Departamento de Comunicação

Victor Luis começou no Sub-11 do Verdão (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O lateral-esquerdo Victor Luis completa nesta terça-feira (07) a marca de 17 anos realizando o grande sonho de sua vida: vestir a camisa do time de coração. Oriundo do Sub-11 do Palmeiras, que estreou justamente em 2004, ele passou por todas as categorias de base do clube e por muitas provações dentro e fora de campo até conseguir ser campeão pelo Verdão. Com mais da metade da vida no Palestra Italia, o jogador hoje com 28 anos de idade foi a primeira Cria da Academia a atingir o ciclo completo de formação até chegar ao Profissional.

“Falar da minha vida é falar de Palmeiras. Grande parte dela passei aqui dentro, é gratificante demais fazer parte de um clube tão vitorioso, gigantesco. Ter participado de diversos momentos, altos e baixos. Já falei que em 2014 muitos rejeitavam vir para cá, e hoje todos querem fazer parte desse projeto gigante que é o Palmeiras. Um clube que não forma só jogadores, mas pessoas. Muitas vezes não agradamos a todos, mas tenho minha cabeça tranquila. Sempre que visto a camisa é para fazer meu melhor, dar meu máximo, evoluir para ver o Palmeiras vencedor e campeão”, afirmou o camisa 26, em entrevista à TV Palmeiras.

Ainda na base, Victor foi emprestado ao Porto B-POR e, um ano após retornar, recebeu as primeiras oportunidades no time principal, ajudando o Palmeiras a escapar do rebaixamento no Brasileiro de 2014. Nos anos seguintes, foi para Ceará (2015) e Botafogo (2016 e 2017) adquirir experiência e retornou mais maduro em 2018. Na campanha do decacampeonato brasileiro, marcou o gol da vitória sobre o Santos por 3 a 2 na reta final, pavimentando o caminho para o tão aguardado título pelo Alviverde.

“Acho que muitas vezes até me atrapalha eu ser tão palmeirense assim (risos). Sei que todos os jogadores sentem as derrotas, mas elas me machucam bastante e fico martelando na cabeça. Quando acontecem coisas boas, eu mudo a chave rapidamente para pensar no próximo desafio, mas, infelizmente, quando acontece alguma coisa ruim, eu fico batendo na tecla, pensando ‘por que eu fiz isso, ou aquilo?’. Mas tento melhorar a cada dia, vivo isso intensamente, vou continuar vivendo”, completou o atleta, que também disputou a temporada 2019 pelo Palmeiras e foi emprestado ao Botafogo em 2020 antes do mais recente retorno.

O ano de 2021 tem sido de superação para Victor Luis fora das quatro linhas, já que ele passou pela perda recente da gravidez da esposa, há cinco meses. Nos momentos de dor, buscou forças na família e nos companheiros de clube para seguir treinando firme e evoluindo cada vez mais. Já são 142 jogos disputados pelo Palmeiras no total, com quatro gols marcados – nesta temporada, são 27 jogos, um gol e duas assistências.

“Tenho de agradecer demais ao clube, à minha família, meu pai sempre batalhando e às vezes tirando até de casa para comprar uma chuteira na época da base. Ainda quero muito mais, o sonho de menino acaba se tornando sonho de gente grande, porque seguimos sonhando com os títulos. Esse ano é marcante para mim, tive momentos difíceis, perdemos um filho. É difícil falar, às vezes a cabeça não está legal, mas pedimos ajuda a Deus e aos companheiros que nos ajudam bastante a superar. Só assim podemos honrar nosso nome, nossa família. Às vezes as pessoas não sabem os momentos que estamos passando, mas sempre queremos dar nosso melhor no campo. Isso está me fortalecendo como pessoa, aprendendo muito. Quero evoluir muito mais”, disse. “Nada supera o trabalho. Muitas vezes, nesses momentos que eu me pegava fraco, me fortalecia na minha família. Minha esposa foi uma guerreira. Eu pude treinar, trabalhar. Pode haver críticas, erros, mas se você não quiser melhorar, não faz sentido querer jogar futebol, seguir trabalhando. Sinto ainda o frio na barriga a cada dia e é muito gratificante trabalhar no Palmeiras”, continuou.

Em visita à recém-inaugurada Sala de Troféus do Palmeiras, o jogador pôde reviver alguns dos seus bons momentos com a camisa alviverde. Um deles, ficou marcado na história: a conquista do Troféu Julinho Botelho, em 2014, em confronto com a Fiorentina, no Pacaembu, válido também pela Copa EuroAmericana daquele ano. Victor Luis marcou o primeiro gol da vitória por 2 a 1 sobre o clube italiano, exatamente seu primeiro gol como profissional pelo Palmeiras.

“Na nossa ida à Sala de Troféus do Palmeiras passou um filme na cabeça. Quando eu vi a bola da EuroAmericana, com meu nome gravado, aquilo arrepiou. De alguma maneira você sabe que está fazendo parte do clube, da história do Palmeiras. Isso é gratificante demais. Deu tudo certo, poder conquistar também aquele Brasileiro em 2018. O que faz um grupo vencedor são as conquistas, cada grupo tem a sua história e seu legado. Pude viver isso aqui dentro. Tiro esses momentos bons para querer viver isso de novo, ver nosso nome escrito na história do Palmeiras”, finalizou o jogador.