Arqueiro do Verdão disputa pelo Brasil o Mundial de Tiro com Arco da Juventude

Departamento de Comunicação

Heron Ledon/Divulgação_César Hideki tem 16 anos e compete na categoria Composto Masculino CadeteO arqueiro César Hideki disputa nesta semana o Campeonato Mundial de Tiro com Arco da Juventude, em Madri, na Espanha. O caçula do Verdão, de 16 anos, é um dos dez brasileiros que compõem a Seleção, entre os 585 competidores de 61 países. 

O palmeirense será o único do Brasil a atirar na categoria Composto Masculino Cadete, contra 54 adversários de outras 24 nações. Todos realizam o treino oficial nesta segunda-feira (19), para reconhecimento do campo e das condições de tiro, além dos ajustes finais. 

Já na terça (20) ocorrerá o ranqueamento, em que vão disparar 72 flechas a 50 metros do alvo, no caso do palestrino. Nos dias seguintes, haverá os combates eliminatórios individuais até a final, enfrentando-se o primeiro mais bem ranqueado contra o último; o segundo ante o penúltimo, e assim por diante. César também participará dos duelos por duplas mistas, ao lado de Juliana Pinho, do Clube Esperia, contra 16 países oponentes. 

Esta é a primeira vez que o palmeirense representa a Seleção Brasileira e logo de cara na competição mais importante de sua idade. Ele não esconde a felicidade e ansiedade. “Tenho treinado, me esforçado bastante para conseguir bons resultados. Estou muito ansioso, pois estou ao lado dos 54 melhores atletas, de diversos países, na minha modalidade e categoria. A participação no Mundial em Madri trará muita aprendizagem. De minha parte, farei o melhor que puder. Para mim é uma honra poder representar o meu país”, afirmou o palestrino.

César fez jus à convocação ao conseguir passar na seletiva em maio. E a conquista não surgiu do nada. O garoto já vinha se destacando e, ao chegar ao Palmeiras/Raycon em 2018, despontou ainda mais no cenário estadual e nacional. Além dos títulos paulistas (indoor e outdoor) e brasileiro (indoor) em sua categoria, foi campeão brasileiro outdoor adulto por equipes, ao lado dos experientes companheiros Zero e Fabio Tassinari. Ainda com eles, ficou a um ponto de conquistar o bronze por equipes do MICA, maior torneio indoor de toda a América, também entre os adultos. 

Agora em 2019, o palmeirense já tem matematicamente garantidos, como cadete, os ouros dos Paulistas Indoor e Outdoor e Brasileiro Indoor. Após o Mundial, deverá ser novamente peça importante do grupo alviverde que disputará o Brasileiro Outdoor Adulto, novembro, em Maricá (RJ).

Heron Ledon/Divulgação_O jovem arqueiro alviverde representa a Seleção Brasileira pela primeira vez