Alan, Vitão e Luan são convocados para a Copa do Mundo Sub-17 pela Seleção Brasileira

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O Palmeiras teve três atletas convocados pela Seleção Brasileira Sub-17 para a disputa da Copa do Mundo da categoria, entre os dias 6 e 28 de outubro, na Índia. O meia Alan, o zagueiro Vitão e o lateral-esquerdo Luan se apresentam na Granja Comary na próxima terça-feira (12) e iniciam a reta final da preparação – a delegação viaja para Mumbai no próximo dia 25. Os três jogadores tiveram presença constante nas listas da CBF antes do principal torneio Sub-17.

Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação_O meia Alan, o zagueiro Vitão e o lateral Luan foram convocados para a disputa da Copa do Mundo Sub-17

“Estou muito feliz, é um sonho de criança realizado, o de disputar uma Copa do Mundo. Agora tenho de trabalhar firme, chegar lá e dar o meu melhor. Nosso objetivo é trazer esse título para o Brasil e vamos fazer de tudo para que isso se torne realidade”, declarou Alan.

O Brasil garantiu vaga no Mundial ao conquistar o Sul-Americano Sub-17 do Chile, em março – Alan (autor de três gols na partida decisiva do hexagonal final) e Vitão (capitão) contribuíram diretamente para os números soberanos da equipe, que teve o melhor ataque e a defesa menos vazada. Luan foi chamado para a Seleção Sub-17 pela primeira vez em abril e logo se firmou no grupo, participando das outras etapas de treinos e amistosos da equipe brasileira.

“Agradeço a Deus, primeiramente. Venho treinando forte e essa convocação é mérito do meu trabalho e de todos os meus companheiros. Espero aproveitar ao máximo, pois sei que represento não só o meu nome lá, mas também o do Palmeiras”, disse Vitão.

Alan chegou ao Palmeiras há quatro anos, após destacar-se pelo futsal de São Bernardo do Campo-SP – ele também atuou pelo futsal do Verdão e fez a transição para o campo. Vitão jogava pelo PSTC, de Cornélio Procópio-PR, e foi aprovado em uma avaliação do Palmeiras em 2015. Já Luan, campeão paulista sub-15 pelo clube no ano passado, foi captado após ser observado em competição pelo Centro Esportivo Ubaense, de Ubá, em Minas Gerais.

“É uma oportunidade única e vou trabalhar firme para corresponder. Ser convocado para a Seleção Brasileira é sempre uma alegria muito grande, e maior ainda por ser uma Copa do Mundo, o sonho de todo jogador de futebol”, afirmou Luan.

O Brasil caiu no Grupo D do Mundial e enfrentará Espanha, Níger e Coreia do Norte na primeira fase – a estreia será no dia 7 de outubro, contra a Espanha. Pela Seleção do Paraguai, o atacante Aníbal Vega (artilheiro do Palmeiras no Paulista Sub-17, com 17 gols), também se prepara atualmente para o torneio e busca uma vaga na lista final. Com mãe brasileira e pai paraguaio, o jogador tem dupla nacionalidade e pode ser o quarto representante do Palmeiras na Índia.

Palmeiras na Seleção Brasileira

O Verdão teve 15 convocados às Seleções Brasileiras de base ao todo neste ano, marca que faz do clube o recordista nacional. No Brasil Sub-15, foram nove atletas desde janeiro: os goleiros Mateus e Bruno Carcaioli, os zagueiros Henri e Renan, o lateral Garcia, os meias Fabinho e Gabriel Silva e os atacantes Vinicius e Gabriel Veron, além do técnico Paulo Victor Gomes.

Na Seleção Sub-17, os laterais Lucas Rosa e Luan Cândido, o zagueiro Vitão e os meias Alan e Bruno Tattavito foram convocados neste ano. O atacante Léo Passos também foi chamado para uma semana de treinos com o Brasil Sub-20. No ano passado, o Palmeiras teve ao todo 24 convocados para as Seleções Brasileiras Sub-15 à Sub-23.