Departamento de Comunicação

Valendo vaga na final do Brasileiro Feminino, o Palmeiras encara o Corinthians neste sábado (27), às 14h, na Neo Química Arena. O embate, válido pelo jogo de ida, será transmitido por TV Bandeirantes, SporTV e Eleven Sports.

“Crescemos durante a competição e estamos preparadas para esse momento. Tenho certeza de que vai ser um grande clássico, pois os dois times se propõem a jogar e isso é muito importante. Vamos em busca da vitória”, falou Bia Zaneratto, artilheira do elenco palmeirense e vice-artilheira do torneio nacional com nove gols.

Palmeiras quebrou um tabu de 17 anos no último Derby (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

As Palestrinas terminaram a primeira fase na liderança e conquistaram a vaga para a semifinal no último sábado (20), após baterem o Grêmio por 2 a 1 (placar agregado de 7 a 1), no Allianz Parque. Os gols dos dois jogos foram marcados por Ary Borges (quatro vezes), Carol Rodrigues (duas vezes) e Duda Santos.

“Fizemos uma primeira fase espetacular. O esquema tático mudou com a chegada do Ricardo Belli, mas continuamos evoluindo e isso é o mais importante”, comentou Ary Borges sobre a primeira fase do torneio. “Derby é especial. Espero que seja um espetáculo e que o futebol feminino seja cada vez mais valorizado”, completou.

No último encontro das equipes paulistas, a meia Duda Santos marcou dois tentos e garantiu a liderança do Verdão na décima rodada do Brasileiro – o duelo, que terminou em 2 a 0, encerrou um jejum de 17 anos e marcou o maior público da história do futebol feminino palmeirense.

“No último jogo fizemos um grande clássico e pude marcar dois gols. Graças a Deus e à minha equipe, que sempre esteve comigo me apoiando e torcendo por mim. Vou dar o meu máximo para fazer uma boa partida e ajudar a equipe. Tenho certeza que vamos fazer um grande jogo e não vai faltar dedicação para sairmos com a vitória”, disse Duda, artilheira alviverde do Derby.

A partida de volta está marcada para o dia 10 de setembro, às 14h, no Allianz Parque. Em breve, todas as informações sobre a venda de ingressos para o clássico decisivo estarão disponíveis para a Família Palmeiras.

As Palestrinas encerraram a preparação para o Derby na tarde desta sexta-feira (26), na Academia de Futebol, em São Paulo-SP. O técnico Ricardo Belli e a sua comissão técnica comandou as atividades técnicas e táticas no campo de grama natural. Após o treinamento, as atletas iniciaram a concentração para o duelo na capital paulista.

Palestrinas treinaram na Academia de Futebol (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

HISTÓRIA DO DERBY

O clássico de sábado marca o 21° encontro entre Palmeiras e Corinthians na história do futebol feminino. Do elenco atual, já balançaram as redes contra o adversário as seguintes atletas: Duda Santos (duas vezes), Ary Borges, Bruna Calderan e Camilinha (uma vez cada).

O primeiro Derby da história do futebol feminino aconteceu no dia 13 de abril de 1997 pelo Paulista Feminino, campeonato em que as equipes já se enfrentaram 11 vezes. Além do estadual, Palmeiras e Corinthians também já disputaram sete partidas pelo Brasileiro Feminino, uma pelos Jogos Abertos do Interior e uma pela Supercopa do Brasil Feminina.

Um dos momentos mais marcantes para o Palmeiras na modalidade foi quando o Verdão bateu as rivais por 4 a 1, na semifinal do estadual de 2001. Na oportunidade, as Palestrinas superaram a Matonense na final e conquistaram o seu primeiro título na modalidade. A maior goleada do Alviverde contra as oponentes aconteceu em 2005, também pelo Paulista, quando a equipe balançou as redes nove vezes e não sofreu nenhum gol.

O futebol feminino foi introduzido pelo Palmeiras em 1997. Ao longo do tempo, o clube realizou parcerias com as prefeituras de São Bernardo do Campo (2005-2006), Salto (2008), Bauru (2012) e, atualmente, Vinhedo (2019-2022). As principais conquistas da equipe são um vice-campeonato Brasileiro (2000), um título Paulista (2001), três Jogos Regionais (2005, 2008 e 2010) e duas Copa Paulista (2019 e 2021).

Saiba as datas, horários e locais da semifinal do Brasileiro Feminino:

27/08 – Corinthians x Palmeiras – Neo Química Arena
Transmissão: SporTV, TV Bandeirantes e Eleven Sports

10/09 – Palmeiras x Corinthians – Allianz Parque
Transmissão: SporTV, TV Bandeirantes e Eleven Sports

Confira os placares do Alviverde nas quartas de final do torneio nacional:

14/08 – Grêmio 0 x 5 Palmeiras – Arena do Grêmio
Gols: Ary Borges (três vezes), Duda Santos e Carol Rodrigues

20/08 – Palmeiras 2 x 1 Grêmio – Allianz Parque
Gols: Carol Rodrigues e Ary Borges

Veja os resultados das Palestrinas na primeira fase do Brasileirão:

04/03 – Palmeiras 2 x 1 Atlético-MG – Allianz Parque
Gols: Bia Zaneratto e Byanca Brasil

12/03 – Grêmio 1 x 1 Palmeiras – Antônio Vieira Ramos
Gol: Byanca Brasil

19/03 – Palmeiras 1 x 0 Santos – Allianz Parque
Gol: Camilinha

25/03 – Cruzeiro 2 x 4 Palmeiras – SESC Alterosas
Gols: Thaís, Byanca Brasil, Julia Bianchi e Patrícia Sochor

01/04 – Palmeiras 3 x 0 Flamengo – Arena Barueri
Gols: Thaís, Bia Zaneratto e Patrícia Sochor

16/04 – Ferroviária 1 x 3 Palmeiras – Fonte Luminosa
Gols: Patrícia Sochor (duas vezes) e Bia Zaneratto

24/04 – Palmeiras 4 x 1 Real Brasília – Estádio do Canindé
Gols: Duda Santos, Bia Zaneratto, Chú Santos e Bruna Calderan

30/04 – Palmeiras 0 x 1 Internacional – Estádio do Canindé

15/05 – Red Bull Bragantino 1 x 2 Palmeiras – CFA Red Bull Brasil
Gols: Carol Rodrigues e Andressinha

29/05 – Palmeiras 5 x 0 São José – Allianz Parque
Gols: Duda Santos, Carol Rodrigues, Bia Zaneratto, Byanca Brasil e Patricia Sochor

04/06 – Palmeiras 2 x 0 Corinthians – Allianz Parque
Gols: Duda Santos (duas vezes)

12/06 – São Paulo 2 x 1 Palmeiras – CT de Cotia SPFC
Gol: Patrícia Sochor

19/06 – CRESSPOM 1 x 7 Palmeiras – Maria Abadia
Gols: Bia Zaneratto (três vezes), Carol Rodrigues (duas vezes),  Bruna Calderan e Chú Santos.

03/08 – Palmeiras 6 x 1 Avaí/Kindermann – Allianz Parque
Gols: Byanca Brasil (duas vezes), Bruna Calderan, Bia Zaneratto, Carol Rodrigues e Patrícia Sochor

07/08 – ESMAC 1 x 4 Palmeiras – Estádio do Baenão
Gols: Chú Santos, Ary Borges, Giovana e Byanca Brasil