Priscila Pedroso
Departamento de Comunicação

A Sociedade Esportiva Palmeiras promoveu neste sábado (17) a 51ª edição do Torneio Periquito de Judô, evento de artes marciais realizado desde 1968, e que está entre as atividades mais tradicionais do clube desde a fundação.

O evento teve início com a apresentação da equipe de cheerleaders do Verdão, que animou o público com uma série de acrobacias. Depois da exibição, o vice-presidente da Federação Paulista de Judô (FPJ) e mestre da cerimônia, José Jantália, cumprimentou a mesa e desejou boas-vindas às academias presentes.

A mesa foi composta pelo diretor de esportes não-profissionais, Gilson Marques, os diretores do judô, Ademar Baeta Filho e Alexandre Gaspar, os senseis Antônio Inácio e Tadeu Uehara, o cônsul do Japão no Brasil, Yoshihiro Kikuta, entre outros membros da diretoria alviverde e importantes personalidades do esporte no Brasil.

A competição contou com a participação de 1.200 atletas de 90 academias. As lutas foram realizadas nas categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-18, Sub-21, Sênior, Master e Judô Para Todos, classe formada por portadores de necessidades especiais (PNE). As premiações foram distribuídas aos atletas classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares. Já na competição por equipes, as onze primeiras colocadas receberam troféus.

Um dos momentos mais emocionantes do torneio foi a homenagem prestada a dois atletas que fizeram parte da consolidação do judô alviverde no país, o campeão mundial Marco Aurélio Trinca, e Marcelo Almeida, o famoso baianinho. As esposas dos atletas, Célia Trinca e Mara Almeida, receberam buquês de flores e duas placas das mãos dos representantes do judô. Os agradecimentos também se estenderam ao presidente Maurício Galiotte por meio de uma medalha da competição.

A novidade da edição de 2019 ficou por conta dos alunos de judô da categoria infantil da Coordenadoria Sócio-Desportiva (CSD). As crianças deram um show nos tatames e mostraram tudo o que aprendem nas aulas ministradas no clube social, como o aquecimento, fundamentos básicos, técnicas em pé e no chão, além da luta. Todos os participantes da atividade foram premiados com medalhas.

Apesar de ser tradicional e sinônimo de sucesso, o Torneio Periquito de Judô continua trazendo novas emoções a cada ano. “Eu me arrepio quando falo do judô do Palmeiras. É muito gratificante ver o torneio chegando a sua 51° edição. O trabalho é árduo, mas temos a recompensa, que é ter a oportunidade de ver tantos convidados. O evento é uma tradição muito grande que nós nunca deixaremos acabar”, disse o diretor do judô Alexandre Gaspar.

A 51ª edição do Torneio Periquito de Judô contou com o apoio dos parceiros Treviolo Café, Casella Pizzas & Pastas, Rêve D’or Sport, Sacolão Lapa, Fantastic Brindes e Lunch Break.

>> Clique aqui e veja a classificação geral do 51º Torneio Periquito de Judô
>> Clique aqui e confira os vencedores por categoria
>> Clique aqui e confira as fotos do evento