Com atletas no profissional e na Seleção, intercâmbio com a base se consolida

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Nathan, um dos garotos participantes desta integração, representará o Verdão na Seleção Brasileira Sub-21A integração entre as categorias de base e o elenco profissional do Palmeiras tem avançado mais uma etapa nos últimos jogos da equipe no Brasileirão. Com diversos jogadores em intercâmbio com o time principal, o técnico Dorival Júnior tem dado oportunidade a garotos do Sub-20 e escalado alguns deles, inclusive, no time titular. Só nas duas últimas rodadas, o zagueiro Nathan e o lateral-direito João Pedro fizeram suas estreias com a camisa do Verdão.

A realização de jogos-treino do profissional contra times da base ainda é constante, e as comissões técnicas mantêm contato direto. Contra o Flamengo, no Pacaembu, cinco titulares da equipe alviverde foram formados em casa. O técnico Diogo Giacomini, do Sub-20, celebra a consolidação da integração entre base e formação e acredita que a base pode render ainda mais frutos ao clube.

“A categoria de base do Palmeiras sempre foi cobrada para revelar jogadores, mas sabemos que não adianta fazer uma boa formação na base se o profissional não revelar, não utilizar essa boa formação. Hoje isso é uma política do Palmeiras: está utilizando bem a base e colhendo os frutos. A médio prazo vai colher ainda mais. A base chega até o limite de idade de 20 anos, quem coloca o atleta na vitrine é o profissional”, disse Diogo Giacomini.

Além de Nathan e João Pedro, outros atletas também tiveram oportunidade de estrear nos últimos meses (casos de Léo Cunha, Erik, Eduardo Júnior e Gabriel Dias). Em boa fase, Nathan foi até convocado pelo técnico Alexandre Gallo para a Seleção Olímpica que disputará dois amistosos em outubro. Elogiado por Giacomini, ele era utilizado como volante até a Copa São Paulo deste ano, quando passou a jogar na zaga e apresentou grande evolução em seis meses.

“A convocação do Nathan é merecida. Ele é muito trabalhador, dedicado, comprometido. Após a Copa São Paulo nós vislumbramos para ele uma mudança de posição, por ter uma bola área boa, ser alto e rápido. Pensamos que ele poderia se tornar um zagueiro de alto nível. Ele aceitou a mudança, falou que ia se dedicar e está tendo uma evolução muito rápida. O profissional o colocou na vitrine. Ele merece estar na Seleção e vai representar bem o Palmeiras”, completou o técnico do Sub-20 do Verdão.