Departamento de Comunicação

O Palmeiras se reapresentou na manhã desta segunda-feira (15), na Academia de Futebol, após o empate em 1 a 1 com o Red Bull Bragantino, sábado (13), pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. O elenco iniciou a preparação para o confronto com o Fortaleza, às 19h de quarta-feira (17), no Allianz Parque, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Enquanto os titulares da última partida seguiram seus cronogramas regenerativos no centro de excelência, o restante do grupo participou de trabalhos táticos e técnicos no gramado. Os jogadores praticaram posse de bola, marcação e precisão nos passes na primeira parte e um enfrentamento de seis contra seis em campo reduzido na segunda.

Os jogadores Rafael Navarro e Richard Ríos (à direita) durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Após a atividade, o zagueiro Gustavo Gómez comemorou mais uma marca histórica alcançada no Verdão: o paraguaio igualou o compatriota Arce e o chileno Valdivia como estrangeiros com mais partidas pelo Maior Campeão do Brasil – são 241 jogos com a camisa alviverde, o que o torna também o 56º atleta com mais atuações pelo clube no geral.

“Fico muito feliz por igualar a marca de dois grandes ídolos do clube e sou muito grato aos companheiros, treinadores, funcionários e dirigentes que me deram essa oportunidade e me ajudam muito diariamente”, disse. “O Arce construiu essa marca e, quando cheguei, falei que ele era um espelho para mim. Fico muito feliz por estar aqui e fazer o que estou fazendo, o que eu mais gosto, que é jogar futebol e alcançar essas marcas históricas. O bom é que ainda tenho muito tempo aqui e espero conquistar muito mais”, completou.

Gómez também comemorou o fato de completar 100 jogos como dupla de zaga titular com Luan – juntos, eles somam 63 vitórias, 23 empates, 14 derrotas, 63 gols sofridos e 58 jogos sem sofrer gols. “Todos nós trabalhamos muito e o Luan, jogando ou não, se esforça muito no dia a dia. Ele trabalha da mesma forma e isso é legal. É a mentalidade do nosso grupo, de que todo mundo é importante. Chegar a 100 jogos com ele é muito bom. Temos mais vitórias do que jogos perdidos. Espero que ganhemos ainda mais jogos juntos”, disse.

Alex de volta à Academia

A Academia de Futebol recebe um personagem especial nesta semana: o ex-meio-campista Alex iniciou nesta segunda (15) um período de aprimoramento profissional, com aprendizado e troca de experiências com a comissão técnica e outros departamentos do Palmeiras. O treinador começou a nova fase da carreira como técnico do Sub-20 do São Paulo em 2021 e comandou o time principal do Avaí no início desta temporada.

Ídolo do Verdão, Alex iniciou nesta segunda-feira (15) um período de aprimoramento profissional no clube (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Alex foi um dos maiores jogadores da história do Verdão, tendo se destacado no vitorioso período do final da década de 1990 e começo dos anos 2000. Preciso na bola parada, dono de passes desconcertantes e de chutes calibrados, foi fundamental na conquista da Copa Libertadores em 1999, da Copa do Brasil e da Copa Mercosul em 1998 e do Torneio Rio-São Paulo em 2000, além dos vices da Libertadores de 2000, do Brasileiro de 1997 e do Paulista e da Mercosul de 1999.

Ao todo, foram 243 jogos entre julho de 1997 e junho de 2000, janeiro e junho de 2001 e janeiro e abril de 2002, com 121 vitórias e 78 gols.