Gui Lin vence primeiro duelo nos Jogos do Rio 2016, mas deixa disputa no individual

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação _ A mesatenista Gui Lin ainda participa da competição por equipesA mesatenista Gui Lin, número 139 no ranking mundial, conquistou sua primeira vitória da carreira em Jogos Olímpicos neste sábado (6), no primeiro dia de competições do tênis de mesa do Rio 2016. Pela manhã, a atleta do Palmeiras superou a espanhola Galia Dvorak, por 4 games a 2, com parciais de 11/1, 5/11, 11/6, 3/11, 11/9 e 11/6, e garantiu a classificação à segunda rodada, na qual enfrentou a romena Elizabeta Samara, número 29 do mundo.

“Sem palavras para descrever esse momento. A energia do ginásio foi fantástica. Só posso agradecer a todos que torceram, seja de perto ou de longe. Jogar em casa não tem comparação. Obrigada, essa vitória é de todos nós”, postou a atleta, nas redes sociais.

O segundo duelo também foi realizado neste sábado, mas Gui Lin não repetiu o resultado. Apesar do apoio das arquibancadas, a romena levou a melhor e venceu por 4 games a 0 (parciais de 6/11, 9/11, 3/11 e 10/12). As partidas são divididas em sete games de 11 pontos cada (no caso de empate de 10 pontos, vence o game quem abrir dois de vantagem).

A mesatenista palestrina ainda volta à mesa na próxima sexta-feira (12), na primeira rodada da categoria feminino por equipes (jogos divididos em cinco games). O confronto brasileiro, no entanto, é o mais complicado possível: as meninas brasileiras enfrentam a equipe da China, ampla favorita à medalha de ouro, a partir das 10h, no Riocentro – Pavilhão 3.

A Seleção Feminina do Brasil de tênis de mesa é comandada por Hugo Hoyama, atleta do Palmeiras com participação em seis Jogos Olímpicos (1992, em Barcelona; 1996, em Atlanta; 2000, em Sidney; 2004, em Atenas; 2008, em Pequim; e 2012, em Londres). Ao longo de seu primeiro ciclo olímpico na função, o Brasil foi bicampeão latino-americano, campeão sul-americano e mundial da 2ª divisão, no Japão, o que levou o país à elite pela primeira vez.