Com vitória por 3 x 1, Palmeiras se garante na final do Paulista sub-20

Agência Palmeiras
Jairo Giovenardi

O time sub-20 [juniores] do Palmeiras bateu o Rio Claro, por 3 x 1, neste sábado (5), no estádio Palestra Itália, e garantiu vaga na grande final do Campeonato Paulista da categoria.

O atacante Afonso, artilheiro do time alviverde na competição, com oito gols, fez dois na partida, e o meia Gilson deu números finais ao placar.

No primeiro tempo, Palmeiras e Rio Claro não criaram muitas chances de gol, mas os juniores do Verdão chegaram ao gol aos 40 minutos, com Afonso, que aproveitou o rebote em cobrança de escanteio para fuzilar o goleiro Cléber.

Com Patrick no lugar de Zezinho, o Palmeiras tocou a bola nos primeiros minutos da etapa final, mas foi pressionado pelo adversário, que buscava o gol de empate para obter a vaga na decisão.

Pelo menos duas defesas difíceis do goleiro palmeirense Borges impediram o time do interior de chegar à igualdade.

Aos 14 minutos, quando conseguiu equilibrar as ações, o Verdão ampliou novamente com Afonso, após bela jogada de contra-ataque e drible seco, dentro da área, em cima do zagueiro. A bola ainda tocou no goleiro adversário, mas entrou mansamente para o fundo do gol.

Depois, a partida ficou aberta, já que o Rio Claro precisava de gols para ainda tentar a classificação. Já o Palmeiras, do técnico Juninho, passou a jogar nos contra-ataques para liquidar de vez a fatura e garantir uma vaga na final.

Aos 32 minutos, o Rio Claro diminuiu com o atacante Elton, em chute de fora da área no contrapé de Borges, e foi pra cima do Palmeiras para tentar o gol de empate. Mas, aos 40 minutos do segundo tempo, em novo contra-ataque, Gilson (que entrara no lugar de Felipe) acertou um belo chute da entrada da área e garantiu ao time sub-20 do Palmeiras o direito de disputar a final do Campeonato Paulista.

“É uma alegria muito grande. Mostrei minha capacidade e estou feliz por ter ajudado a equipe. Agora, temos de ir à decisão com a mesma seriedade, para buscar o título”, afirmou Gilson.

Na final, o Palmeiras encara o Grêmio Barueri, que perdeu o primeiro jogo para a Penapolense, por 2 x 0, mas deu o troco neste sábado (05), em Barueri, ao vencer por 3 x 1, e garantir a vaga por ter melhor campanha do que o adversário.