Departamento de Comunicação

Os últimos meses marcaram o retorno das viagens internacionais das categorias de base do Palmeiras, que participaram de quatro torneios na Europa. O clube alviverde adota as excursões como ferramenta basilar no processo de formação dos atletas, mas foi impossibilitado de disputar competições em outros países por dois anos devido à pandemia da covid-19.

Entre o fim de maio e o início de junho, o Verdão participou de dois torneios Sub-19 na Holanda: o Terborg Toernooi e ICGT Tournament, conquistando o segundo deles, após uma vitória por 2 a 1 sobre o Espanyol-ESP na final. Já na reta final de julho, as Crias da Academia foram à República Tcheca e Alemanha para a disputa da CEE Cup, em Praga, e do Turnier Oberndorf, na cidade Oberndorf. O time Sub-19 do Palestra conquistou o título no país tcheco, com um triunfo por 2 a 1 sobre o Slavia Praga-TCH, e foi vice em terras germânicas.

A oportunidade de enfrentar adversários estrangeiros permite que os atletas das categorias de base do Verdão se familiarizem com aspectos particulares de distintos modelos de jogo, proporcionando um intercâmbio benéfico ao processo de formação dos jogadores. Além disso, as viagens internacionais valorizam a imagem do clube em diversos países.

“Primeiro, tem a importância do confronto com outras escolas. Isso dá confiança aos nossos atletas, que conhecem um jogo mais veloz e outro tipo de clima. É um jogo mais tático, nós podemos cobrar evolução deles depois. Segundo, tem a expansão da marca do Palmeiras, já que divulga o clube a todos os que acompanham o torneio. Ainda tem a parte comercial, porque pode surgir um parcerias positivas para o Palmeiras”, disse João Paulo Sampaio, coordenador geral das categorias de base do Alviverde.

Time Sub-19 do Verdão comemora a conquista da CEE Cup, na República Tcheca (Foto: Divulgação)

O grupo palestrino que disputou os torneios Sub-19 na República Tcheca e Alemanha foi composto por atletas do Sub-17 e Sub-20. Apesar do desafio envolvido na mescla de categorias, os jogadores mostraram entrosamento em campo e acumularam resultados destacáveis em solo europeu.

“O clube buscou contemplar os jogadores com grande potencial, sejam eles do Sub-17 ou Sub-20, com essas experiências. Em especial, atletas que ainda não tinham vivenciado isso em outras categorias. Como os jogadores são inteligentes e treinam a partir de uma mesma metodologia, conseguiram se juntar com poucos treinos e serem extremamente competitivos aqui. Além do sucesso do ponto de vista esportivo, foi importante para a integração desses atletas, já que conseguimos ter uma real noção dos jogadores que poderão integrar o grupo do Sub-20 em breve”, afirmou o técnico Lucas Andrade, que comandou o Palmeiras na CEE Cup.

“Foram dois torneios muito interessantes, os meninos tiveram a oportunidade de jogar contra cinco escolas diferentes, que têm estilos de jogo e propostas distintas. O nível de jogo na Europa é muito alto, ainda mais nessas equipes Sub-19, que são a última etapa antes dos times Sub-23. Foi de grande valia”, completou o treinador.

Títulos nas férias escolares

Sub-13 do Verdão ergue a taça da Copa São Ludgero (Foto: Divulgação)

Durante o período em que os jovens atletas estão de férias escolares, o Palmeiras disputou torneios com todas as suas categorias. Enfrentando grandes equipes brasileiras, as Crias da Academia conquistaram importantes resultados em julho.

O time Sub-13 do Verdão conquistou a Copa São Ludgero, derrotando o Internacional por 2 a 0 na decisão. Das cinco edições do torneio realizado em Santa Catarina, o time palestrino venceu três. Já na IberCup disputada em São Paulo, na USP, a glória veio em dose dupla. As equipes Sub-10 e Sub-12 do Palmeiras venceram o Corinthians nas finais, ficando com as taças – o triunfo do Sub-10 foi por 3 a 0, enquanto o Sub-12 bateu o rival nos pênaltis.