Departamento de Comunicação

Mais uma vez na base da emoção e e da raça, o Palmeiras empatou com o São Bernardo por 1 a 1 no tempo normal e garantiu vaga nas semifinais do Paulista Sub-20 após vencer o adversário nos pênaltis por 5 a 4. O gol palestrino no jogo foi marcado por Thiago, no segundo tempo.

Com a classificação, o Verdão enfrenta na semifinal o Audax, que eliminou a Comercial. O duelo único pela vaga na final acontece no dia 21 de dezembro (segunda-feira), às 15h, no estádio Prefeito José Liberatti, em Osasco-SP.

O Sub-20 do Palmeiras vive uma maratona de partidas na temporada. De forma simultânea ao Paulista, a equipe ainda joga o Brasileiro, com duelo neste domingo (13), às 21h, fora de casa, contra o América-MG, e a Copa do Brasil, torneio no qual disputa um lugar na final contra o Bahia em busca do bicampeonato.

A equipe palmeirense no Paulista Sub-20 tem utilizado de formações alternativas com atletas que têm poucos minutos na temporada ou de categorias inferiores. O time é comandado por Gilmey Aymberê, auxiliar técnico do treinador Wesley Carvalho na categoria.

Na primeira fase, os clubes foram divididos em seis grupos regionalizados, em turno e returno, classificando-se para as oitavas de final os dois melhores colocados de cada grupo, além dos quatro melhores terceiros colocados. As oitavas, quartas, semifinais e finais serão disputadas em jogo único.

Thiago (dir.) marcou um golaço para o Verdão no tempo normal (Foto: Gabriel Goto/São Bernardo FC)

O jogo

Em jogo pegado na primeira etapa, o São Bernardo abriu o marcador em lance de bola parada. Ao final do período, um lance polêmico a favor do Verdão agitou os ânimos. O árbitro assinalou falta fora da área em Valdenilson, que tinha chance clara de gol, e optou por advertir o último homem do adversário somente com cartão amarelo, gerando bastante reclamação.

O Alviverde voltou melhor na etapa final. Em defesa milagrosa de Paulo Vitor, o zagueiro Carlos, de cabeça, quase faz o segundo para os palestrinos. As alterações promovidas pelo treinador Gilmey Aymberê surtiram bastante efeito e, aos 18, após belo passe de Bruno Menezes nas costas da zaga, Thiago chutou forte, cruzado, para empatar.

Mesmo com a chuva que encenou o restante do duelo, o Verdão ficou mais próximo do segundo gol, mas pecou no último passe. Já o São Bernardo apostou nos contra-ataques, mas esbarrou na sólida defesa palmeirense.

Nas penalidades, Pedro Bicalho, Gabriel Góes, Robert Dias, Miguel e Daniel Silva garantiram os 100% de aproveitamento para o Palmeiras. O São Bernardo, por sua vez, desperdiçou a última cobrança com Thailor, que mandou por cima da meta de Lucas Bergantin.

Palmeiras Sub-20: Lucas Bergantin; Thiago (Robert Dias), Carlos (Gabriel Góes), Michel e Vanderlan (Miguel); Jonathan (Gabriel Vareta), Pedro Bicalho e Bruno Menezes; Robinho (Kevin), Valdenilson (Daniel Silva) e Fabricio. Técnico: Gilmey Aymberê.

O capitão Pedro Bicalho teve grande atuação e converteu a primeira penalidade alviverde (Foto: Gabriel Goto/São Bernardo FC)