Aos 38 anos e com inúmeros títulos conquistados durante a carreira, incluindo dois pelo Palmeiras (Campeonatos Brasileiros de 2016 e 2018), Edu Dracena pendurará as chuteiras ao fim desta temporada. No Verdão, o defensor tem 127 jogos (70 vitórias) e três gols marcados, sendo que atualmente ostenta a marca de 25 confrontos sem perder com o manto alviverde, com 15 vitórias e dez empates. O zagueiro se emocionou durante a sua última entrevista coletiva como jogador.

“Decidi isso com a minha família há algum tempo, mas só hoje vim anunciar que, a partir do dia 08 de dezembro à noite, depois do jogo contra o Cruzeiro, eu serei um ex-atleta de futebol. Mas não ficarei fora do futebol, continuarei por perto. Agradeço a Deus por tudo o que eu vivi no futebol, eu saí de casa aos 13 anos para realizar o meu sonho e, graças a Deus, consegui realizá-lo. Hoje olho para trás e vejo que valeu a pena todo o sacrifício e desempenho”, declarou o palmeirense, que não teve problemas para tomar esta importante decisão.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_A família de Edu Dracena esteve presente na coletiva desta quarta-feira (04)

> Clique aqui e confira as fotos da coletiva.

“Nesses 25 anos, eu me dediquei e abdiquei de muitas coisas para jogar futebol. A ficha ainda não caiu, mas chegou o momento. Essa decisão não foi difícil, foi de cabeça fria, tranquila, tudo junto com a minha família. Como sempre falei, tudo tem ciclo na vida, e o meu ciclo como atleta profissional de futebol acabou. Vida que segue, com outros projetos e ambições”, falou.

Dracena, inclusive, terá a oportunidade de encerrar o seu ciclo no futebol em dois estádios que ficaram marcados em sua vida: Brinco de Ouro da Princesa, onde começou a carreira pelo Guarani, e Mineirão, palco de diversas conquistas pelo Cruzeiro – o Palmeiras enfrenta o Goiás na quinta (05), às 19h15, em Campinas-SP, e o Cruzeiro, no domingo (08), às 16h, em Belo Horizonte-MG, ambos embates pelo Campeonato Brasileiro.

“Amanhã (quinta) o jogo será onde tudo começou há 25 anos, o destino estava prevendo uma situação como essa. Claro que amanhã não será o meu último jogo, mas fazer parte do time que vai para Campinas para jogar já é uma alegria muito grande. Quero fazer com que esses dois últimos jogos fiquem marcados em minha carreira e memória”, disse o defensor, citando também o estádio mineiro.

“Belo Horizonte abriu a porta do mundo para mim, ganhamos a tríplice coroa e ficará marcado na carreira de todos nós que fizemos parte daquela história. Acho que foi o destino, onde comecei e onde fui feliz, será uma emoção muito grande. Tomara que a gente possa fazer a nossa parte e sair com a vitória”, projetou.

O jogador rasgou elogios ao Verdão. “Do Palmeiras eu levarei tudo. O carinho desde o primeiro momento em que estive aqui, vindo de um rival. Sempre fui muito respeitado e visto como um cara que veio para ajudar. Isso que é gostoso, o respeito que tive com todos os funcionários desde o primeiro momento, isso que levarei. Foram altos e baixos, mas acredito que houve mais altos do que baixos. Foram dois títulos brasileiros, um depois de 22 anos que o Palmeiras não ganhava, e o bicampeonato no ano passado. Obrigado a todos, de coração”, afirmou Edu Dracena, que ainda não pensou sobre o seu futuro.

“Estou focado nos jogos que faltam, depois não sei o que farei. Sairei de férias com a minha família. Quero estar no meio do futebol por todas experiências que passei, situações… Quero passar isso para as pessoas. Estarei à disposição. Primeiramente, eu preciso acabar esta etapa como jogador, depois verei o que acontecerá”, contou.

Emocionado durante toda a sua entrevista de despedida, o experiente zagueiro não conseguiu segurar as lágrimas após uma aparição surpresa de Zé Roberto, atual assessor técnico do Palmeiras, que fez uma linda homenagem ao defensor.

“A sua carreira lembra a minha, uma carreira de superação e vitoriosa. Nesses últimos jogos passam muitas coisas em nossa cabeça. Eu, na semana que você está vivendo agora, segurei as lágrimas o tempo todo. Só que, quando chega o último jogo, não tem como, passa um filme. Você lembra de onde saiu, onde muitas pessoas da cidade de repente falavam que você não daria certo, que era um sonhador. Mas você fez um projeto de carreira. A minha homenagem nem é para você, mas para a sua esposa, que deixou o sonho dela para viver o seu. E este sonho trouxe recompensas, com filhos maravilhosos. É raro ver casamentos sólidos hoje em dia, uma família unida, então eu não poderia deixar de vir aqui parabenizar você e sua esposa”, declarou Zé.

Dracena, por sua vez, agradeceu o amigo. “Isso aqui não tem preço, é um cara vitorioso. É uma honra ter trabalho como ele no Palmeiras, aprendi muito com ele. O Zé é um cara que me ajudou muito dentro do Palmeiras. Por mais experiente que a gente seja, sempre tem o que aprender. Eu sempre tive a cabeça aberta para aprender, e ele deixou um legado para todos nós que queremos ser vitoriosos. Fico feliz por tudo o que ele falou”, finalizou.

Edu Dracena no Palmeiras

A estreia do zagueiro com a camisa do clube aconteceu no dia 20 de janeiro de 2016, na vitória por 2 a 0 sobre o Libertad-PAR, pela Copa Antel, torneio amistoso realizado no Uruguai. Já os tentos do atleta foram marcados contra Santos e Vitória, ambos pelo Brasileirão de 2018, e Guarani, em partida amistosa realizada nesta temporada.

Com 127 jogos e três gols desde que chegou ao Verdão, em 2016, o jogador – campeão brasileiro pelo Alviverde em 2016 e 2018 – está entre os 10 de zagueiros que mais atuaram pelo Maior Campeão do Brasil no Século XXI, atualmente na 8ª posição, isolado. O líder deste ranking é o defensor Maurício Ramos, que atuou em 192 jogos considerando partidas válidas desde 2001 (no caso de Ramos, mais precisamente entre 2009 e 2013).

Apelidado de Xerife durante a sua carreira, Edu Dracena foi capitão do Palmeiras em dez oportunidades, sendo seis em 2019, três em 2018 e uma em 2016, temporada que desembarcou no time de Palestra Italia.

Primeiro jogo com camisa do Palmeiras

Jogo: Libertad-PAR 0x2 Palmeiras
Data: 20/01/2016
Local: Estádio Centenário, em Montevideo-URU
Competição: Copa Antel (torneio amistoso)

Gols pelo Palmeiras

>Gol 1
Jogo: Palmeiras 3×2 Santos
Data: 03/11/2018
Local: Allianz Parque, em São Paulo-SP
Competição: Campeonato Brasileiro

>Gol 2
Jogo: Palmeiras 3×2 Vitória
Data: 02/12/2018
Local: Allianz Parque, em São Paulo-SP
Competição: Campeonato Brasileiro

>Gol 3
Jogo: Guarani 2×1 Palmeiras
Data: 03/07/2019
Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas-SP
Competição: Amistoso