16 de junho de 1999: 11 anos da conquista da Copa Libertadores da América!

Agência Palmeiras
Fábio Finelli

16 de junho de 1999, noite de quarta-feira Frio na capital paulista. Após três décadas, o Palmeiras voltava a disputar uma final de Copa Libertadores da América, contra o Deportivo Cali, da Colômbia. O estádio Palestra Itália estava abarrotado. Não cabia mais uma agulha. Apesar de todas as expectativas criadas durante os dias que antecederam a decisão, principalmente após as heróicas eliminações diante de Vasco, Corinthians e River Plate, o sentimento do torcedor era de angústia.

Quando a bola começou a rolar, deu para perceber que seria um teste para cardíaco. As dificuldades de uma decisão de competição sulamericana se fizeram evidentes a partir do primeiro toque na bola. Na primeira partida, o time colombiano havia vencido em Cali, por 1×0, resultado que obrigava o Palmeiras a devolver o placar.

Um primeiro tempo truncado, sem muitos sustos, mas de muita pegada e marcação. Já a segunda etapa proporcionou emoções diferentes. Na dramaticidade que transcorria aquela decisão, Evair, o velho Evair, saiu do banco de reservas para marcar o primeiro gol de pênalti, aos 20 minutos. Cinco minutos depois, porém, Zapata igualava o marcador, após pênalti cometido por Júnior Baiano.

O Palestra Itália calou. Mas a esperança daqueles milhares de torcedores presentes no estádio e de almas espalhadas pelos quatro cantos do país e do mundo se misturaram. Aos 31 minutos, numa troca de passes envolvente entre Zinho, Euller e Júnior, a bola caiu nos pés de Oséas. Na pequena área, livre de marcação, um leve tapa e o gol redentor, que levava o duelo para os pênaltis.

O que era tenso virou dramático, mas o 16 de junho era para ser o dia do Palmeiras. Zinho chutou no travessão logo a primeira cobrança. Foi obrigado a ouvir o desaforo do goleiro adversário, Dudamel. Quem ri por último, ri melhor! O Verdão não desperdiçou mais suas penalidades: Júnior Baiano, Roque Júnior, Rogério e por último Euller conferiram com categoria. Os colombianos desperdiçaram com Yepes, e na última cobrança de Zapata, silêncio. O último suspiro foi dado. No Palestra Itália, só se ouvia a batida dos corações alviverdes. No banco de reservas, gândulas, atletas e comissão técnica juntaram as mãos. Mãos que chegaram às residências de cada um dos palestrinos que não conseguiram ingresso para estar presente naquele histórico momento.

Zapata, ah Zapata! O principal jogador do Deportivo Cali bateu a última cobrança. E como obra dos deuses, a bola caprichosamente saiu rasteira, rente à trave direita da meta do goleiro Marcos, que caiu para o outro lado. A torcida palmeirense custou acreditar que ela saído, mas numa fração de milésimos de segundos, soltou o grito que estava preso na garganta. O Palmeiras, enfim, era o campeão da Copa Libertadores, único título que faltava na vasta galeria de troféus do clube.

>>> HOMENAGEM >>>

Em 14 de junho de 2009, antes da partida contra o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro, a diretoria do Palmeiras promoveu uma homenagem aos heróis da campanha do título em comemoração pelos 10 anos da conquista da Copa Libertadores. Todos os atletas foram convidados, mas nem todos puderam comparecer em razão de compromissos particulares.

Os jogadores Alex, Evair, Galeano, Cléber, Júnior Baiano, Sérgio e Velloso receberam uma placa e uma camisa comemorativa e foram saudados pelos milhares de torcedores que compareceram no estádio Palestra Itália. Alguns dias depois, foi a vez de Luiz Felipe Scolari receber a mesma homenagem, mas em evento realizado na Academia de Futebol.

´Não tem como não ficar emocionado. Eu lembro como se fosse ontem. O gol, o apito do árbitro, o grito da torcida. Foi tudo mágico e o Palmeiras estará para sempre no meu coração. Eu não escondo isso de ninguém´, afirmou Evair, à época, sem conseguir conter as lágrimas.

´O coração quase parou. O jogo foi muito tenso. Quando pisei no gramado, veio na memória todos os lances. É emocionante. Quero agradecer ao clube e à torcida por essa bonita festa´, comentou o zagueiro Júnior Baiano, também emocionado.

Já na placa entregue para Felipão, que retorna ao clube exatamente na semana dos 11 anos da conquista, consta os seguintes dizeres: ´Com a fúria de Garibadi e a coragem de Bolívar, o condottieri vêneto de Passo Fundo, Luiz Felipe Scolari, comandou as forças palestrinas à inesquecível conquista da Copa Libertadores de 1999. Felipão, você está na galeria de honra dos Eternos Palestrinos.´

Confira, abaixo, a campanha desta emocionante conquista e por onde andam os ídolos que representaram com orgulho e dedicação o manto palmeirense num dos maiores títulos de nossa história:

>>> CAMPANHA >>>

>> FINAL
16/06 – Palmeiras 2 x 1 Deportivo Cali-COL
Estádio Palestra Itália
Gols: Evair (pênalti) e Oséas; Zapata (D)
Marcos; Arce (Evair), Júnior Baiano, Roque Júnior e Júnior; Rogério, César Sampaio, Alex (Euller) e Zinho; Paulo Nunes e Oséas.

02/06 – Deportivo Cali-COL 1 x 0 Palmeiras
Estádio Pascual Guerrero, Cali-COL
Gol: Bonilla
Marcos; Arce, Júnior Baiano, Roque Júnior e Júnior; César Sampaio, Rogério, Alex (Euller) e Zinho (Galeano); Paulo Nunes e Oséas (Evair).

>> SEMIFINAL
26/05 – Palmeiras 3 x 0 River Plate-ARG
Estádio Palestra Itália
Gols: Alex (2) e Roque Júnior
Marcos, Arce, Roque Júnior, Agnaldo e Rubens Júnior (Tiago Silva); César Sampaio, Rogério (Galeano), Alex e Zinho; Paulo Nunes e Oséas (Euller).

19/05 – River Plate-ARG 1 x 0 Palmeiras
Estádio Monumental de Nuñez, Buenos Aires-ARG
Gol: Berti
Marcos, Arce, Júnior Baiano, Cléber (Roque Júnior) e Rubens Júnior; Galeano (Oséas), César Sampaio, Rogério e Zinho; Alex (Rivarola) e Paulo Nunes.

>> QUARTAS-DE-FINAL
12/05 – Corinthians 2 x 0 Palmeiras (nos pênaltis, Palmeiras 4 x 2 Corinthians)
Estádio do Morumbi
Gols: Edilson e Ricardinho
Gols nos pênaltis: Arce, Evair, Rogério e Zinho (P), Rincón e Silvinho (C)
Marcos, Arce, Júnior Baiano, Cléber e Júnior; Galeano (Euller), César Sampaio, Alex (Rogério) e Zinho; Paulo Nunes e Oséas (Evair).

05/05 – Palmeiras 2 x 0 Corinthians
Estádio do Morumbi
Gols: Paulo Nunes e Rogério
Marcos, Arce, Júnior Baiano, Cléber e Rubens Júnior; Galeano, César Sampaio, Alex (Rogério) e Zinho; Paulo Nunes (Jackson) e Oséas (Evair).

>> OITAVAS-DE-FINAL
21/04 – Vasco da Gama 2 x 4 Palmeiras
Estádio São Januário
Gols: Alex (2), Paulo Nunes e Arce (P); Luizão e Rámon (V)
Marcos, Arce, Júnior Baiano, Cléber e Júnior; Galeano, César Sampaio, Alex (Roque Júnior) e Zinho; Paulo Nunes e Oséas (Evair).

14/04 – Palmeiras 1 x 1 Vasco da Gama
Estádio Palestra Itália
Gols: Oséas (P), Guilherme (V)
Marcos, Arce, Júnior Baiano, Cléber e Júnior; Galeano (Rogério), César Sampaio, Zinho (Jackson) e Alex (Evair); Paulo Nunes e Oséas.

>> 1a. FASE
07/04 – Palmeiras 2 x 1 Cerro Porteño-PAR
Estádio Palestra Itália
Gols: Júnior Baiano e Arce
Marcos, Arce, Júnior Baiano, Cléber e Júnior; Galeano (Rogério), César Sampaio (Evair), Zinho e Jackson; Paulo Nunes e Oséas (Alex).

17/03 – Corinthians 2 x 1 Palmeiras
Estádio do Morumbi
Gols: Paulo Nunes (P), Marcelinho e Fernando Baiano (C)
Marcos, Arce, Júnior Baiano, Cléber e Júnior; Galeano (César Sampaio), Rogério, Alex (Jackson) e Zinho (Oséas); Paulo Nunes e Evair.

12/03 – Palmeiras 1 x 1 Olímpia-PAR
Estádio Palestra Itália
Gols: Paulo Nunes (P), Dezotti (O)
Velloso, Arce, Júnior Baiano, Cléber e Júnior; Roque Júnior, Galeano, Zinho e Evair (Alex); Paulo Nunes e Oséas (Jackson).

05/03 – Olímpia-PAR 4 x 2 Palmeiras
Estádio Defensores Del Chaco, Assunção-PAR
Gols: Júnior Baiano (2/P), Carlos Paredes, Marcelo Paredes, Maurício Perez e Avalos (O)
Velloso, Arce, Júnior Baiano, Cléber e Júnior; Rogério, Roque Júnior (Jackson), Alex (Galeano) e Zinho; Paulo Nunes e Evair (Oséas).

03/03 – Cerro Porteño-PAR 2 x 5 Palmeiras
Estádio Defensores Del Chaco, Assunção-PAR
Gols: Júnior Baiano (2), Cléber, Evair e Oséas (P), Alvarenga e Campos (C)
Velloso, Arce, Júnior Baiano, Cléber e Júnior; Roque Júnior, Rogério, Zinho e Alex (Jackson); Paulo Nunes (Galeano) e Evair (Oséas).

27/02 – Palmeiras 1 x 0 Corinthians
Estádio do Morumbi
Gol: Arce
Velloso, Arce, Júnior Baiano, Cléber (Rogério) e Júnior; César Sampaio, Roque Júnior, Alex e Zinho; Paulo Nunes e Evair.

>>> POR ONDE ANDAM OS ÍDOLOS >>>

12.Marcos – Estreou na penúltima rodada da 1a. Fase, após lesão de Velloso, e não saiu mais do gol do Palmeiras. Fez defesas milagrosas e exuberantes e ganhou o apelido de São Marcos durante a disputa. Foi eleito o melhor jogador da competição ao final do torneio. Aos 36 anos, é um dos principais jogadores e capitão da equipe; completou no mês de maio 18 anos de Palmeiras e está prestes a completar 500 jogos com a camisa palmeirense.

1.Velloso – Iniciou a disputa como titular, e após se lesionar ainda durante a 1a. Fase, tornou-se homem de confiança do técnico Luiz Felipe Scolari e conselheiro do elenco. Tem 41 anos e atualmente é treinador de futebol.

2.Arce – Atuou em todas as 14 partidas da Copa Libertadores e marcou três gols. Reside em Assunção-PAR e é treinador do time local, o Rubio Nu. Está com 39 anos.

3.Júnior Baiano – Só ficou de fora de uma partida na competição, e apesar do pênalti cometido na decisão contra o Deportivo, foi um dos destaques da equipe: bateu um dos pênaltis na decisão e mesmo sendo zagueiro, terminou a disputa como artilheiro do time, com 5 gols. Está com 40 anos e atualmente vem atuando partidas de Showbol.

4.Cléber – Ratificou seus sete anos de Palmeiras com a conquista da Libertadores. Participou de 11 partidas e marcou 1 gol. Atualmente é gestor de esportes e treinador de futebol. Está com 40 anos.

5.Roque Júnior – Se destacou pela versatilidade e atuou tanto como zagueiro quanto volante. Marcou um gol na semifinal contra o River Plate e foi um dos destaques da equipe na reta final da competição. Aos 33 anos, é gestor esportivo e dono do Primeira Camisa, time do interior de São Paulo. Atuou no Paulistão deste ano pelo Ituano-SP.

6.Júnior – Atuou em 11 partidas na Libertadores e foi um dos principais assistentes do time na competição. Um dos atletas mais vitoriosos da história do futebol brasileiro, está com 36 anos e joga pelo Atlético-MG.

7.Paulo Nunes – Assim como Arce, não ficou de fora de nenhuma partida e foi importante ao marcar 3 gols e dar assistências durante toda a disputa. Depois que encerrou a carreira, assumiu ser palmeirense de coração. Atualmente está com 38 anos e disputa partidas de Showbol.

8.César Sampaio – Após ter deixado o clube no final de 1994, voltou à pedido de Felipão e foi o capitão do time na conquista. Um dos líderes da equipe, foi peça chave nos momentos mais decisivos da competição. Está com 42 anos e atualmente é diretor de futebol do Rio Claro-SP. Recentemente foi convidado para ser o gerente de futebol do Palmeiras, mas não aceitou em razão de assuntos profissionais. Continua tendo forte identificação com o Palmeiras.

9.Oséas – Participou intensamente do projeto Libertadores do clube: marcou um gol espírita na final da Copa do Brasil de 1998 contra o Cruzeiro, aos 44min do 2o.tempo, e fez o gol da vitória, que levou a partida para os pênaltis, na decisão contra o Deportivo, no Palestra. Participou de praticamente todos os jogos da competição e foi um principais destaques do título. Aos 39 anos, continua vestindo a camisa palmeirense, mas em jogos do Showbol.

10.Alex – O maestro do time ditou o ritmo com lindas exibições, como contra o Vasco e River Plate. Contra o time argentino, fez uma de suas melhores partidas com a camisa do clube e marcou dois golaços. Marcou quatro gols no torneio, e agora com 32 anos, continua jogando em grande estilo pelo Fenerbahce, da Turquia.

11.Zinho – Participou de todas as 14 partidas e marcou um gol de pênalti nas Quartas-de-Final contra o Corinthians. Experiente, já havia participado diretamente da conquista da Copa do Brasil de 1998. Aos 42 anos, estava desde 2006 como treinador do Miami-EUA.

13.Neném – Com a regularidade de Arce, o lateral-direito não entrou em campo e só ficou no banco de reservas durante a 1a.Fase. Vinha atuando em clubes de menor expressão do Rio de Janeiro.

14.Rivarola – Homem de confiança de Felipão, o zagueiro participou mais da disputa com sua experiência, já que realizou poucas partidas. Está com 45 anos e encerrou a carreira de atleta em 2001. É dono de uma frota de ônibus em Ciudad del Leste, no Paraguai.

15.Tiago Silva – Revelado pelo Palmeiras, o lateral-esquerdo atuou em apenas uma partida. Após deixar o clube, se naturalizou búlgaro e defendeu a seleção nacional em um amistoso, no ano de 2006. Atualmente está com 31 anos e jogando pelo Juventude-RS.

16.Rogério – Um dos atletas mais polivalentes do grupo, o volante participou de quase toda a campanha alternando partidas como titular e reserva. Fez um gol importante nas Quartas-de-Final contra o Corinthians e bateu um dos pênaltis na decisão contra o Deportivo. Está com 34 anos e continua jogando. Seu último clube foi o São Caetano, em 2009.

17.Evair – Assim como Sampaio, retornou ao clube após cinco anos e voltou a ser decisivo: marcou um gol de pênalti na decisão contra o Deportivo Cali, no Palestra Itália. Também possui extrema ligação com o clube e é tido até hoje como um dos principais centroavantes de toda a história do Palmeiras. Aos 45 anos, trabalha como treinador do Uberlância-MG.

18.Jackson – Entrou em alguns jogos na campanha do título. O meio-campista está com 37 anos e atua pelo Santa Cruz-PE.

19.Pedrinho – O volante fez parte do elenco, mas não entrou em campo em nenhuma partida.

20.Juliano – Revelado na base do Verdão, foi chamado por Felipão para compor o elenco.

21.Rubens Júnior – Com uma repentina suspensão do titular Júnior, o lateral-esquerdo atuou em um dos jogos das Quartas-de-Final contra o Corinthians e nas semifinais diante do River Plate: melhor do que isso, não decepcionou. Está com 35 anos e já encerrou a carreira.

22.Sérgio – Foi reserva de Marcos depois da lesão de Velloso e contribuiu bastante com sua experiência e identificação com o Palmeiras. Aos 40 anos, atuou o Campeonato Goiano pelo Itumbiara.

23.Agnaldo – Outro atleta de muita experiência no elenco, entrou em algumas partidas e deu conta do recado. Aos 42 anos, vinha dirigindo o Rio Claro-SP.

24.Euller – Era considerado o 12o.jogador do time. Quando entrava, dava trabalho para as defesas adversárias. Bateu um importante e decisivo pênalti na final contra o Deportivo Cali. Está com 39 anos e continua atuando no América-MG.

25.Galeano – Também foi fundamental durante toda a competição. Diante da qualidade do elenco palmeirense, alternou partidas como titular e reserva, mas sempre com muito comprometimento e responsabilidade. Tem 38 anos e voltou a trabalhar no Palmeiras neste início de ano, como supervisor de futebol.

26.Edmílson – O atacante foi inscrito a partir das 2a. Fase da Libertadores no lugar do lateral-direito Neném. Aos 36 anos, jogou o Paulistão deste ano pelo Monte Azul-SP.

Técnico: Luiz Felipe Scolari – O grande comandante da equipe, montou uma verdadeira famíliae conseguiu fazer da união de um elenco cheio de estrelas a arma do time para a conquista da inédita Libertadores. Ficou marcado pelo seu estilo torcedor na beirada do gramado e marcou época criando uma identificação com a torcida. Acertou seu retorno para comandar o Palmeiras até dezembro de 2012.

Também estavam presentes na comissão técnica campeã o auxiliar técnico Murtosa, o preparador físico Carlos Pacheco, o preparador de goleiros Carlos Pracidelli e o médico Rubens Sampaio.