Departamento de Comunicação

“Criança sendo criança”. Foi esse o lema desta quinta-feira (12) na Academia de Futebol 2, centro de treinamento da Base do Palmeiras, para a celebração do Dia das Crianças. Mais de 200 jovens jogadores se reuniram nos campos do Centro de Formação de Atletas para comemorar a data, divertindo-se sob os olhares de membros das comissões técnicas.

Os atletas das categorias Sub-11 ao Sub-14 permaneceram no CT após o treinamento para as atividades recreativas, enquanto os times mais jovens de futsal foram à Academia de Futebol 2 para também participarem das dinâmicas. As brincadeiras nos campos foram planejadas e executadas pelas psicólogas Anna Panfili e Carolina Campos e pela nutricionista Katy Matias.

As atividades acontecerem em dois campos. No gramado, os atletas ficaram livres para empinar pipas e jogar futebol sem a tutela de treinadores. Enquanto isso, no ‘terrão’, os jogadores foram divididos em grupos e brincaram com bexigas d’água em gincanas. Por fim, foram servidos cachorro quente, pipoca, sorvete e algodão doce para todos que participaram.

Atletas participam de atividade no ‘terrão’ (Foto: Pedro Nascimento/Palmeiras)

“Antes de mais nada, a gente tem que lembrar que eles estão em processo de formação e, nele, ser criança é formar. Precisam passar por todas essas etapas para se tornarem atletas de alto rendimento. No dia de hoje, queremos lembrar que a vida não é só treino e jogo, que eles precisam vivenciar experiências tão importantes na vida, principalmente na infância”, disse a psicóloga Anna Panfili.

“Esse dia é o mais esperado do ano para eles, quando eles conseguem realmente ser crianças. O que está acontecendo aqui é fantástico. Claro que a gente tem a parte lúdica nos treinos do dia a dia, mas também tem a responsabilidade de vencer, de competir. Apesar de serem futuros atletas do clube, não deixam de ser crianças. O clube proporcionar esse momento é incrível, vê-los brincando e se divertindo não tem preço”, destacou Fernanda Grande, treinadora dos times Sub-08 e Sub-09 do futsal.

No momento, a Academia de Futebol 2, localizada em Guarulhos, é o local de treinos das categorias Sub-10 a Sub-17 do Palmeiras. Enquanto isso, o Sub-20 alviverde tem suas atividades concentradas na Academia de Futebol, potencializando o processo de transição para o profissional.

Atletas tiveram liberdade para brincar no gramado (Foto: Pedro Nascimento/Palmeiras)