Athletico-PR x Palmeiras: informações, curiosidades e histórico do confronto

Departamento de Comunicação

Pré-jogo: Athletico-PR x Palmeiras l Brasileirão (27ª rodada)
Data e hora: 20/10/2019 l 19h
Local: Arena da Baixada, em Curitiba-PR
Transmissão: TNT e EI Plus
Retorno de suspensão: Thiago Santos
Pendurados: Lucas Lima, Antônio Carlos, Carlos Eduardo e Gustavo Gómez
Suspenso: Victor Luis

O Palmeiras encerrou na manhã deste sábado (19), na Academia de Futebol, a preparação para o duelo com o Athletico-PR, no domingo (20), às 19h, na Arena da Baixada, em Curitiba-PR, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A comissão técnica de Mano Menezes realizou um trabalho tático e comandou os últimos ajustes para o confronto com o time paranaense.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_O Verdão encerrou a preparação para encarar o Athletico-PR

Visita especial

Após a atividade, o clube recebeu a visita do Tenente Gonçalves (ou Tenente Bahia). Em setembro, sua noiva sofreu um AVC hemorrágico no trajeto à igreja, minutos antes de subir ao altar para o casamento. Jéssica Guedes tinha 30 anos e estava grávida de sete meses da pequena Sophia, que, apesar de prematura, nasceu com saúde.

O episódio ainda dói muito em Gonçalves, mas seu sorriso volta a aparecer quando o assunto é Palmeiras. Torcedor fanático do Verdão, ele conheceu todos os jogadores e o treinador Mano Menezes na manhã deste sábado. Os atletas se solidarizaram e confortaram bastante o tenente, que, além de palavras amigas, ganhou camisas oficiais (uma inclusive de jogo do meio-campista Thiago Santos) e um kit repleto de produtos infantis para a já palestrina Sophia.

“Fui ao jogo contra a Chapecoense durante a semana e hoje conheci a Academia de Futebol inteira e todos os jogadores. Todos me abraçaram e me trataram muito bem. Com todos esses presentes, a Sophia vai falar antes Palmeiras do que papai”, disse Gonçalves.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_O clube recebeu a vista do Tenente Gonçalves na manhã deste sábado (19)

> Clique aqui e confira as fotos do treino deste sábado (19).

TIME QUE MENOS PERDEU NO BRASIL EM 2019

Levando em conta todos os jogos da temporada disputados pelos 20 componentes da Série A – exceto amistosos –, o Palmeiras é, de forma isolada, o time que menos perdeu em 2019: apenas 7 vezes, assim como o Flamengo. Por competições, o Alviverde só foi superado, neste ano, por Corinthians, no Paulista, San Lorenzo-ARG e Grêmio, na Libertadores, Internacional, na Copa do Brasil, e por Ceará, Flamengo e Santos, no Brasileiro. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até o dia 18/10.

MELHOR DEFESA DO BRASIL EM 2019

O Palmeiras é o time da Série A que menos sofreu gols durante toda a temporada 2019 (sem contar amistosos): foi vazado apenas 32 vezes até aqui – em 56 jogos –, contra 34 do São Paulo – em 48 partidas. O Alviverde ainda detém a menor média de gols sofridos (0,57, contra 0,64 do Grêmio) e o maior índice de jogos sem ser vazado (não sofreu gol em 58,93% de seus jogos, seguido do Grêmio, que ficou sem ser vazado em 55,93% de suas partidas). As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até o dia 18/10.

SEGUNDO APROVEITAMENTO DO BRASIL EM 2019

Com 33 vitórias, 16 empates e seis derrotas em 56 jogos na temporada – sem contar amistosos –, o Palmeiras é o clube da Série A com o segundo melhor aproveitamento de pontos em 2019: 68,5%, atrás apenas do Flamengo, com 71,8% – o Rubro-Negro possui 37 vitórias, 14 empates e sete derrotas em 58 jogos. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até o dia 18/10.

SEGUNDO TIME QUE MENOS PASSOU EM BRANCO NO BRASIL EM 2019

Dos 56 jogos disputados pelo Palmeiras na temporada de 2019 (sem contar amistosos), o clube marcou gol em 82,14% de suas partidas, atrás somente do Flamengo neste quesito, com 86,21%. Desses 56 embates, em 46 duelos a equipe alviverde balançou a rede pelo menos uma vez, enquanto ficou sem marcar em apenas 10 ocasiões. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até o dia 18/10.

TIME QUE MENOS PERDEU NO BRASILEIRÃO 2019

Com apenas três derrotas sofridas nos 26 jogos disputados (para o Ceará, Flamengo e Santos, todos fora de casa), o Palmeiras é a equipe do Brasileirão 2019 com menos reveses, ao lado do Flamengo – em seguida, aparece o Corinthians, com quatro resultados negativos. Dados atualizados até o fechamento da 26ª rodada.

TIME COM MAIS LANÇAMENTOS CERTOS NO BRASILEIRÃO 2019

Um total de 379 bolas foram lançadas por um palmeirense e recebidas por seu companheiro de equipe com sucesso, o que torna o Alviverde o top 1 neste fundamento, seguido da Chapecoense, com 360 lançamentos corretos (ou seja, quando a bola percorre trajeto pelo alto e é dominada pelo jogador da mesma equipe que a lançou). Os dados são do Footstats e estão atualizados até o fechamento da 26ª rodada.

TIME MAIS CAÇADO DO BRASILEIRÃO 2019

O Verdão é o time mais perseguido do Brasileirão de 2019. Os jogadores palmeirenses, juntos, sofreram 421 faltas. Neste quesito, seguido do Maior Campeão do Brasil está a Chapecoense: o time catarinense foi parado 414 vezes. Os dados são do Footstats e estão atualizados até o fechamento da 26ª rodada.

2º MELHOR SALDO DE GOLS DO BRASILEIRÃO 2019

O Maior Campeão do Brasil possui o segundo melhor saldo de gols de todo o campeonato: 21 – devido ao fato de ter marcado 41 vezes e sofrido 20 gols. O líder no quesito é o Flamengo, com 33 gols de saldo (balançou as redes 55 vezes e foi vazado em 22 oportunidades), enquanto o Grêmio aparece na terceira colocação, com 16 (marcou 43 e sofreu 28). Os dados são do Footstats e estão atualizados até o fechamento da 26ª rodada.

3º MELHOR ATAQUE DO BRASILEIRÃO 2019

O time alviverde soma 41 gols no Brasileirão até aqui, sendo o terceiro melhor ataque do certame, atrás do Grêmio e do Flamengo, que possuem 43 e 55 gols, respectivamente. O Santos vem na sequência, com 38 tentos. Os dados são do Footstats e estão atualizados até o fechamento da 26ª rodada.

3ª MELHOR DEFESA DO BRASILEIRÃO 2019

O Maior Campeão do Brasil possui o terceiro menor índices de gols sofridos no Brasileirão 2019: foi vazado apenas 20 vezes. Neste quesito, o Alviverde fica atrás apenas dos rivais São Paulo e Corinthians, com 17 e 18 gols sofridos, respectivamente. Em seguida, vem o Flamengo na 4ª posição com 22 gols sofridos. Os dados estão atualizados até o fechamento da 26ª rodada.

NÚMEROS GERAIS NA TEMPORADA
J: 57
V: 33
E: 16
D: 8
GP: 86
GC: 34

NÚMEROS SÓ NO BRASILEIRO
J: 26
V: 15
E: 8
D: 3
GP: 41
GC: 20

NÚMEROS SÓ NA LIBERTADORES
J: 10
V: 7
E: 1
D: 2
GP: 21
GC: 5

NÚMEROS SÓ NA COPA DO BRASIL
J: 4
V: 3
E: 0
D: 1
GP: 4
GC: 1

NÚMEROS SÓ NO PAULISTA
J: 16
V: 8
E: 7
D: 1
GP: 19
GC: 6

NÚMEROS SÓ AMISTOSOS
J: 1
V: 0
E: 0
D: 1
GP: 1
GC: 2

DADOS DO ELENCO

Mais jogos em 2019: Dudu (53)
Mais minutos em 2019: Dudu (4695)
Mais gols em 2019: Gustavo Scarpa (11), Dudu (10), Deyverson e L. Adriano (6), Borja, B. Henrique, F. Melo e R. Veiga (5), R. Goulart, Zé Rafael, Willian e G. Gómez (4), M. Rocha (3), Moisés e Hyoran (2), Luan, Mayke, F. Pires, Edu Dracena, C. Eduardo, A. Cabral e Thiago Santos (1).
Mais assistências em 2019: Dudu (16); Marcos Rocha (8); Gustavo Scarpa (7); Hyoran, D. Barbosa e B. Henrique Gustavo Scarpa (4), Ricardo Goulart, Moisés e Deyverson (3) , Zé Rafael, Borja, Lucas Lima e Mayke (2); Edu Dracena, Raphael Veiga, Luan, Felipe Melo e Luiz Adriano (1).

Mais jogos no Brasileiro: Dudu e Bruno Henrique (24)
Mais minutos no Brasileiro: Dudu (3211)
Mais gols no Brasileiro: Bruno Henrique (7); Dudu (6); Luiz Adriano (5); Willian (4); R. Veiga e Deyverson (3); Zé Rafael, G. Gómez, Gustavo Scarpa, M. Rocha e F. Melo (2); Thiago Santos e Hyoran (1).
Mais assistências no Brasileiro: Dudu (9); Marcos Rocha (4); Gustavo Scarpa (3); Zé Rafael, Hyoran, Diogo Barbosa, Lucas Lima e Deyverson (2); Raphael Veiga, Borja, Bruno Henrique, Felipe Melo e Luiz Adriano (1)

Mais jogos na Libertadores: Dudu, G. Gómez e Weverton (10)
Mais minutos na Libertadores: G. Gómez (963)
Mais gols na Libertadores: G. Scarpa (6); Borja, Dudu, Deyverson e F. Melo (2); M. Rocha, R. Goulart, Hyoran, G. Gómez, Moisés, Raphael Veiga e Luiz Adriano (1)
Mais assistências na Libertadores: Dudu (3); Ricardo Goulart, G. Scarpa, Hyoran e Marcos Rocha (2); Bruno Henrique, Borja, Luan, Moisés e Diogo Barbosa (1)

Mais jogos na Copa do Brasil: Felipe Melo, Lucas Lima e Dudu (4 jogos)
Mais minutos na Copa do Brasil: Felipe Melo (255)
Mais gols na Copa do Brasil: Zé Rafael (2)
Mais assistências na Copa do Brasil: Dudu, Mayke e Bruno Henrique (1)

Mais jogos no Paulista: Dudu e Bruno Henrique (14)
Mais minutos no Paulista: Dudu (1222)
Mais gols no Paulista: Borja, R. Goulart e G. Scarpa (3)
Mais assistências no Paulista: Dudu e Moisés (2); Diogo Barbosa, Gustavo Scarpa, Mayke, R. Goulart, Felipe Pires, Marcos Rocha, Deyverson, Bruno Henrique e Edu Dracena (1)
OBS: Uma das assistências de Dudu foi para o gol de Edu Dracena no amistoso contra o Guarani, vencido pelo time campineiro por 2 a 1.

FELIPE MELO: 10º GOL COM A CAMISA DO PALMEIRAS

Após atacar a Chapecoense durante toda a partida da última quarta-feira (16) e ver a bola não entrar, o Palmeiras precisou de grande insistência para, aos 54 minutos da segunda etapa, marcar o gol que garantiu ao time alviverde mais três pontos na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. O tento foi anotado por Felipe Melo (após grande jogada de Dudu pelo lado direito do ataque), que chegou aos 10 gols com a camisa alviverde – cinco neste ano, que, pelo clube, já é sua temporada mais artilheira. Foram ainda dois em 2017 e três em 2018. Ao todo, o Pitbull já entrou em campo pelo Maior Campeão do Brasil em 134 oportunidades.

DIOGO BARBOSA: CHANCE DE COMPLETAR 80 JOGOS COM A CAMISA DO PALMEIRAS

Se atuar neste domingo (20), contra o Athletico-PR, o lateral-esquerdo Diogo Barbosa irá alcançar a marca de 80 jogos com a camisa do Palmeiras. Ele é o jogador que mais efetuou interceptações no Campeonato Brasileiro 2019, considerando atletas de todos os times, ao lado de Léo Sena, do Goiás, ambos com 23. Ele também aparece na terceira colocação do ranking que mais desarmaram no torneio com 75, enquanto o líderes, Marcos Rocha e Gregore, do Bahia, somam 92.

VITOR HUGO: AUTOR DE GOL QUE ENCERROU TABU CONTRA O ATHLETICO-PR

O zagueiro desfalcou o Palmeiras na partida da última quarta-feira (16), contra a Chapecoense, devido a dores abdominais. Ele pode voltar ao time neste domingo (20), diante do Athletico-PR, na Arena da Baixada, local em que possui grande memória com a camisa alviverde. Em 2016, em seu último encontro com o time do Paraná, Vitor Hugo marcou o gol da vitória por 1 a 0, na casa do rival, e pôs fim a um tabu sem vitórias palestrinas no local que durava desde 2008. Aquele triunfo, dia 14 de agosto, deu ainda mais fôlego para o Palmeiras arrancar rumo ao nono título brasileiro de sua história.

VITOR HUGO PERTO DO TOP 10 DE ZAGUEIROS-ARTILHEIROS PALMEIRENSES EM TODOS OS TEMPOS

Vitor Hugo possui, hoje, 13 gols marcados pelo Palmeiras (todos em sua passagem anterior). Com esse número, se fizer mais um gol, o camisa 4 entrará no top 10 de zagueiros-artilheiros da agremiação esmeraldina em todos os tempos, igualando Nen e Henrique na 9ª posição (ambos com 14 gols). Completam o ranking Júnior Baiano e Roque Júnior, com 16 gols, empatados na 7ª colocação; Daniel, com 18 tentos, isolado na 6ª posição da lista; Bianco Gambini, com 15 gols, na 5ª posição; Cléber, com 21 tentos na 4ª posição; Vágner Bacharel, com 22 bolas na rede, 3º isolado; Loschiavo, com 31 gols na vice-liderança; e Luis Pereira, com 35 gols, maior zagueiro-artilheiro da história do Alviverde.

WEVERTON: MÉDIA ESPETACULAR DE GOLS SOFRIDOS COM A CAMISA DO PALMEIRAS

Ex-jogador do Athletico-PR, onde atuou entre 2012 e 2017, o goleiro palmeirense pode alcançar neste domingo (20), na Arena da Baixada, a marca de 80 jogos com a camisa do Verdão. Nos 79 embates anteriores, o arqueiro foi vazado apenas 49 vezes, ou seja, média de 0,62 gols sofridos por jogo. O dado coloca o dono da camisa 21 como o goleiro com média mais baixa da história alviverde, considerando apenas atletas que tenham atuado 40 ou mais jogos. O segundo é Ivan Izzo, com média de 0,73.

RAPHAEL VEIGA: REENCONTRO COM ATHLETICO-PR

Outro ex-jogador do clube paranaense é Raphael Veiga, que passou a temporada 2018, por empréstimo, na equipe rubro-negra. No clube do sul do país, o jogador conquistou a Copa Sul-Americana. Pelo Verdão, Veiga, que chegou ao clube em 2017, está perto de alcançar a marca de 50 jogos. Após entrar em campo na segunda etapa da partida diante da Chapecoense e ajudar a alcançar a vitória por 1 a 0, o jogador soma 48 embates com o manto alviverde. Ele já balançou as redes sete vezes, sendo cinco nesta temporada.

DUDU: JOGADOR COM MAIS ASSISTÊNCIAS NO CAMPEONATO BRASILEIRO

Responsável pela jogada e passe para gol do volante Felipe Melo contra a Chapecoense, na última quarta-feira (16), o atacante Dudu se isolou como maior assistente do Campeonato Brasileiro, com nove, ultrapassando o uruguaio Arrascaeta, do Flamengo, que permaneceu com oito. Dois números positivos do jogador, levantados pelo Footstats, ajudam a explicar o ótimo desempenho ofensivo de Dudu na criação de lances de gols: o jogador é o líder de cruzamentos da competição, com 209, seguido por Artur, do Bahia (emprestado pelo Palmeiras), com 154, e aparece na segunda colocação de atleta com mais dribles no torneio, com 38 fintas certas – atrás apenas de Michael, do Goiás, com 56.

DUDU: MAIS JOGOS E MINUTOS NA TEMPORADA 2019

Dudu é o jogador que mais entrou em campo em 2019 – participando de 53 das 57 partidas possíveis neste ano –, também é o recordista em minutos na temporada, de forma isolada, com 4695 ao todo, somando todas as competições e eventuais amistosos (já considerando eventuais acréscimos concedidos pela arbitragem).

DUDU: 34º JOGADOR QUE MAIS VENCEU NA HISTÓRIA DO PALMEIRAS

Se for considerar a lista dos que mais venceram pelo clube em todos os tempos, Dudu, com suas 162 vitórias, ocupa a 34ª posição, isolado. Este ranking é liderado por Ademir da Guia, com incríveis 514 triunfos entre os anos 60 e 70. Nesta lista, o próximo alvo de Dudu é Julinho Botelho, eterno ponta-direita palestrino e também camisa 7, com 163 triunfos nos anos 50 e 60.

DUDU: TOP 34 DE ARTILHEIROS EM TODA A HISTÓRIA

Os 65 gols de Dudu o colocam, de forma isolada, na 34ª posição dentre os maiores artilheiros palmeirenses em todos os tempos – antes, ele dividia esta posição no ranking com Romeiro e Mirandinha. Os próximos alvos são os atacantes Rivaldo e Oséas, que dividem a 33ª posição da lista, ambos com 66 tentos. O líder neste quesito é Heitor Marcelino Domingues, com 317 gols, entre 1916 e 1931.

ALÉM DISSO…
>>> Thiago Santos irá completar 175 jogos pelo Palmeiras se atuar diante do Athletico-PR
>>> Felipe Melo irá completar 135 jogos pelo Palmeiras se atuar diante do Athletico-PR
>>> Borja irá completar 110 jogos pelo Palmeiras se atuar diante do Athletico-PR
>>> Luan irá completar 75 jogos pelo Palmeiras se atuar diante do Athletico-PR
>>> Hyoran irá completar 60 jogos pelo Palmeiras se atuar diante do Athletico-PR

PALMEIRAS x ATHLETICO-PR: RETROSPECTO GERAL

Ao todo, o Palmeiras já disputou 56 jogos contra o Athletico-PR. Foram 28 vitórias alviverdes, 17 empates e 11 derrotas. O Verdão marcou 82 gols e foi vazado em 59 oportunidades.

PALMEIRAS x ATHLETICO-PR: ÚLTIMO JOGO NA ARENA DA BAIXADA

A última partida do Palmeiras na Arena da Baixada aconteceu no dia 06 de maio de 2018, pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro daquele ano, e terminou com vitória palestrina por 3 a 1 – os tentos foram anotados por Bruno Henrique, Marcos Rocha e Willian. Naquela oportunidade, sob o comando de Roger Machado, o Verdão foi a campo com Jailson; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Felipe Melo (Thiago Santos), Bruno Henrique e Moisés (Lucas Lima); Dudu, Keno (Hyoran) e Willian.

PALMEIRAS x ATHLETICO-PR: SÉRIE DE VITÓRIAS CONSECUTIVAS DO PALMEIRAS

O Palmeiras ostenta atualmente uma série de três vitórias consecutivas contra o Athletico-PR – os triunfos aconteceram nos dois jogos do Campeonato Brasileiro de 2018 (3 a 1 na Arena da Baixada e 2 a 0 no Allianz Parque) e no primeiro turno da competição nacional desta temporada (1 a 0 no Allianz Parque). O atacante Willian marcou duas vezes neste período, enquanto Bruno Henrique, Marcos Rocha, Moisés e Raphael Veiga anotaram um tento cada um.

MANO MENEZES: RETROSPECTO GERAL

Após 10 partidas no comando do Palmeiras, o técnico Mano Menezes e sua comissão técnica somam sete vitórias,  dois empates e apenas uma derrota. Enquanto o treinador esteve presente no banco de reservas em nove oportunidades, o auxiliar-técnico Sidnei Lobo orientou a equipe na partida contra o Atlético-MG,  já que o comandante principal estava suspenso pelo acúmulo de três cartões amarelos.