Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Divulgação _ Alana busca sua quarta medalha de ouro na história da competiçãoAtual campeã mundial de judô paralímpico, a palmeirense Alana Maldonado disputa a partir deste sábado (16) o Grand Prix Internacional de Judô Paralímpico, sediado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP).

Melhor atleta feminina do planeta nos pesos médios (-70kg), a judoca é a atual campeã do GP em sua categoria. Para chegar ao lugar mais alto do pódio em 2018, Alana superou Erika Zoaga, da Associação Rondonopolitana de Deficientes Visuais (ARDV), Natalie Greenhough, da Grã-Bretanha, e Karoline Duarte, da APAE Leopoldina (MG) – todas por ippon.

Em treinamento com a Seleção Brasileira no CT Paralímpico desde o dia 7 de março, a palmeirense se vê preparada para brigar por pódio em todas as competições do ano. “É o primeiro campeonato de 2019. Será um ano bastante intenso, com diversos torneios principalmente fora do país, mas estou me sentindo muito bem e preparada para dar o meu melhor nos tatames”, declarou.

Curiosamente, Alana nunca ficou de fora do pódio do Grand Prix Internacional de Judô Paralímpico desde quando começou a disputar o torneio, em 2015 – mesmo ano em que foi convocada pela primeira vez à Seleção Brasileira. Desde então, são três medalhas de ouro (2015, 2016 e 2018) e uma de prata (2017).

Fã das artes marciais desde o berço, Alana Maldonado iniciou a carreira no judô aos quatro anos, sob forte influência da família e principalmente dos avós. No entanto, aos 14, descobriu que era portadora da doença de Stargardt, causadora de perda progressiva da visão central, mas que não afeta a visão periférica do indivíduo.

Contratada pelo Verdão no ano passado e de contrato renovado até o fim de 2019, Alana ostenta conquistas importantes desde sua chegada ao clube, como os ouros no Mundial e no GP Internacional e a prata na Copa do Mundo Paralímpica. Além disso, ela também foi vice-campeã dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e faturou os títulos da Copa do Mundo 2017, no Uzbequistão, e do German Open 2018, na Alemanha (todos na categoria 70kg).