Departamento de Comunicação

Wesley marcou o primeiro gol no jogo decisivo que deu o alívio no duelo de volta contra o Grêmio, neste domingo (07), no Allianz Parque, até Gabriel Menino selar de vez a conquista do título. Ambos são Crias da Academia e foram alçados ao time profissional na temporada 2020 e, com seus respectivos gols na final, deixam seus nomes eternizados na história do Palmeiras.

Wesley tem uma história de superação curiosa que foi coroada com este gol: ele retornou recentemente de lesão após 32 jogos fora do time (cerca de três meses). O camisa 47 havia sido titular na partida de ida da final da Copa do Brasil 2020, contra o Grêmio, fora de casa, vitória por 1 a 0 (gol de Gustavo Gómez) e (foi um dos seus primeiros jogos após seu retorno) e, apesar do tempo fora do time, o jogador ainda domina algumas estatísticas individuais da temporada 2020: ele fechou o ano referente a 2020 como o quarto colocado em dribles dentre os palmeirenses na temporada 2020, com 27 fintas, o quinto atleta do grupo que mais finalizou corretamente na temporada 2020, com 24 chutes a gol, ao lado de Gabriel Menino, e o sexto com mais assistências, com seis passes para que seus companheiros pudessem marcar, assim como Willian Bigode.

“É um desabafo mesmo, cara, é momento difícil pra mim. Infelizmente, quando a gente começou o mata-mata, eu tive a infelicidade de sofrer uma lesão e fiquei praticamente quase fora a temporada inteira. Os companheiros me ajudaram, minha família, o clube, momento difícil, mas eu tive uma semifinal quando o time se classificou. Eu acho que foi o que mais comemorou, porque eu acho que daria tempo para poder voltar, para estar participando dessa temporada ainda. Então, para terminar, fechar o ano com esse título, para mim, sei lá, é de agora estar na história, né? Acho que é um grupo único para a história do Palmeiras”, declarou o camisa 47 após o título.

Já Gabriel Menino fez o gol que confirmou de vez o título do Palmeiras da Copa do Brasil 2020, aos 39 minutos do segundo tempo (2×0). Ele é a Cria da Academia que fez mais jogos na temporada 2020 (61, contra 52 de Patrick de Paula), o oriundo da base com mais minutos em campo na temporada 2020 (4325) e fechou em primeiro no quesito dentre oriundos da base também na Libertadores (1055 minutos).

“É… A gente só tem que agradecer a Deus, né? Porque é um ano inesquecível pra gente, é um monte de moleque da base e a gente está conquistando e fazendo uma história aqui dentro do Palmeiras, né? Isso é o mais importante, deixar a nossa marca aqui, porque a gente é moleque da base. A gente vem da base subir o profissional e fizemos uma história aí e tenho certeza de que vai mudar a vida toda. Uma temporada para estar realmente para história, com a Libertadores, Campeonato Paulista e, agora, a Copa do Brasil”, declarou Menino após a conquista de mais um caneco nesta temporada.

No Brasileiro 2020, Gabriel Menino fechou a competição como o garçom da equipe, isolado, com sete passes a gol, seguido de Scarpa, com cinco. Na temporada 2020, Menino encerra sua participação como o segundo que mais proporciona chutes a gol, com 62 assistências para finalizações, atrás só de Lucas Lima, com 72 (números do Footstats, que não incluem os passes que resultaram em bola na rede) e também como o segundo palmeirense em 2020 que mais interceptou jogadas adversárias (ou seja, quando o passe, lançamento ou cruzamento rival é impedido no meio do caminho) com 30 intervenções, atrás de Viña, com 32; além disso, figurou ainda no top 5 de jogadores do Palmeiras que mais desarmam na temporada 2020, na quarta posição, com 88 roubos de bola, além de ter sido o garçom geral do time, com dez assistências em 2020.

#CRIASDAACADEMIA: TEMPORADA 2020 É A MAIOR EM UTILIZAÇÃO DE ESTREANTES DA BASE NO SÉCULO

Considerando também os atletas que já estão efetivados no plantel principal, ao todo 13 Crias da Academia estrearam pelo Palmeiras na 2020. Na ordem, foram a campo Patrick de Paula, Gabriel Menino, Wesley, Alan, Angulo (emprestado ao Botafogo), Gabriel Silva, Danilo, Renan, Aníbal, Marcelinho, Fabrício, Pedro Acácio e Vanderlan. Juntos, eles somam 220 jogos e fizeram da temporada 2020 a que o Palmeiras mais colocou jovens estreantes da base para atuar no século, superando as 103 partidas de 11 pratas da casa debutantes em 2010.

Diante do Coritiba, em outubro de 2020, pelo Campeonato Brasileiro, cinco Crias da Academia foram escaladas no time titular: Renan, Lucas Esteves, Patrick de Paula, Gabriel Menino e Gabriel Veron – isso não acontecia desde 2015. Já contra o Delfín-EQU, na partida de ida das oitavas de final da Libertadores, os 11 suplentes eram oriundos do Centro de Formação de Atletas do Verdão, feito inédito na história do clube. E no duelo com o Atlético-MG, na última rodada do Brasileirão, um recorde de 15 Crias da Academia foram convocadas.