Gabriel Veron, que com 18 anos, um mês e 19 dias deixou sua marca contra o Tigre-ARG, em 21/10/2020, enquanto Gabriel Jesus é o segundo colocado com o gol aos 18 anos, 10 meses e 13 dias contra o River Plate-URU em 2016.

Contra o Delfín-EQU, no duelo de ida das oitavas, no Equador (vitória por 3 a 1), o camisa 25 também deixou a sua marca ao fazer o gol que abriu o placar. A Cria da Academia fez mais um na vitória por 3 a 0 diante do Libertad-PAR, em casa – jogo este que valeu a classificação às semifinais do Continental. Menino soma três gols pelo Verdão, todos pela Libertadores.

Natural de Morungaba (SP), ele foi captado pela base do Palmeiras em 2017, quando atuava no Guarani, e logo se destacou, inclusive sendo convocado para defender a Seleção Brasileira Sub-20 no Sul-Americano de 2019. Campeão brasileiro Sub-20 em 2018, faturou também a Copa do Brasil Sub-17 em 2017 e três títulos paulistas seguidos (2018 e 2019 pelo Sub-20 e 2020 pelo Profissional) no clube.

Números gerais:
> 54 jogos (47 como titular), 3 gols e 9 assistências pelo Palmeiras
> 54 jogos (47 como titular), 3 gols e 9 assistências na temporada de 2020
> 12 jogos (11 como titular), 3 gols e 1 assistência pela Libertadores 2020

Jogos na Libertadores 2020:
Tigre-ARG 0x2 Palmeiras (1ª rodada – fase de grupos)
Bolívar-BOL 1×2 Palmeiras (3ª rodada – fase de grupos)
Guaraní-PAR 0x0 Palmeiras (4ª rodada – fase de grupos)
Palmeiras 5×0 Bolívar-BOL (5ª rodada – fase de grupos)
Palmeiras 5×0 Tigre-ARG (6ª rodada – fase de grupos)
Delfín-EQU 1×3 Palmeiras (Oitavas de final – ida)
Palmeiras 5×0 Delfín-EQU (Oitavas de final – volta)
Libertad-PAR 1×1 Palmeiras (Quartas de final – ida)
Palmeiras 3×0 Libertad-PAR (Quartas de final – volta)
River Plate-ARG 0x3 Palmeiras (Semifinal – ida)
Palmeiras 0x2 River Plate-ARG (Semifinal – volta)
Palmeiras 1×0 Santos (Final – jogo único)

Gols na Libertadores 2020:
Bolívar-BOL 1×2 Palmeiras (3ª rodada – fase de grupos): primeiro gol
Delfín-EQU 1×3 Palmeiras (Oitavas de final – ida): segundo gol
Palmeiras 3×0 Libertad-PAR (Quartas de final – volta): terceiro gol

GABRIEL VERON

(Crédito: Divulgação/Instagram)

Cria da Academia e uma das grandes esperanças para o futuro alviverde, Gabriel Veron mostrou-se uma arma importante para o treinador Abel Ferreira na campanha vitoriosa da Libertadores. Com sete jogos (cinco como titular), três gols e uma assistência, o jovem conquistou o seu segundo troféu com a equipe profissional do Verdão – o primeiro foi o Campeonato Paulista.

Promovido ao elenco profissional no final da temporada passada, Gabriel Veron já está marcado na história do clube como o palmeirense mais jovem a fazer gol em Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores e Copa do Brasil. Na competição continental, alcançou o recorde no dia 21/10/2020, ao fazer o quarto gol na vitória por 5 a 0 sobre o Tigre-ARG com 18 anos, um mês e 19 dias, superando Gabriel Jesus, que tinha 18 anos, 10 meses e 13 dias quando foi às redes no empate por 2 a 2 diante do River Plate-URU, em 16/02/2016. Veron voltou a marcar duas vezes pelo torneio sul-americano na goleada por 5 a 0 contra o Delfín-EQU, no Allianz Parque, pelas oitavas de final.

Natural de Assú-RN, Veron está no Palmeiras desde o Sub-15 e soma títulos por todas as categorias de base – inclusive, foi campeão paulista Sub-15, Sub-17, Sub-20 e Profissional pelo Verdão. Em 2018, foi também campeão mundial interclubes Sub-17 pelo Palmeiras, marcando gol na vitória por 4 a 2 sobre o Real Madrid na decisão e terminando a competição como o artilheiro e eleito o melhor jogador. Em 2019, sagrou-se bicampeão mundial com a vitória por 2 a 1 sobre o Leganés-ESP, além de campeão das Copas do Brasil Sub-17 e Sub-20. Com a Seleção Brasileira, conquistou a Copa do Mundo Sub-17 em 2019 e, mais uma vez, levou o prêmio de melhor jogador para casa.

Números gerais:
> 40 jogos (18 como titular), 11 gols e 6 assistências pelo Palmeiras
> 37 jogos (18 como titular), 9 gols e 5 assistências na temporada de 2020
> 7 jogos (5 como titular), 3 gols e 1 assistência pela Libertadores 2020

Jogos na Libertadores 2020:
Tigre-ARG 0x2 Palmeiras (1ª rodada – fase de grupos)
Bolívar-BOL 1×2 Palmeiras (3ª rodada – fase de grupos)
Guaraní-PAR 0x0 Palmeiras (4ª rodada – fase de grupos)
Palmeiras 5×0 Tigre-ARG (6ª rodada – fase de grupos)
Palmeiras 5×0 Delfín-EQU (Oitavas de final – volta)
Libertad-PAR 1×1 Palmeiras (Quartas de final – ida)
Palmeiras 3×0 Libertad-PAR (Quartas de final – volta)

Gols na Libertadores 2020:
Palmeiras 5×0 Tigre-ARG (6ª rodada – fase de grupos): primeiro gol
Palmeiras 5×0 Delfín-EQU (Oitavas de final – volta): segundo e terceiro gols

WESLEY

(Crédito: Divulgação/Instagram)

Apesar de ter sido prejudicado por uma grave lesão no meio da temporada, o atacante Wesley foi decisivo quando entrou em campo pela competição mais importante da América do Sul. Sempre ágil e habilidoso, ele realizou três jogos durante a campanha do Alviverde, com um gol e três assistências – duas no triunfo por 5 a 0 contra o Bolívar-BOL, no Allianz Parque, e uma nos 5 a 0 contra o Tigre-ARG, novamente na arena alviverde, ambos os duelos pela fase de grupos.

Natural de Salvador, o jogador de 21 anos foi captado em 2016, quando atuava pelo Jacuipense-BA, para reforçar o Sub-17. Na temporada seguinte, subiu para o Sub-20, categoria pela qual conquistou o Campeonato Brasileiro em 2018, a Copa do Brasil em 2019 e o tricampeonato paulista em 2017, 2018 e 2019. Emprestado ao Vitória-BA em maio do ano passado para adquirir experiência disputando a Série B do Brasileiro, teve bom desempenho: anotou cinco gols, deu três assistências, foi o segundo maior driblador da competição e o sexto jogador mais caçado.

Números gerais:
> 23 jogos (13 como titular), 4 gols e 6 assistências pelo Palmeiras
> 23 jogos (13 como titular), 4 gols e 6 assistências na temporada de 2020
> 3 jogos (2 como titular),1 gol e 3 assistências pela Libertadores 2020

Jogos na Libertadores 2020:
Guaraní-PAR 0x0 Palmeiras (4ª rodada – fase de grupos)
Palmeiras 5×0 Bolívar-BOL (5ª rodada – fase de grupos)
Palmeiras 5×0 Tigre-ARG (6ª rodada – fase de grupos)

Gols na Libertadores 2020:
Palmeiras 5×0 Bolívar-BOL (5ª rodada – fase de grupos): primeiro gol

GABRIEL SILVA

(Crédito: Alexandre Neto)

O jovem atacante de 18 anos, relevado pelas categorias de base do Palmeiras, fez três jogos pela Libertadores 2020, dando, inclusive, uma assistência para gol. Apesar da pouca idade, o palmeirense mostrou personalidade ao ser acionado pelo treinador Abel Ferreira.

Gabriel Silva chegou ao clube aos 13 anos, em 2015, e tem no currículo dois títulos do Mundial de Clubes Sub-17 – nas duas finais, aliás, ele deixou sua marca: primeiro na vitória por 4 a 2 sobre o Real Madrid na decisão de 2018, na Espanha, e depois na vitória por 2 a 1 sobre o Leganés-ESP em 2019, também na Espanha. Campeão paulista Sub-15, Sub-17, Sub-20 e Profissional pelo Verdão, marcou 40 gols em 46 jogos atuando pelo Sub-17 e pelo Sub-20 em 2019 e se destacou também por balançar as redes em todas as finais nacionais que disputou na temporada passada: Paulista Sub-17 (vice-campeão), Copa do Brasil Sub-17 (campeão), Supercopa do Brasil Sub-17 (campeão), Paulista Sub-20 (campeão), Brasileiro Sub-20 (vice-campeão) e Supercopa do Brasil Sub-20 (vice-campeão). Neste ano, tem seis gols em sete jogos entre Brasileiro Sub-20 e Copa do Brasil Sub-20.

Números gerais:
> 16 jogos (2 como titular) e 1 assistência pelo Palmeiras
> 16 jogos (2 como titular) e 1 assistência na temporada de 2020
> 3 jogos (0 como titular) e 1 assistência pela Libertadores 2020

Jogos na Libertadores 2020:
Delfín-EQU 1×3 Palmeiras (Oitavas de final – ida)
Palmeiras 5×0 Delfín-EQU (Oitavas de final – volta)
Libertad-PAR 1×1 Palmeiras (Quartas de final – ida)