Confiante, Gómez reafirma busca por título do Brasileirão: ‘Seguiremos brigando’

Thiago Kimori
Departamento de Comunicação

De olho em mais um título do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras volta a campo nesta quarta-feira (30), às 19h30, para enfrentar o São Paulo, no Allianz Parque, pela 29a rodada do Campeonato Brasileiro – com 57 pontos, o Alviverde ocupa a vice-liderança do Nacional. Apesar da distância de 10 pontos para o líder Flamengo, o zagueiro Gustavo Gómez confia em um sucesso palestrino na competição.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_O zagueiro Gustavo Gómez marcou cinco gols nesta temporada

“O futebol brasileiro é muito competitivo, muito difícil. Nós temos de fazer a nossa parte. Temos de conquistar um resultado positivo amanhã (quarta) porque será muito importante. Enquanto tivermos possibilidade matematicamente, nós brigaremos. Temos um jogo importante e temos de conseguir a vitória para seguir brigando”, afirmou o defensor, valorizando a campanha do Verdão no Brasileiro de 2019.

“Todo mundo se prepara para ganhar. O Flamengo está passando por um momento muito bom. Acho que nós estamos fazendo uma boa campanha, mas os adversários também se preparam para ganhar. Seguiremos brigando e fazendo a nossa parte. Em quatro anos, o Palmeiras ganhou dois títulos brasileiros. Seguiremos brigando”, disse.

Já sobre o clássico deste fim de semana, o camisa 15 fez um alerta. “Será um jogo difícil, todo clássico é um jogo à parte. O São Paulo melhorou muito, mas nós faremos o nosso jogo. Temos de impor o nosso ritmo para ter um resultado positivo”, comentou o jogador, que confia na força do Palmeiras dentro de seus domínios para superar o rival.

“Acho que a torcida ajuda muito quando jogamos em casa. Amanhã estamos esperando por isso para ganharmos todos juntos”, concluiu Gustavo Gómez.

Os ingressos para o jogo entre Palmeiras e São Paulo, no Allianz Parque, estão à venda pelo site palmeiras.futebolcard.com, sendo que 25 mil já foram vendidos antecipadamente.

Confira os números de Gustavo Gómez pelo Palmeiras:

ZAGUEIRO-ARTILHEIRO DO TIME NO ANO, GÓMEZ ATINGE NÚMEROS HISTÓRICOS

Gustavo Gómez está de volta de suspensão devido o acúmulo do terceiro cartão amarelo e pode reforçar a zaga do Verdão nesta quarta (30), contra o São Paulo. Além de ser um dos grandes responsáveis pelo bom momento defensivo do Verdão, Gómez possui cinco gols em 2019 (e oito pelo clube no total, pois três foram marcados em 2018, ano em que chegou). Para um zagueiro, marcar cinco gols em um mesmo ano não é uma simples tarefa. Somente um grupo seleto até hoje no Verdão, ao qual o paraguaio se juntou, o fez. São eles: o colombiano Yerry Mina (que fez cinco gols na temporada de 2017), Vitor Hugo (que fez cinco gols em 2016), Luís Pereira (cinco gols em 1971 e outros cinco em 1972) e Bianco Gambini (cinco tentos em 1916).

GÓMEZ, VITOR HUGO E OUTROS ZAGUEIROS COM MAIS GOLS EM UM MESMO ANO

O maior zagueiro-artilheiro do Verdão em todos os tempos é Loschiavo, que marcou 11 gols em 1923 e, depois, repetiu o feito em 1925. Em seguida, está Vágner Bacharel, que em 1983 guardou nove bolas na rede, seguido de Cléber e Vitor Hugo, ambos com oito, em 1996 e 2015, respectivamente, e de Luis Pereira (com seis em 1974) e Nen (seis em 2004).

GUSTAVO GÓMEZ: GOLS EM CLÁSSICOS

São cinco gols em 2019 e oito no total. Desses todos, um pode ser considerado especial para Gustavo Gómez, que fez o segundo gol do triunfo por 2 a 0 justamente sobre o São Paulo, adversário da vez (na ocasião, o Alviverde bateu o Tricolor pelo Campeonato Brasileiro de 2018, em pleno Morumbi); aquele triunfo, aliás, fez com que o Maior Campeão do Brasil encerasse um jejum de 16 anos sem vencer do rival em sua casa. Marcar gol em clássicos para o zagueiro, aliás, não é novidade. Desde então, deixou sua marca novamente: desta vez contra o Santos, pelo Brasileirão de 2019, no Pacaembu, na vitória por 4 a 0 (fazendo o primeiro tento do duelo).

GUSTAVO GÓMEZ: HISTÓRICO E RECORDES NO VERDÃO

Contratado no meio do ano passado, vindo do Milan-ITA, Gustavo Gómez conquistou seu espaço no time rapidamente e se tornou um dos pilares do forte sistema defensivo do Palmeiras campeão brasileiro daquele ano. Em 2018, inclusive, o camisa 15 foi fundamental para a quebra do recorde de gols sofridos na conquista do decacampeonato brasileiro, com apenas 26 tentos tomados (marca anterior era de 32, alcançada no título de 2016).

GUSTAVO GÓMEZ EM 2019: NÚMEROS QUE CHAMAM A ATENÇÃO

Em 2019, o paraguaio vem mantendo o alto nível. Até aqui, disputou 37 partidas e ajudou o Palmeiras a sair de campo sem levar gols em 21 delas. Levando em conta somente o Brasileirão, o paraguaio participou de 17 das 28 rodadas e, em sete, delas a equipe não sofreu tentos.

GUSTAVO GÓMEZ: ZAGUEIRO DA SELEÇÃO PARAGUAIA

O zagueiro é figura constante na Seleção Paraguaia e, muitas vezes, inclusive, veste a braçadeira de capitão. Por sua nação, disputou a Copa América Centenário, em 2016, a Copa América de 2019, amistosos em também em 2019, além de ter participado de grande parte das partidas das Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia 2018.

GUSTAVO GÓMEZ: CAMPEÃO POR ONDE PASSOU

Amuleto. Essa é a palavra que melhor descreve Gustavo Gómez no futebol, pois, desde que o jogador se profissionalizou, defendeu quatro clubes e sempre conquistou títulos! No Libertad, foram dois Campeonatos Paraguaios. No Lanús, um Argentino. Já pelo Milan, levantou a taça da Supercopa da Itália. E pelo Palmeiras comemorou a conquista do Brasileirão.

RELEMBRE ESTA MARCA: LUAN E GÓMEZ FICARAM SEM SOFRER GOL HÁ 1121 MINUTOS

Em pouco tempo juntos, os zagueiros Gustavo Gómez e Luan fizeram história com a camisa do Palmeiras: o fato ocorreu no início da temporada de 2019, quando, a partir do Derby na 5ª rodada do Paulista, com a dupla em campo, o time alviverde ficou sem sofrer gol por 1121 minutos (sem considerar os acréscimos). Foram 998 minutos referentes aos dez duelos feitos pela dupla dentro dessa série (já descontando o tempo em que Luan saiu sentindo dores contra o Santos, pela 8ª rodada do Paulista de 2019, aos 27 da etapa inicial, e contra o Botafogo-RJ, pela 6ª rodada do Brasileiro, aos 26 do segundo tempo) e outros 83 correspondentes ao tempo restante do derby, pela 5ª rodada do Estadual, quando foi iniciada a sequência (logo após o time ter sido vazado aos sete minutos daquele clássico), somados aos 40 minutos do jogo contra o Internacional pela Copa do Brasil, minuto em que saiu o gol do time Colorado que pôs fim à série. O recorde na história palestrina sem tomar gol levando em conta uma dupla de zaga, entretanto, ainda pertence a Marcio e Vágner Bacharel que, em 1987, garantiram que o time ficasse por exatos 1121 minutos intransponível.