Palmeiras melhora na 2ª etapa, mas sofre revés contra Atlético-MG no Independência

Mariana Giovinazzo
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Robinho começou o jogo no banco, mas entrou no segundo tempoO Palmeiras foi até o Estádio Indepência, em Belo Horizonte, enfrentar o Atlético Mineiro pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, a primeira do segundo turno. Apesar de ter saído na frente, com um gol de Andrei Girotto logo aos 4 minutos, o Verdão não conseguiu segurar a vantagem e acabou superado pela equipe de Minas Gerais pelo placar de 2 a 1.

Com uma série de desfalques, o Verdão entrou em campo com uma escalação diferente. As mudanças foram todas no meio de campo: sem Gabriel – que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e não joga mais este ano, – Arouca, Cleiton Xavier e Robinho, o último no banco, os titulares neste domingo (23) foram Andrei Girotto, Amaral e Zé Roberto.

E, logo no começo do primeiro tempo, o volante Andrei Girotto já mostrou serviço. Aos 4, Lucas recebeu pela direita e cruzou para a área, na cabeça do camisa 28, que testou firme para abrir o placar no Independência. (Atlético-MG 0 x 1 Palmeiras)  

Jogando em casa e com o apoio de sua torcida, o time mineiro se jogou para o ataque, exigindo boas defesas de Fernando Prass. A velocidade do ataque atleticano logo funcionou: aos 17, Leandro Donizete foi até a linha de fundo e cruzou para Lucas Pratto empatar, também de cabeça. (Atlético-MG 1 x 1 Palmeiras)  

A equipe mandante tinha mais posse de bola e tomava as iniciativas no jogo, enquanto o Palmeiras era perigoso nos contra-ataques, principalmente com Dudu. Já os lançamentos longos tentados pelos jogadores alviverdes não eram efetivos.

Aos 35, o juiz marcou pênalti de Lucas em cima de Giovanni Augusto. Lucas Pratto bateu forte, no meio, e fez o segundo para o Atlético. (Atlético-MG 2 x 1 Palmeiras) Depois do gol, o ritmo diminuiu e o primeiro tempo terminou sem maiores acontecimentos.

Para a segunda etapa, Marcelo Oliveira tirou Egídio e colocou o meia Robinho. Com isso, Zé Roberto foi para a lateral-esquerda. Mesmo assim, o Verdão continuava com dificuldades na criação de jogadas.

Aos 12, o técnico palmeirense fez uma substituição ousada: trocou o volante Andrei Girotto pelo atacante Gabriel Jesus. O garoto mostrou personalidade e, aos 15, achou Alecsandro na área. O camisa 90 disputou com a defesa atleticana e mandou para o gol, mas o zagueiro Edcarlos se recuperou e tirou, quase em cima da linha.

Marcelo Oliveira fez sua terceira mudança, colocando Lucas Barrios na vaga de Alecsandro. O peruano logo teve sua chance de marcar, depois do cruzamento certeiro de Robinho, mas acabou cabeceando para fora.

A partir da metade do segundo tempo, a pressão no ataque era toda alviverde, com destaque para Gabriel Jesus. Mas o Atlético se defendia bem e impedia o gol de empate.

Aos 44, Lucas Barrios driblou o goleiro Victor e chutou para o gol aberto, mas Edcarlos chegou a tempo e salvou mais uma em cima da linha. Apesar de toda a pressão do Verdão no final, a partida terminou em 2 a 1 para o time mineiro, placar todo construído na primeira etapa.

O próximo compromisso do Palmeiras é novamente em Belo Horizonte, no Mineirão, na próxima quarta-feira (26), contra o Cruzeiro, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Pelo Brasileirão, o Alviverde recebe o Joinville em casa, no próximo domingo (30).

Escalação: Fernando Prass; Lucas, Vitor Hugo, Jackson e Egídio (Robinho); Amaral, Andrei Girotto (Gabriel Jesus) e Zé Roberto; Dudu, Rafael Marques e Alecsandro (Lucas Barrios)

Cartões amarelos: Lucas, Dudu e Gabriel Jesus

Gols

Atlético-MG: Lucas Pratto (17’ – 1º tempo; 35’ – 1º tempo)

Palmeiras: Andrei Girotto (4’ – 1º tempo)