Uma das décadas mais vitoriosas dos esportes do Palmeiras se encerra em 2019 com hegemonias, conquistas e feitos históricos em diversas modalidades. No ano que antecede a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, o Verdão mostrou que pode ter atletas de alto rendimento no principal evento esportivo do mundo.

Divulgação _ O boxe do Palmeiras faturou medalhas no Campeonato Brasileiro Juvenil e de Elite

Nos Jogos Pan e Parapan-Americanos de Lima, no Peru, o esporte alviverde contou com alguns representantes. Entre eles, Cosme Nascimento, um dos principais pugilistas super pesados (acima de 91kg) do país e integrante da Seleção Brasileira. O boxe palestrino, inclusive, fez bonito no ano principalmente com o time juvenil, campeão paulista e da Copa Talento Open.

Já no judô, o Verdão teve no torneio esportivo continental a presença de Alana Maldonado, vice-campeã do Parapan e melhor paratleta do mundo na categoria até 70kg feminina, e Thiego Marques, premiado na competição pela primeira vez na carreira ao faturar o bronze. Alana, por sua vez, conquistou seis medalhas em 2019, sendo três de ouro e três de prata.

Ale Cabral/CPB _ Alana faturou o troféu 'Atleta da Galera' no Prêmio Paralímpicos 2019

As conquistas das artes marciais alviverdes não pararam por aí. No karate, além de receber treinos do Projeto Olímpico da FPK no clube, o Verdão obteve títulos individuais no Brasileiro e no Paulista Open – todos na categoria Master, além de um ouro na etapa paulista dos Jogos Universitários Brasileiros.

Nos esportes de quadra, hegemonias foram prolongadas. No futsal, por exemplo, o time Sub-16 se sagrou tricampeão metropolitano e estadual sob o comando do vitorioso técnico Valdir de Freitas, o Val. Ele, inclusive, esteve também à frente da equipe campeã inédita da Taça Brasil de Clubes Sub-11. Outro título inédito para o futsal alviverde em 2019 veio diante do maior rival no Torneio União de Clubes com a treinadora multicampeã Fernanda Grande.

Priscila Pedroso/Palmeiras _ O time Sub-16 de futsal do Verdão faturou seis títulos nos últimos três anos

No basquete, além de subir ao pódio em pelo menos uma categoria no ano, o Verdão faturou o bicampeonato da Copa Brasil de Clubes Sub-16, além de vencer a Copa Sul-Americana com as equipes Sub-12 e Sub-15. O clube também teve representantes com participação direta na campanha da Seleção Brasileira Sub-17 campeã continental.

As conquistas no hóquei in line palmeirense vieram tanto na base quanto na equipe principal. Ao todo, foram três títulos: Campeonato Brasileiro Sub-10, Tour Cup Brasil Sub-14 e Torneio Nacional Adulto. O Verdão, inclusive, teve atletas entre os destaques da Seleção Brasileira que disputou o World Roller Games, principal torneio de esportes sobre rodas do mundo. O tênis, por sua vez, sagrou-se vice-campeão interclubes da FPT na categoria Especial Masculina (EM).

CBHP/Divulgação _ O hóquei do Verdão teve até 'participação americana' na conquista do Torneio Nacional

Nas ginásticas, o Palmeiras obteve um título brasileiro de aeróbica na categoria trio juvenil. Já a patinação alviverde retomou a participação em torneios após a reforma do rinque do clube e conquistou medalhas estaduais, nacionais e continentais, sendo 15 de ouro na temporada.

Divulgação _ As meninas da patinação do Palmeiras fizeram bonito em 2019

Maior campeão nacional com cinco taças, o futebol de mesa alviverde ampliou sua galeria de prêmios em 2019 com diversos títulos individuais, além das conquistas do Torneio Início da FPFM sobre o Corinthians e do tetra do Sul-Americano por equipes contra o Vasco da Gama. Já o tênis de mesa do Verdão faturou pela primeira vez em 14 anos um título na modalidade com o atleta Diego Duarte, vencedor da Liga Nipo-Brasileira na categoria Infantil Masculino A.

Divulgação _ A equipe de futebol de mesa do Verdão é uma das maiores campeãs continentais

A equipe de tiro com arco do Palmeiras encerrou o ano com medalhas por onde passou. Ao todo, foram 23 prêmios obtidos em torneios nacionais e internacionais, com nove ouros, cinco pratas e nove bronzes. O futebol americano, por sua vez, faturou a divisão sudeste da Copa Brasil de Flag 5×5 Feminino, e o atletismo contou com o retorno do maratonista Gilson Miranda às principais competições de rua paulistanas.

Flagfootball.com.br _ As meninas do flag palmeirense disputaram a superfinal do torneio nacional em 2019