Departamento de Comunicação

Glauco com a filha e a esposa em Dubai (Acervo Pessoal)

O paulistano Glauco Iervolino cresceu em Perdizes, bairro da Zona Oeste de São Paulo, e aos três anos de idade começou a frequentar o Estádio Palestra Italia, localizado a 15 minutos a pé do apartamento onde morava com a família. O trabalho, porém, distanciou o palmeirense do time que tanto ama – em 2006, quando tinha 21 anos, ele se mudou para a Austrália ao conseguir emprego em uma empresa de manutenção de aeronaves. Promovido a gerente comercial, foi transferido em 2009 para os Emirados Árabes Unidos, onde criou, em conjunto com o Departamento de Interior, o Consulado do Palmeiras em Dubai.

Glauco não conteve a emoção quando a Fifa anunciou, em outubro de 2021, que a próxima edição da Copa do Mundo de Clubes seria realizada na capital emiradense Abu Dhabi, situada a 140 km de Dubai. Afinal, no mês anterior, o Verdão havia avançado à decisão da Conmebol Libertadores, cujo campeão se classificaria para o Mundial.

“Desde que conquistamos a Libertadores, em 1999, sonho em ver o Palmeiras no Mundial. Meu pai e eu chegamos a olhar passagens para o Japão na época, mas eram caras demais”, lembra-se Glauco, de 36 anos. “Em 2021, fiz de tudo para ir ao Catar, mas as fronteiras estavam fechadas por causa da pandemia. Nem acredito que terei, enfim, essa oportunidade, e justamente no jardim da minha casa”, brinca.

> Clique aqui e conheça todos os Consulados do Palmeiras.

Diferenças culturais

A bandeira do Palmeiras no Burj Khalifa, em Dubai (Acervo Pessoal)

Com a experiência de quem vive nos Emirados Árabes Unidos há 13 anos, Glauco tem se empenhado em ajudar os palmeirenses que planejam viajar ao Oriente Médio para acompanhar o Maior Campeão do Brasil. Junto com o casal palestrino Jéssica e Paulo, que também reside em Dubai, ele vem publicando, nas redes sociais do Consulado, dicas culturais e informações relevantes sobre as regras sanitárias que devem ser cumpridas pelos torcedores para entrar no país e nos estádios.

O retorno tem sido positivo. A conta do consulado no Instagram, que tinha menos de 100 seguidores até novembro, hoje conta com 1,8 mil. “Fazemos questão de responder a todas as mensagens. Queremos que o palmeirense chegue o mais preparado possível aos Emirados Árabes”, diz Glauco. “É um país extremamente seguro, excelente para viver, mas com costumes diferentes dos que estamos habituados no Brasil.”

Entre os temas aos quais os palestrinos precisam ficar atentos, o gerente comercial cita a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em locais não autorizados. “Os Emirados Árabes são um país muçulmano, com leis rígidas, e o torcedor tem de estar ciente disso. Você não pode, por exemplo, tirar foto de um emiradense na rua sem o consentimento dele”, alerta. “Sugiro também que os casais sejam cuidadosos e evitem demonstrações de afeto em locais públicos.”

Cada vez maior

Os Consulados do Palmeiras são grupos de associados que representam o Verdão em cidades do interior de São Paulo, do Brasil e do mundo. Essas comunidades de torcedores se reúnem para assistir aos jogos do Alviverde, organizam encontros e promovem ações de responsabilidade social. Cabe ao cônsul a missão de fazer a ponte entre os palmeirenses da sua região e o Maior Campeão do Brasil.

Adepto do Avanti, Glauco inaugurou o Consulado de Dubai após a vitória do Palmeiras na final da Libertadores de 2020, contra o Santos. Foi a forma que encontrou de atenuar a saudade do time do coração e mobilizar a comunidade palestrina no país asiático.

“Temos a ambição de fazer com que o Consulado continue crescendo mesmo após o Mundial”, diz o gerente comercial. “Há cada vez mais brasileiros vivendo aqui e, consequentemente, cada vez mais palmeirenses. Queremos ter um espaço fixo em um bar para vermos juntos os jogos e ajudar as pessoas mais necessitadas, inclusive de países vizinhos. Estou confiante de que os Emirados Árabes vão entrar na história do Palmeiras como o lugar onde ganhamos o bi mundial.”

Torcedores se reuniram em Dubai para ver a final da Libertadores de 2021 (Acervo Pessoal)