Time masculino do Locomotives disputa pela primeira vez o Austral Bowl, no Chile
Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação
A equipe masculina de flag football do Palmeiras Locomotives disputa pela primeira vez na história uma competição internacional. Trata-se do Austral Bowl, torneio sediado na região de Santiago, capital do Chile, entre os dias 1º e 4 de novembro, com times de Brasil, México, Peru e do país anfitrião.
São esperadas 11 equipes masculinas e femininas na competição. Além do Verdão, participam Vikingas (México), Combinado Nacional do México, Honrando Al Padre (Peru), Panteras (Peru), Seleção do Chile, Raíces (Chile), Red Zone (Chile), Valkirias (Chile), Pumas (Chile) e Las Ferro (Chile). Os confrontos de cada categoria serão conhecidos momentos antes do início da competição.
O time masculino do Palmeiras Locomotives participou do Campeonato Brasileiro da modalidade pela primeira vez neste ano e, na visão do presidente da equipe, Luiz Paulo de Macedo, inserir o torneio no calendário da equipe na temporada é importante para a evolução técnica dos atletas.
“O Locomotives é o que é hoje graças ao flag. Fomos com a equipe feminina para o Chile no ano passado e conseguimos um vice-campeonato, algo excelente a nós. A expectativa é que os meninos fiquem entre os três melhores no masculino, pois os garotos têm total competência frente aos adversários e o flag brasileiro é o mais forte da América Latina”, comentou.
No ano passado, as meninas do time de flag football do Locomotives estrearam no Austral Bowl e se sagraram vice-campeãs da competição. Vale lembrar que as atletas estão nos playoffs do Campeonato Paulista e disputam neste mês de novembro o hexagonal final do Circuito Nacional 5×5. A equipe, inclusive, terá uma representante no torneio neste ano: a WR (Wide Receiver) Raíssa Zago, que atuará ao lado das mexicanas do Vikingas.
O flag football é uma modalidade de futebol americano que apresenta contato limitado em virtude da não-utilização de equipamentos de proteção, ao contrário da NFL. O Locomotives joga esta modalidade desde 2006 de forma ininterrupta e se sagrou campeão paulista em duas oportunidades: 2006 e 2010. A parceria com o Palmeiras vigora desde 2007.