Departamento de Comunicação

A analista de desempenho do futebol feminino do Palmeiras, Vanessa Fernanda Silva, foi convocada pela Seleção Brasileira para a disputa da Copa América Feminina entre os dias 8 e 30 de julho nas cidades de Armenia, Cali e Bucaramanga, na Colômbia.

“A minha reação, de primeiro momento, foi de muita surpresa. Passou um filme na minha cabeça por tudo o que aquilo representava para mim, pois é a realização de um sonho e o meu coração exala felicidade e gratidão. É muito gratificante representar o meu país, todo profissional que trabalha com esporte almeja isso e comigo não seria diferente. As expectativas são as melhores possíveis para que juntos possamos desenvolver um grande trabalho e conquistar esse título para o Brasil”, destaca a profissional.

Vanessa foi convocada pela primeira vez para representar a Seleção Brasileira (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

No Palmeiras desde a reativação da modalidade e bicampeã da Copa Paulista (2019 e 2021) pelo clube, Vanessa é graduada em Educação Física, pós-graduada em Futebol e Futsal e conta com diversos cursos de especialização na área de análise de desempenho. Além do Alviverde, a profissional também é analista da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) desde 2018.

A profissional relembra como descobriu a novidade. A notícia veio antes do treino, sempre fazemos uma roda com as atletas e a comissão técnica, mas, dessa vez, tinha um envelope no centro e o Alberto (Simão, diretor executivo da modalidade) me pediu para ler em voz alta. Na carta tinha a seguinte frase: “você foi convocada para a Seleção Brasileira e vai para a Copa América. Parabéns”, conta Vanessa, que completa agradecendo: “cada indivíduo tem a sua história e sabe o tamanho do seu próprio sacrifício para realizar os seus sonhos. Estou grata pela oportunidade e só tenho a agradecer ao Palmeiras, as atletas, a comissão técnica, ao staff, a diretoria e a tudo que envolve o clube”, conclui.

Essa será a primeira vez na história em que o Alviverde terá uma representante na comissão técnica da Seleção Brasileira de Futebol Feminino. Além da analista, o Verdão também contará com as meias Ary Borges e Duda Santos e a atacante Bia Zaneratto na competição sul-americana.