Com decisão de título e goleiro-técnico, Palmeiras e XV já duelaram 90 vezes

Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

Adversário do Palmeiras neste domingo (15), em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Paulista 2015, o XV de Piracicaba já cruzou o caminho palmeirense em outras 90 oportunidades – 58 triunfos palestrinos, 23 empates e apenas nove reveses. Curiosamente, o Verdão faz parte de alguns dos principais momentos do tradicional time do interior de São Paulo.

Em 1976, na melhor campanha do XV de Piracicaba na história do Paulistão, as duas equipes disputaram o título até a penúltima rodada da competição estadual, quando se enfrentaram. No confronto direto, o Verdão levou a melhor, venceu por 1 a 0 (gol de Jorge Mendonça) e assegurou mais um título para a sala de troféus do Palestra Italia.

Onze anos antes, os dois times realizaram a partida de inauguração do estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba, onde o XV manda seus jogos. O jogo, que terminou empatado em 0 a 0, foi válido pelo Campeonato Paulista daquele ano. O Verdão foi a campo com Valdir; Djalma Santos, Djalma Dias, Procópio e Ferrari; Dudu e Ademir da Guia; Gildo, Servílio, Tupãzinho e Rinaldo.

O último encontro entre as equipes aconteceu justamente no estádio piracicabano, em 2014, e, além da vitória do Palmeiras por 2 a 1, contou com um fato curioso. O treinador Gilson Kleina era o comandante palestrino à época e foi expulso da partida, assim como seu auxiliar-técnico, Juninho. Com isso, o goleiro Bruno (hoje emprestado ao Santa Cruz), que estava na reserva, assumiu o posto por alguns minutos.

Retrospecto

Os times já se enfrentaram 76 vezes em partidas válidas pelo Campeonato Paulista. Foram 51 vitórias palmeirenses, com 159 gols marcados, 16 empates e nove triunfos do time de Piracicaba. Na competição estadual, em 1954, o Verdão atropelou o XV por 8 a 1.

Como mandante no torneio paulista, o Palmeiras só foi superado uma vez em 39 jogos. Ainda aconteceram 32 vitórias alviverdes e outros seis empates.