Departamento de Comunicação

18 alunos do Programa SESC de Esportes da unidade de Bom Retiro visitaram a Academia de Futebol 2, em Guarulhos, nesta sexta-feira (26). Os jovens de 13 a 16 anos conheceram a estrutura à disposição dos atletas palestrinos e participaram de atividades em campo. A experiência faz parte do projeto Comunidade na Academia.

Em um primeiro momento, os alunos do SESC fizeram um tour pela Academia de Futebol 2, tendo acesso a espaços como o vestiário, a sala de ginástica, o departamento de fisiologia e o campo de jogo. Na sequência, os jovens realizaram atividades com bola no gramado sob orientações do preparador de goleiros Maycon Santos. Por fim, um lanche foi servido aos visitantes, que ainda ouviram de profissionais do Núcleo Psicossocial do Verdão a respeito de importantes processos relacionados à formação socioesportiva dos atletas palmeirenses.

“Essa atividade é muito importante, tanto para os visitantes quanto para os nossos atletas e professores. É um intercâmbio construtivo entre diferentes áreas e universos. Os alunos conhecem nossas dependências e realizam atividades lúdicas e esportivas, vivenciando um pouco a rotina de nossos atletas. Mostramos também a importância da educação e do esporte, de diversos aspectos extracampo”, disse Fernando Truyts, coordenador socioeducacional do Palmeiras.

Alunos do SESC Bom Retiro visitam a casa das Crias da Academia (Foto: Pedro Nascimento)

“Dentro da nossa programação, eles trabalham com futsal, mas nós procuramos inseri-los em outros contextos, outros terrenos. A oportunidade de conhecer a estrutura do Palmeiras será única para eles, assim como para a equipe educativa. É uma transformação. Eles conseguem ter uma noção de como funciona o desenvolvimento de um atleta de base e entender a rotina de um clube. Isso não só dentro de campo, mas também na formação de seres humanos”, afirmou Diogo Barros de Souza, monitor esportivo do SESC.

O Palmeiras busca constantemente inserir seus atletas e profissionais em ações sociais. Em julho, por exemplo, os jogadores da equipe profissional entraram em campo na partida contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro, com cães para adoção. Na última semana, 100 crianças do Projeto Aladim e Parceiros, de Ibiúna-SP, assistiram no Allianz Parque à vitória sobre o Vasco da Gama, pelo Campeonato Brasileiro Sub-20, a convite do Verdão.