Departamento de Comunicação

As Palestrinas conquistaram a CONMEBOL Libertadores Feminina de forma invicta na última sexta-feira (28) e, de quebra, fecharam a campanha vitoriosa com o melhor ataque da competição: foram 19 gols em seis partidas disputadas, média superior a três bolas na rede por jogo.

O título também garantiu a vaga para a próxima edição do torneio (Foto: Staff Images Woman/CONMEBOL)

Na segunda rodada da fase de grupos, perante o Independiente Dragonas-ECU, o Palmeiras garantiu a vaga antecipada para as quartas de final ao aplicar a sua maior goleada no torneio: 7 a 0, gols de Ary Borges, Andressinha (duas vezes), Byanca Brasil, Bia Zaneratto e Bruna Calderan (duas vezes). O Verdão, aliás, foi o time que aplicou mais goleadas nesta Libertadores, somando também o placar de 3 a 0 sobre o Libertad Limpeño-PAR na primeira rodada e a imponente vitória por 4 a 1 em cima do Boca Juniors-ARG na grande decisão.

Esta foi a primeira vez que o Palmeiras participou da Libertadores Feminina e, diante disso, a meio-campista Duda Santos entrou para história ao se tornar a autora do primeiro gol palmeirense na competição – a camisa 7 inaugurou o marcador de falta na estreia diante do Libertad Limpeño-PAR. A atleta de Major Isidoro, interior de Alagoas, já havia sido fundamental em outra vitória nesta temporada ao marcar os dois tentos da vitória sobre o Corinthians que quebrou um tabu de 17 anos em Derby, em junho, pelo Campeonato Brasileiro.

Foram 19 gols em seis partidas (Foto: Staff Images Woman/CONMEBOL)

No quesito artilharia, a disputa foi acirrada e a primeira colocação ficou com a meia Ary Borges e as atacantes Bia Zaneratto e Byanca Brasil, todas com três tentos cada. Em seguida, vieram a meia Andressinha, a lateral-direita Bruna Calderan e a zagueira Poliana, com dois. A atacante Carol Rodrigues, a meia Duda Santos, a lateral-esquerda Katrine e a zagueira Day Silva também balançaram as redes no torneio sul-americano. “Muitas pessoas não acreditavam em nós. Conseguimos nos juntar e nos adaptar na altitude para trazer o título para o Verdão”, falou Byanca.

Ary balançou as redes em 32 oportunidades com a camisa alviverde (Foto: Staff Images Woman/CONMEBOL)

Os gols marcados por Ary e Bia na competição também as deixaram mais próximas do topo da artilharia do futebol feminino do Verdão em todos os tempos: elas agora são vice-artilheiras com 32 bolas na rede, atrás apenas de Carla Nunes, que marcou 37 vezes entre 2019 e 2020.

“Fiquei surpresa quando soube desses números. É um momento muito especial, estou muito feliz de poder ajudar a equipe com gols e marcar meu nome na história do clube. Espero viver mais coisas especiais vestindo essa camisa. Não tenho dimensão de tudo isso, talvez lá na frente consiga entender um pouco”, disse Ary.

A dupla coleciona boas atuações em 2022 e disputa o posto de maior goleadora da temporada. A Imperatriz, líder de assistências do time (18), fez 17 tentos, enquanto Ary vem logo atrás com 13. Junto com a companheira de clube Duda, elas foram campeãs da Copa América representando o Verdão na Seleção Brasileira, em julho deste ano.

“Espero poder ajudar colocando mais bolas na rede, mas sei que tenho uma boa concorrente, até porque é a Imperatriz”, brinca sobre a concorrência com a Bia Zaneratto.

O Palmeiras ainda tem pela frente a disputa do Campeonato Paulista Feminino, em que também é destaque quando o assunto é gol. As Palestrinas têm o segundo melhor ataque do torneio estadual com 21 tentos, só atrás do Santos, com 27.