Departamento de Comunicação

Abel Ferreira recebeu o título de cidadão paulistano nesta sexta-feira (23)

O técnico Abel Ferreira recebeu o título de cidadão paulistano, em cerimônia realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo nesta sexta-feira (23). Os discursos ao longo da sessão por muitas vezes emocionaram o treinador português, que agradeceu o carinho e a recepção calorosa dos brasileiros e palmeirenses desde o primeiro dia no país.

“Falando de uma frase que está no brasão de uma das maiores cidades do mundo, que é São Paulo, que diz que “não sou conduzido, conduzo” (“Non dvcor, dvco”, em tradução do latim). Eu cheguei e disse que todos somos um. O Brasil é uma grande potência não só pelo tamanho do país, mas pelo tamanho da criatividade das pessoas. Sempre disse que aqui as pessoas sabem receber. É uma grande honra, um grande orgulho receber esse título de cidadão paulistano. Espero aprender com meus erros e estar cada vez mais à altura de representar uma das maiores cidades do mundo. Hoje me sinto um cidadão paulistano”, discursou Abel Ferreira.

O técnico esteve acompanhado de sua esposa, Ana Xavier, e de suas duas filhas. Muitos torcedores palmeirenses também marcaram presença e transformaram o evento em arquibancada, com músicas e gritos de incentivo ao clube e ao treinador. O Hino do Verdão também foi executado pela Banda da Polícia Militar antes do Hino Nacional Brasileiro.

Silvia Grecco também fez parte da mesa como secretária municipal da pessoa com deficiência da cidade de São Paulo e mãe do palestrino Nickollas Grecco – vencedores do prêmio da Fifa Fan Award -, além de outros políticos e representantes da torcida.

Abel Ferreira tornou-se o quarto técnico com passagem pelo clube a receber a honraria no Século XXI, depois de Vanderlei Luxemburgo (2015), Emerson Leão (2016) e Luiz Felipe Scolari (2020). Entre os atletas, Fernando Prass e Dudu também receberam títulos de cidadãos paulistanos na Câmara Municipal, ambos em 2016.