Priscila Pedroso
Departamento de Comunicação

O Verdão apresentou oficialmente nesta segunda-feira (24) a meio-campista Camilinha e a zagueira Janaína Queiroz, na Academia de Futebol. Com uma vasta experiência fora do país e diversos títulos conquistados, as atletas esperam somar com o elenco alviverde e fazer história dentro do Palmeiras.

A zagueira Janaína destaca o que a fez escolher o Palmeiras. “O clube vem dando muito apoio ao futebol feminino. Esse foi o principal motivo na minha escolha. Também queria algo novo, pois não gosto de comodismo e, como já assistia aos jogos do Palmeiras, o estilo de jogo e o projeto do clube me cativaram muito”, destaca a atleta.

As jogadoras foram apresentadas na Academia de Futebol pelo diretor executivo Alberto Simão (à esquerda) (Fabio Menotti/Divulgação)

Camilinha tem a mesma opinião da companheira de equipe e ressalta a importância dos protocolos de segurança criados pelo clube. “Desde a minha chegada o clube tem feito um rígido acompanhamento. É nítido que a estrutura é muito boa”, diz a meio-campista que recebeu a camisa 9 das mãos do diretor de futebol feminino do Palmeiras, Alberto Simão, e que promete garra e determinação.

Um dos principais assuntos durante a apresentação foram os elogios ao estilo de jogo adotado pelo técnico Ricardo Belli. “Não existe uma posição fixa, ele é dinâmico, trabalha com várias formações e eu sou polivalente”, destaca Camilinha, atleta que atua como meio-campista e lateral-esquerda. Jana também explica que esse é um processo novo para o futebol brasileiro, que tem evoluído taticamente.

Com passagens pelo futebol europeu, as atletas esperam trazer experiência ao elenco alviverde. “A Camilinha de cinco anos atrás é totalmente diferente. Evoluí profissionalmente e pessoalmente e tive a oportunidade de jogar com grandes atletas, como a Marta. Sou grata ao Orlando Pride (EUA), pois eles apostaram no meu potencial. Voltei para o Brasil querendo mostrar todo esse aprendizado”, conta a atleta.

Camilinha recebeu a camisa nove na apresentação (Fabio Menotti/Palmeiras)

“Também amadureci muito, é uma experiência muito grande para as atletas de futebol. Aprendi muito sobre a inteligência e a carga no futebol, isso é nítido na Europa, e quero impor isso no Palmeiras”, diz Jana, que valoriza a qualidade da defesa do Verdão e promete se dedicar para buscar espaço na equipe titular.

As jogadoras, que já estão integradas ao elenco alviverde, podem estrear neste sábado (29), às 15h, diante da Ponte Preta. Essa será a primeira partida das Palestrinas após a pausa do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino da Série A1.

Carreira das jogadoras

Nome constante nas convocações da técnica Pia Sundhage, Camilinha começou a carreira no futsal. Em 2012, a atleta passou para o campo e, desde então, construiu uma carreira vitoriosa no Brasil e atuando em uma das ligas mais fortes do mundo: a dos Estados Unidos. A atleta disputou as Olimpíadas Rio 2016 e também participou da última Copa do Mundo da modalidade, em 2019, na França.

Experiente, a zagueira Janaína esteve em Portugal nas últimas três temporadas e se transformou em um dos pilares da equipe do Braga. Multicampeã, ela coleciona campeonatos como a Libertadores, Campeonato Paulista, Copa do Brasil, Mundial de Clubes e Campeonato Nacional de Portugal. A atleta também teve passagens e títulos pela Seleção Brasileira, tanto na principal, quanto nas categorias de base.