Departamento de Comunicação

A equipe Sub-20 do Palmeiras venceu o Presidente Médici, do Maranhão, pelo placar de 8 a 0 na noite desta sexta-feira (12), no Allianz Parque, e garantiu lugar na próxima fase da Copa do Brasil da categoria. Os gols palestrinos foram marcados por Newton (3), Marino (2), Davi, Pedro Acácio e Vitinho.

Nas oitavas de final, o Verdão encara o Náutico, com duelos previstos para os dias 07 e 14 de abril – o confronto de ida terá mando palmeirense. Vale lembrar que a base palestrina é uma das maiores campeãs nacionais, com cinco títulos conquistados: Copa do Brasil Sub-17 (2017 e 2019), Supercopa Sub-17 (2019), Copa do Brasil Sub-20 (2019) e Brasileiro Sub-20 (2018).

Assim como na edição de 2020, a Copa do Brasil Sub-20 reúne 32 times na etapa inicial, sendo 27 campeões estaduais Sub-20 em 2019 e 2020 (por conta da pandemia da covid-19, diversos torneios locais não foram realizados, e a CBF adotou este critério para eleger os participantes), além de cinco vices estaduais da categoria das federações com melhor índice no Ranking Nacional – o Verdão entrou como atual campeão paulista.

Todos os duelos até a final são mata-mata com partidas de ida e volta, exceto nesta primeira fase. Não há o critério do gol qualificado e, em caso de empate nos resultados, a disputa da vaga será nos pênaltis. Além da Copa do Brasil Sub-20, o Palmeiras tem confirmado em seu calendário o Campeonato Brasileiro Sub-20 a partir do mês de maio.

O lateral-direito Davi, um dos estreantes da noite, marcou no primeiro tempo (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

O placar de 8 a 0 se tornou o maior da história do Allianz Parque entre todas as categorias. Além disso, o placar também é o mais elástico do Palmeiras dentre todas as participações do clube na Copa do Brasil Sub-20.

O jogo

O Verdão teve maior volume de jogo durante a primeira etapa, mas foi balançar às redes somente no final do período por esbarrar na marcação adversária. Aos 44, em jogada pela esquerda, o centroavante Newton, um dos estreantes da noite, tirou a marcação, driblou o goleiro e chutou rasteiro para abrir o placar.

Já nos acréscimos, o Alviverde chegou ao segundo gol contra o Presidente Médici-MA em bela trama individual pela direita do lateral Davi. O camisa 2 alviverde, também debutante pelo Sub-20 após passagem pelo Grêmio Novorizontino, cortou para dentro e arrematou forte, sem chances de defesa para Arley. Para fechar a conta do período, Newton, após confusão na área adversária, fez o terceiro na sobra de bola.

O Alviverde estreou com o pé direito na competição (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

No segundo tempo, o adversário pressionou e quase chegou ao gol duas vezes nos dez primeiros minutos, com grandes intervenções do goleiro Mateus. E foi só: depois disso, mais gols palmeirenses: Marino, que entrou no período, fez o quarto, de cabeça. Newton, em seguida, anotou o quinto em belo chute de primeira para garantir seu hat-trick na partida. Antes de ser substituído, Pedro Acácio fez bela jogada individual pelo meio, invadiu a área e anotou o sexto tento palmeirense.

O time adversário, nitidamente exausto, não conseguiu frear o ímpeto palmeirense como no primeiro tempo. Marino ainda fez mais um, e Vitinho, que também entrou no período, marcou de cabeça para fechar o placar.

Após o término da partida, os jogadores do Verdão doaram pares de chuteira para os garotos do Presidente Médici-MA (Foto: Fabio Menotti)

Palmeiras Sub-20: Mateus; Davi (Vitinho), Henri (Jhow), Zabala e Vitor Hugo; Ramon, Pedro Bicalho (Yago Andrade) e Pedro Acácio (Pluas); Kevin, Robinho (Marino) e Newton (João Pedro). Técnico: Wesley Carvalho