Gómez relembra gol em clássico e exalta rápida adaptação ao Palmeiras

Luan de Sousa
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_O zagueiro Gustavo Gómez foi o capitão do Palmeiras no duelo com o Melgar-PERO paraguaio Gustavo Gómez completará um ano de Verdão só no começo de agosto, mas, apesar dos poucos meses de clube, já foi campeão brasileiro como um dos protagonistas e caiu nas graças da torcida que canta e vibra, além de receber elogios recorrentes da imprensa. Muito disso é mérito do atleta, que se esforça ao máximo até na hora de dar entrevistas.

“Vou tentar falar português, ou melhor, portunhol. Se eu não praticar, não aprenderei (risos)”, iniciou o camisa 15 à TV Palmeiras, antes de emendar: “A adaptação foi muito mais fácil com a ajuda do corpo técnico, da diretoria, dos funcionários, dos companheiros… Este suporte todo é fundamental para um jogador de futebol. Tenho tudo aqui no Palmeiras e estou muito contente”.

Em 2018, o zagueiro realizou 17 partidas e marcou três gols. O mais especial foi na vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, no dia 6 de outubro, quando o Alviverde deu um passo importante rumo ao título nacional e pulverizou um tabu de 16 anos sem triunfos palestrinos no Morumbi.

“Foi um gol muito importante para a minha carreira. Fazer gol em clássico é algo único e tomara que no jogo do fim de semana eu possa repetir”, disse, em alusão ao Choque-Rei de sábado (16), às 16h30, no Pacaembu, pela primeira fase do Campeonato Paulista.

Os outros três tentos anotados pelo Maior Campeão do Brasil (contra Cruzeiro, Boca Juniors-ARG e Mirassol) foram de pênalti, habilidade descoberta pela comissão técnica de Luiz Felipe Scolari. “Sempre quis bater pênalti, mas defensor não tem tanta moral (risos). No ano passado, o clube viveu uma fase complicada, com jogadores diferentes desperdiçando cobranças, e um dia o profe falou para eu treinar. Eu comecei, deu certo e, graças a Deus, pude converter todos até agora”, explicou Gómez, escolhido para ser capitão contra o Melgar-PER, na última terça (12), pela Conmebol Libertadores. “Foi um orgulho. Falei com o professor antes do jogo e agradeci a confiança”, expôs.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_No Brasileiro de 2018, o zagueiro paraguaio marcou na vitória sobre o o São Paulo, no Morumbi

Mate e música sertaneja

Em toda concentração ou viagem, Gómez prepara seu mate com carinho. Embora em seu país a bebida tradicional seja o tereré (erva com água gelada), ele adquiriu o hábito do mate (com água quente) quando atuou no Lanús, da Argentina. “Convido alguns companheiros para beber como Borja e Thiago Santos. Tem dia que eles falam que está bom, outro dia que está meio ruim (risos)”.

O paraguaio, pai da pequena Pia, é caseiro (mora, inclusive, em frente à Academia de Futebol) e aprecia a música sertaneja brasileira. “Gosto muito do ritmo e das boas letras”, falou o fã de Felipe Araújo e Gusttavo Lima, entre outros.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Gómez adquiriu o hábito de tomar mate quando jogou no Lanús, da Argentina

Barrios e Arce

Um dos responsáveis pela escolha pelo Palmeiras foi o atacante Barrios, que o aconselhou quando da proposta alviverde. “Barrios me mandou mensagem para vir ao Palmeiras, falou da estrutura, do estafe, enfim, só disse maravilhas do clube”.

O espelho, porém, é o ex-lateral-direito Arce, estrangeiro com mais duelos (241), ao lado do chileno Valdivia, na história do clube. “Ele veio a São Paulo recentemente e conversamos sobre suas grandes conquistas aqui. Ele é um dos grandes ídolos do clube e se mostrou muito feliz por ver o Palmeiras como está hoje”, afirmou Gómez, que foi comandado por 'Chiqui' na Seleção Paraguaia anos atrás.

Copa América

O zagueiro palmeirense foi convocado para dois amistosos deste mês e vê como especial a oportunidade de disputar a Copa América no país em que joga.  “A Copa América será especial para mim. O Brasil é um país que vive de futebol e é um torneio muito importante e tomara que o Paraguai faça uma competição boa para estar bem preparado para as Eliminatórias da Copa do Mundo. Temos um grupo jovem, forte e promissor”, concluiu.