Arqueiros do Palmeiras conquistam pódio no Campeonato Brasileiro Paraolímpico de Tiro com Arco

Departamento de Comunicação

Os atletas Heriberto Roca e Cecília lida participaram do 14° Campeonato Brasileiro Paraolímpico de Tiro com Arco entre os dias 2 e 6 de dezembro e conquistaram as medalhas de ouro e bronze, respectivamente, em competição realizada no Clube Kaikan, em Goiânia (GO).

Arqueiro palestrino também garantiu vaga no Parapanamericano da modalidade em 2021 (Foto: Divulgação)

Heriberto compete na categoria recurvo masculino (arco composto por lâmina, punho e corda) e conquistou a vaga para a finalíssima ao terminar a semifinal na terceira colocação com 518 pontos e um total de 72 flechas atiradas.

“Por conta da pandemia enfrentamos dificuldades e adaptações nos treinos e na vida. Precisei me reinventar e tirar forças para mostrar o meu melhor. Com muita garra e determinação nós chegamos lá. O campeonato foi incrível, seguimos todas as normas e tivemos excelentes disputas. Conseguir o meu primeiro título de campeão brasileiro de Tiro com Arco Paralímpico Outdoor (70m) tem um significado ainda mais especial e, com muita honra, vou dar o meu melhor para representar o Brasil nos Jogos Parapanamericanos”, ressalta Heriberto.

Na modalidade, o objetivo é acertar as flechas o mais próximo possível do centro do alvo. Na categoria de Heriberto, o alvo fica posicionado a 70m de distância e é formado por 10 círculos, sendo que o mais externo vale um ponto e o central, 10 tentos.

Já Cecília, faz parte da categoria composto feminino, onde o arco possui duas polias nas extremidades. Além disso, a atleta também utiliza uma mira com lente de aumento. Por conta dessas diferenças, a distância para a categoria é de 50 metros e o seu alvo é composto por cinco círculos, que fazem a pontuação variar de cinco a 10 pontos.

Cecília conquistou o bronze na primeira competição com a camisa alviverde (Foto: Divulgação)

Para a recém-contratada pelo Palmeiras, a medalha de bronze também tem um sabor especial. Retornando a competir após uma lesão no ombro, a atleta somou 551 pontos na semifinal e destacou a conquista em solo goiano.

“Foi um campeonato de muitas superações para mim. Fiquei um tempo sem treinar por conta da pandemia e, ao retornar em ritmo intenso, senti uma piora na lesão do ombro. Durante o campeonato acabei passando mal, mas, no penúltimo dia, garanti a medalha de bronze. Fiquei bastante satisfeita com o resultado geral e com as minhas pontuações. Quero aproveitar e agradecer imensamente o meu instrutor, Luiz Paulo (também diretor da modalidade), que me ajudou de forma física e emocional para atingir esse resultado”, destaca Cecília.

Após o Campeonato Brasileiro, os atletas palestrinos, que estão em busca de uma vaga nas Paralimpíadas de Tóquio 2020 (adiada para 2021) e chegaram ao clube no meio deste ano, também participaram da seletiva para o IV Parapanamericano de Tiro com Arco, que será disputado na cidade de Monterrey, no México, entre os dias 22 e 28 de março de 2021.

Na disputa, estiveram presentes os arqueiros que ficaram entre os seis primeiros colocados no Round Classificatório de cada categoria do torneio nacional. Heriberto terminou em primeiro lugar e garantiu vaga na competição, enquanto Cecília ficou na terceira colocação e se tornou a primeira reserva.