Departamento de Comunicação

Rafael Navarro viveu noite excepcional no Allianz Parque, nesta terça-feira (13), contra o Independiente Petrolero-BOL: ele marcou incríveis quatro gols na goleada do Verdão por 8 a 1 e, de quebra, ainda anotou um tento histórico – o gol de número 400 do Verdão na história da Libertadores. Com seis gols (em dois jogos) pela Libertadores 2022, o atacante é o atual artilheiro da edição!

Os gols de Rafael Navarro na partida aconteceram no segundo tempo, todos em sequência: ao 1 minuto (2×1), aos 8 (3×1), aos 11 (4×1), e aos 32 (5×1). O terceiro gol de Navarro (quarto do Verdão na partida), aliás, foi o de número 400 do Palmeiras na Libertadores, já que o Alviverde entrou em campo com 396 gols marcados pela competição. Portanto, o Maior Campeão do Brasil encerrou a partida com 404 tentos pelo torneio Continental.

Antes, o primeiro gol do Alviverde havia sido anotado por Zé Rafael na etapa inicial, enquanto a goleada foi completada após os gols de Navarro por Rony, aos 34 do segundo tempo (6×1), e Raphael Veiga, duas vezes, aos 40 (7×1) e aos 45 (8×1). Este placar de 8 a 1 representa agora a maior goleada do Palmeiras na história da Libertadores, superando os 7 a 0 sobre o El Nacional do Equador, em 1995, com gols de Edmundo, duas vezes, Válber, duas vezes, Rivaldo, duas vezes, e Paulo Isidoro.

E no Allianz Parque, inaugurado como arena em 2014, a maior goleada já registrada até então era de 6 a 0 sobre o Universitário do Peru, com gols de Viña, Zé Rafael, Gustavo Gómez, Willian e Rony, duas vezes. Desta forma, o placar desta noite, de 8 a 1, passa a ser também a maior goleada do Allianz Parque.

Antes do atual camisa 29, o último jogador que havia feito quatro gols pelo Palmeiras em um só jogo foi Adriano ‘Michael Jackson’, em 02/03/2011 pela Copa do Brasil, no Pacaembu, na goleada por 5 a 1 sobre o Comercial do Piauí – o outro gol foi do lateral oriundo da base Gabriel Silva.

E ainda antes de Adriano ‘Michael Jackson’, o jogador anterior que pontuou quatro vezes em um mesmo jogo havia sido Euller, em 2000, contra o Fluminense, na vitória por 6 a 2 sobre o Tricolor Carioca – inclusive, aquela ocasião foi também a última vez que um jogador do Palmeiras marcou quatro vezes em uma mesma partida no Estádio Palestra Italia (portanto, no formato Allianz Parque – inaugurado em 2014 -, foi uma primazia de Navarro).

E levando em conta um único jogador do Verdão a marcar quatro vezes na mesma partida especificamente pela Libertadores, este fato jamais havia ocorrido até então. Outra primazia de Rafael Navarro!

Este foi o 15º jogo de Navarro com a camisa do Verdão, e o atacante só desencantou pelo clube em sua 13ª partida (há dois jogos), justamente na estreia da Libertadores – naquela ocasião, o Palmeiras já vencia por 2 a 0 contra o Deportivo Táchira, no Equador, quando Rafael Navarro fez a diferença e, em um hiato de cinco minutos, balançou as redes duas vezes: aos dois e aos sete minutos da etapa final, consolidando o placar final da partida por 4 a 0 (Dudu e Raphael Veiga haviam marcado na primeira etapa).

Aliás, aquele jogo, assim como o de hoje, foi histórico. Se nesta noite o Palmeiras impôs sua maior goleada geral na história da Libertadores, contra o Deportivo Táchira o resultado representou a maior goleada do Verdão na condição de visitante na história da Libertadores, ao lado dos 4 a 0 sobre o Melgar, do Peru, em 25 de abril de 2019, no Estádio Monumental de la Unsa (gols de Gustavo Gómez, Gustavo Scarpa, duas vezes, e Moisés).

Dos 15 jogos que disputou, apenas seis foram como titulares, enquanto outros nove saindo do banco (fato que pode ter contribuído com o jejum de gols vivido pelo atacante em seus primeiros 12 jogos – algo que, agora, definitivamente faz parte do passado de Navarro).

Vale lembrar, entretanto, que outros jogadores que fizeram ou ainda fazem sucesso no Verdão precisaram de um tempo de adaptação no clube. Foi o caso de Rony, por exemplo, que só marcou pela primeira vez em sua 22ª partida pelo clube e, atualmente, vem sendo umas das peças-chave no time do técnico Abel Ferreira.

ARTILHEIRO DA ATUAL EDIÇÃO

Com os quatro gols de hoje e os outros dois da partida passada ante o Táchira, Navarro já soma seis gols e, com isso, é o atual artilheiro desta edição do Continental. Vale destacar que, ao longo de sua trajetória na mais importante competição das Américas, o Alviverde já contou com cinco artilheiros: Tupãzinho (1968, com 11 gols), Lopes (em 2001, com nove gols), Marcinho e Washington (ambos em 2006, com cinco gols cada um), e Borja (em 2018, com nove gols).

MAIS SOBRE O JOGADOR

Protagonista na conquista do Campeonato Brasileiro Série B 2021, Navarro terminou o torneio nacional como o atleta com mais participações em gols – foram 24 no total, sendo 15 bolas na rede (terceiro na lista geral de artilheiros) e nove assistências. O ótimo desempenho despertou interesse de clubes nacionais e internacionais.

Ao todo, o centroavante contabilizou 63 partidas e 18 tentos pelo Botafogo, time pelo qual foi contratado como Sub-20 e logo se profissionalizou, ainda em 2020. Nas categorias de base, além da equipe alvinegra, vestiu as camisas de Fluminense (pelo qual, em 2015, foi convocado para o Torneio das Nações pela Seleção Brasileira Sub-15) e Atlético-GO.

GOLS HISTÓRICOS DO PALMEIRAS NA LIBERTADORES

001º – Gildo – 04/05/1961 (Independiente-ARG 0x2 Palmeiras)
100º – Maurílio – 07/04/1994 (Palmeiras 4×1 Vélez Sarsfield-ARG)
200º – Lopes – 23/05/2001 (Palmeiras 3×3 Cruzeiro)
300º – Borja – 16/05/2018 (Palmeiras 3×1 Júnior Barranquilla-COL)
400º – Rafael Navarro – 12/04/2022 (Palmeiras 8×1 Independiente Petrolero-BOL)

ARTILHEIROS GERAIS LIBERTADORES 2022


6 gols
Rafael Navarro


3 gols
Raphael Veiga (meia do Palmeiras)
Ismael Díaz (atacante do Universidad de Quito)
Fernando Cardozo (meia do Olimpia)
Francisco da Costa (atacante do Bolívar)
Cano (atacante do Fluminense)
Rogel (zagueiro do Estudiantes-ARG)

JOGADORES QUE MAIS FIZERAM GOLS EM UM MESMO JOGO NA HISTÓRIA DO PALMEIRAS

6 gols
Heitor (duas vezes)

5 gols
Artime
Cardoso
Caxambu
Heitor (duas vezes)
Mazzola
Osses
Luizão

4 gols
Heitor (11 vezes)
Ministro (2 vezes)
Loschiavo
Miguel Feite
Osses
Sandro
Romeu Pellicciari (duas vezes)
Mendes
Frederico
Macaco
Echevarrieta
Lima (três vezes)
Caxambú (duas vezes)
Renato
Lima IV
Mantovani
Canhotinho
Oswaldinho
Lula
Liminha
Humberto Tozzi (cinco vezes)
Nardo
Nilo
Paulinho
Américo Murolo
Romeiro
Vavá
Servílio
Ademar Pantera
Rinaldo
César Maluco (duas vezes)
Cardoso
Toninho Catarina
Gaúcho
Buião
Viola
Euller
Adriano ‘Michael Jackson’
Rafael Navarro