Avanti levará sócios para pré-estreia de documentário sobre Libertadores de 99

Thiago Kimori
Departamento de Comunicação

O Palmeiras promoverá uma pré-estreia exclusiva para os sócios-torcedores Avanti curtirem o documentário “1999: o ano em que o Palmeiras conquistou a América”, produzido pela TV Palmeiras/FAM. O filme, que conta com depoimentos dos principais nomes da conquista que completou 20 anos no último dia 16, será exibido em primeira mão para os associados nesta sexta-feira (28), às 19h, no Centro Universitário FAM (Rua Augusta, 973, em São Paulo-SP). Os integrantes adimplentes do Programa Avanti deverão preencher um formulário disponibilizado nas redes sociais do Alviverde para ter acesso ao evento – serão 150 vagas.

Ainda não é sócio Avanti? Clique aqui e aproveite todos os benefícios do programa!

Recentemente, antes da partida contra o Avaí, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro, o Verdão homenageou o elenco campeão da Libertadores de 1999 para celebrar os 20 anos da conquista do torneio sul-americano. Os heróis da campanha vitoriosa entraram no gramado da arena, receberam miniaturas da taça da Libertadores de 99, foram ovacionados pelos torcedores e, em seguida, assistiram juntos ao duelo pelo Nacional.

“A gente fica feliz. Todo mundo que jogou no Palmeiras sabe que foi um título importante na época. Receber essa homenagem do Palmeiras é sempre muito bem-vindo porque a gente tem um grande carinho pelo clube. Eu sou um torcedor fanático pelo Palmeiras e voltar aqui para ser homenageado é sempre um prazer muito grande”, declarou o ídolo Marcos, no dia da homenagem.

Campanha da Libertadores de 1999

O Palmeiras iniciou a sua trajetória na Copa Libertadores de 1999 em um grupo formado junto com Corinthians, Cerro Porteño-PAR e Olimpia-PAR, terminando como vice-líder da chave com 10 pontos conquistados (foram seis jogos, três vitórias, um empate, duas derrotas, 12 gols marcados e dez sofridos).

Nas oitavas de final, o Alviverde teve um difícil adversário pela frente: o Vasco da Gama, que havia sido campeão da edição anterior do torneio. Depois de um empate em 1 a 1, no Palestra Italia, e uma vitória por 4 a 2, no Rio de Janeiro-RJ, o time palestrino avançou de fase e encontrou novamente o Corinthians. Após um 2 a 0 a favor e outro contra, a disputa com o rival alvinegro foi para as penalidades máximas e culminou com triunfo alviverde após grande desempenho do goleiro Marcos.

Já na semifinal, o adversário foi o River Plate-ARG. O primeiro encontro na Argentina, que terminou com revés palmeirense por 1 a 0, não desanimou o time comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari. Na partida de volta, em São Paulo, a equipe aplicou um sonoro 3 a 0 sobre os argentinos, com atuação irretocável do meia Alex, e chegou à decisão do torneio continental.

A grande final, por sua vez, ocorreu diante do Deportivo Cali-COL. Assim como aconteceu com o River, o embate de ida fora de casa terminou com derrota por 1 a 0. A vitória por 2 a 1 no confronto decisivo, dentro do Palestra Italia, não foi o suficiente para garantir o troféu ao Palmeiras, que teve mais uma disputa de pênaltis pela frente. O Verdão saiu vencedor depois do colombiano Zapata chutar para fora e chegou ao topo da América do Sul pela primeira vez naquela temporada. 

Clique aqui e confira o desempenho do Palmeiras na Libertadores de 99 e em todas as outras edições!

>Números gerais
14 jogos (7 vitórias, 2 empates e 5 derrotas)
24 gols marcados
18 gols sofridos

>Jogo decisivo
Palmeiras (4) 2×1 (3) Deportivo Cali (Final – 2º jogo)

Data: 16/06/1999
Local: Estádio Palestra Italia, São Paulo/SP
Público: 32.000
Juiz: Ubaldo Aquino (Paraguai)
Cartões amarelos: Alex (PAL), Betancourt (DCA), Córdoba (DCA), Dudamel (DCA), Hurtado (DCA), Júnior Baiano (DCA), Zapata (DCA) e Zinho (PAL)
Cartão vermelho: Mosquera (34' do 2º tempo-DCA) e Evair (49' do 2º tempo-PAL)

Palmeiras: Marcos; Arce (Evair), Júnior Baiano, Roque Júnior e Júnior; César Sampaio, Rogério, Zinho e Alex (Euller); Paulo Nunes e Oséas. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Deportivo Cali: Dudamel; Pérez (Gavíria), Mosquera, Yépez e Bedoya; Zapata, Viveros, Betancourt e Candelo (Hurtado); Córdoba (Valencia) e Bonilla. Técnico: José Hernández.

Gols: Evair (20' do 2º tempo-PAL), Zapata (25' do 2º tempo-DCA) e Oséas (31' do 2º tempo-PAL). Nos penâltis: Dudamel (DCA), Júnior Baiano (PAL), Gavíria (DCA), Roque Júnior (PAL), Yepes  (DCA), Rogério (PAL) e Euller (PAL).