Uma das décadas mais vitoriosas dos esportes do Palmeiras se encerra em 2019 com hegemonias, conquistas e feitos históricos em diversas modalidades. No ano que antecede a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, o Verdão mostrou que pode ter atletas de alto rendimento no principal evento esportivo do mundo.
Nos Jogos Pan e Parapan-Americanos de Lima, no Peru, o esporte alviverde contou com alguns representantes. Entre eles, Cosme Nascimento, um dos principais pugilistas super pesados (acima de 91kg) do país e integrante da Seleção Brasileira. O boxe palestrino, inclusive, fez bonito no ano principalmente com o time juvenil, campeão paulista e da Copa Talento Open.
Já no judô, o Verdão teve no torneio esportivo continental a presença de Alana Maldonado, vice-campeã do Parapan e melhor paratleta do mundo na categoria até 70kg feminina, e Thiego Marques, premiado na competição pela primeira vez na carreira ao faturar o bronze. Alana, por sua vez, conquistou seis medalhas em 2019, sendo três de ouro e três de prata.
As conquistas das artes marciais alviverdes não pararam por aí. No karate, além de receber treinos do Projeto Olímpico da FPK no clube, o Verdão obteve títulos individuais no Brasileiro e no Paulista Open – todos na categoria Master, além de um ouro na etapa paulista dos Jogos Universitários Brasileiros.
Nos esportes de quadra, hegemonias foram prolongadas. No futsal, por exemplo, o time Sub-16 se sagrou tricampeão metropolitano e estadual sob o comando do vitorioso técnico Valdir de Freitas, o Val. Ele, inclusive, esteve também à frente da equipe campeã inédita da Taça Brasil de Clubes Sub-11. Outro título inédito para o futsal alviverde em 2019 veio diante do maior rival no Torneio União de Clubes com a treinadora multicampeã Fernanda Grande.
No basquete, além de subir ao pódio em pelo menos uma categoria no ano, o Verdão faturou o bicampeonato da Copa Brasil de Clubes Sub-16, além de vencer a Copa Sul-Americana com as equipes Sub-12 e Sub-15. O clube também teve representantes com participação direta na campanha da Seleção Brasileira Sub-17 campeã continental.
As conquistas no hóquei in line palmeirense vieram tanto na base quanto na equipe principal. Ao todo, foram três títulos: Campeonato Brasileiro Sub-10, Tour Cup Brasil Sub-14 e Torneio Nacional Adulto. O Verdão, inclusive, teve atletas entre os destaques da Seleção Brasileira que disputou o World Roller Games, principal torneio de esportes sobre rodas do mundo. O tênis, por sua vez, sagrou-se vice-campeão interclubes da FPT na categoria Especial Masculina (EM).
Nas ginásticas, o Palmeiras obteve um título brasileiro de aeróbica na categoria trio juvenil. Já a patinação alviverde retomou a participação em torneios após a reforma do rinque do clube e conquistou medalhas estaduais, nacionais e continentais, sendo 15 de ouro na temporada.
Maior campeão nacional com cinco taças, o futebol de mesa alviverde ampliou sua galeria de prêmios em 2019 com diversos títulos individuais, além das conquistas do Torneio Início da FPFM sobre o Corinthians e do tetra do Sul-Americano por equipes contra o Vasco da Gama. Já o tênis de mesa do Verdão faturou pela primeira vez em 14 anos um título na modalidade com o atleta Diego Duarte, vencedor da Liga Nipo-Brasileira na categoria Infantil Masculino A.
A equipe de tiro com arco do Palmeiras encerrou o ano com medalhas por onde passou. Ao todo, foram 23 prêmios obtidos em torneios nacionais e internacionais, com nove ouros, cinco pratas e nove bronzes. O futebol americano, por sua vez, faturou a divisão sudeste da Copa Brasil de Flag 5×5 Feminino, e o atletismo contou com o retorno do maratonista Gilson Miranda às principais competições de rua paulistanas.