Com vantagem no retrospecto, Verdão visita Atlético-MG na abertura do returno

Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

Após 19 rodadas e a primeira metade do Brasileirão disputada, o Palmeiras volta a encarar o Atlético-MG, desta vez em Belo Horizonte, na primeira partida do returno da competição – o primeiro jogo, em São Paulo, terminou 2 a 2. Ao todo, as duas equipes já se encontraram 50 vezes em partidas válidas pelo principal campeonato nacional – foram 25 vitórias do Verdão, seis empates e 19 reveses.

Já o retrospecto geral registra 73 partidas em toda história. Foram 36 triunfos da equipe verde e branca, 11 resultados iguais e 26 derrotas. O Palmeiras marcou 104 gols e foi vazado em 86 oportunidades.

O primeiro encontro entre os times aconteceu em abril de 1938, quando o Verdão, com dois gols do ponta-direita Barrillote, venceu o time mineiro por 2 a 0, no Pa­lestra Italia. Outro dado a favor do Palmeiras é que, desde 1998, o recorde absoluto de invencibilidade pertence ao Alviverde, que emplacou sete vitórias consecutivas a partir de 1996 – os números também representam o maior registro de vitórias seguidas na história.

Também em 1996, o Verdão emplacou a maior goleada do retrospecto de jogos. Em partida válida pela Copa do Brasil daquele ano, o Palmeiras superou o Atlético-MG por 5 a 0 e avançou à fase seguinte do torneio.

No último encontro, no Allianz Parque, o Palmeiras foi a campo com Fernando Prass; Lucas, Victor Ramos, Vitor Hugo e Zé Roberto; Gabriel (Alan Patrick, 25'/2ºT), Robinho, Valdivia (Egidio, 14'/2ºT), Rafael Marques e Dudu (Kelvin, 25'/2ºT); Gabriel Jesus. Os gols do empate em 2 a 2 foram marcados por Vitor Hugo e Rafael Marques.