Campeão Brasileiro em 2016, Artur estreia pelo Verdão em 2018 em sua cidade natal

Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Artur estreou pelo clube em 2018

O duelo entre Palmeiras e Ceará neste domingo (10), pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, marcou a estreia do atacante Artur, de 20 anos, na temporada de 2018: o jogador entrou aos 21 minutos do segundo tempo, no lugar de Dudu, dono da camisa 7, e atuou durante 29 minutos, já que a partida se estendeu até os 50 da etapa derradeira.

Curiosamente, Artur, dono da camisa 37, fez sua estreia em 2018 pelo Verdão justamente em sua cidade natal, já que é natural de Fortaleza (CE). Ainda neste ano, no Campeonato Paulista, o jogador ficou muito perto de entrar em campo, no dia de seu aniversário de 20 anos (15/02), diante do Linense, mas acabou sofrendo lesão, e por isso apenas hoje ganhou a chance de figurar com a camisa palestrina nesta temporada.

Oriundo das categorias de base palmeirenses, o jogador já havia atuado em uma partida pelo Palmeiras anteriormente: foi pelo Brasileirão de 2016. Por isso, o atleta é considerado parte do grupo campeão brasileiro daquele ano. O duelo específico em que Artur atuara em 2016 foi diante do Vitória-BA, na 38º e última rodada da competição nacional (triunfo palmeirense por 2 a 1 no Barradão).

Victor Luis, o capitão

A partida não foi importante apenas na carreira de Artur. O lateral Victor Luis capitaneou o Palmeiras pela primeira vez. Já há alguns jogos, o treinador Roger Machado vem promovendo um rodizio com faixa de capitão: em duelos anteriores, Willian, Bruno Henrique, Edu Dracena, Fernando Prass, Felipe Melo e Marcos Rocha, além de Moisés – por duas vezes – e Dudu – por 27 vezes –, também já usaram em seus braços o adereço de autoridade máxima no time.

Jean titular

Outro jogador que vive um bom momento individual é Jean: após se firmar no Verdão como lateral em 2016 e 2017, o jogador estreou em 2018 na rodada anterior, contra o Grêmio, no meio de campo, após substituir Moisés. E hoje, diante do Ceará, pela primeira vez, entrou em uma partida dentre os 11 titulares. Vale lembrar que o atual camisa 17 havia se lesionado no começo da temporada e se recuperou plenamente há algumas semanas.

Dudu nos pontos corridos

Com 195 jogos pelo clube, Dudu marcou seu 48º gol com a camisa do Palmeiras, sendo o 28º pelo Brasileiro. Estas 28 bolas na rede apenas no Nacional fazem do camisa 7 o maior artilheiro palmeirense do Brasileirão desde que o torneio é disputado no sistema de pontos corridos (a partir de 2003).