Departamento de Comunicação

A equipe Sub-20 do Palmeiras enfrenta o São Paulo neste sábado (22), às 19h, na Arena Barueri, pela semifinal da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Valendo uma vaga na final do torneio, o Choque-Rei será transmitido pelo SporTV e pela Rede Vida.

Classificado na liderança do Grupo 28 da primeira fase, o Alviverde chega à semifinal com seis vitórias, um empate, 24 gols marcados e apenas cinco sofridos. Endrick, com cinco bolas na rede, é o artilheiro da equipe.

Este será o sexto Choque-Rei na história da Copinha. Os encontros pela competição tiveram início em 1974, pelas quartas de final da competição, com vitória alviverde por 2 a 1. Além disso, o Verdão chega pela 12ª vez a uma semifinal da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

“Clássico é clássico. Não tem favorito. Será um grande jogo, e vamos encarar este duelo como todos os outros. É mais uma decisão para nós, e estamos focados em mostrar o melhor futebol em busca do nosso principal objetivo na competição”, declarou o volante Fabinho, presente em todas as partidas do Verdão na Copinha até aqui.

O volante Fabinho tem dois gols marcados na Copinha (Foto: Fabio Menotti)

Torcida

O regulamento da competição determina que clássicos entre os grandes clubes do estado – assim como já acontece desde 2016 – seja disputado sem a presença de torcedores visitantes. Por ser jogo único, o São Paulo terá direito a jogar diante de sua torcida por ter melhor campanha no torneio.

Competição

A edição de 2022 da Copa São Paulo de Futebol Júnior reúne 128 clubes divididos em 32 grupos com quatro times cada na primeira fase e sedes espalhadas por todo o Estado de São Paulo.

Avançaram à segunda fase as duas melhores campanhas de cada chave. Desta etapa até a final, os confrontos eliminatórios são únicos.

Protocolos sanitários

Durante a Copinha, o clube tem seguido uma rotina diária de testagens para atletas, comissão técnica e staff, a fim de identificar traços da Covid-19 e, em casos positivos, realizar imediatamente o isolamento do infectado para que cuidados médicos sejam tomados.

A medida visa frear a disseminação do vírus, já que os índices de contágio aumentaram no país nos últimos tempos.

Curiosidades

Dos 30 inscritos na competição, 13 atletas atuaram pelo elenco profissional alviverde em 2021: os zagueiros Lucas Freitas, Michel e Naves, os laterais Garcia, Lucas Sena e Vanderlan, os meio-campistas Fabinho, Jhonatan e Pedro Bicalho e os atacantes Gabriel Silva, Giovani, Kevin e Vitinho. Além deles, os goleiros Mateus e Kaique já chegaram a ser relacionados para jogos do time principal, mas não entraram em campo.

As melhores colocações palestrinas na Copinha vieram nos anos de 1970 e 2003, quando o time se sagrou vice-campeão do torneio. Na última década, o Alviverde alcançou a semifinal da competição em duas oportunidades: 2013 e 2015 (neste ano com Gabriel Jesus no elenco).

Cria da Academia, o atacante Gabriel Jesus, hoje astro do Manchester City, foi um dos principais nomes do Palmeiras na Copinha de 2015 (Foto: Cesar Greco)

Esta é a Copa São Paulo em que o Verdão tem no elenco mais atletas que já disputaram a competição ao menos uma vez. São nove no total: Garcia, Vanderlan, Gabriel Silva, João Pedro (todos pelo Palmeiras), Lucas Sena (São Paulo), Pedro Bicalho (Cruzeiro), Vitinho (Grêmio Novorizontino), Daniel e Kevin (ambos Desportivo Brasil).

O recorde anterior foi estabelecido em 2013, quando o time palestrino tinha sete jogadores com mais de uma participação na Copinha: Vinicius (G), Luiz Gustavo, Bruno Dybal, Bruno Sabiá, Diego Souza, Walter (G) e Gabriel Dias.

Mais números

> Contados os jogos da atual edição, o Palmeiras soma 220 jogos na história da Copinha, com 117 vitórias, 47 empates e 56 derrotas, além de 455 gols marcados e 241 sofridos;

> Com a vitória diante do Oeste, o Palmeiras igualou o recorde de vitórias obtido em 2004, com seis triunfos em sete jogos;

> Já na Copinha de 2003, o Verdão obteve seu recorde de gols marcados (26);

> Nas edições de 1975 e 1978 da Copinha, o Palmeiras não sofreu gols, com quatro jogos disputados em cada.

> Maior goleada a favor: 09/01/1999 – Palmeiras 8×0 Flamengo-SP, em Guarulhos-SP;

> Atleta com mais gols em um jogo: Chistopher – 4 gols (2015 – Palmeiras 6×1 Murici-AL);

> Atleta mais novo a marcar pelo Palmeiras: Endrick (15 anos, 5 meses e 11 dias – Palmeiras 6 x 1 ASSU-RN – 2022);

> Equipes que mais enfrentou: Santos, Nacional-SP e Grêmio-RS (seis vezes cada).

O atacante William “Coração Valente”, em 2004, foi o artilheiro da Copinha pelo Palmeiras com sete gols marcados (Foto: Rubens Cavallari/Folhapress)

Confira abaixo os jogos do Palmeiras na Copinha:

– Semifinal

22/01 – 19h: São Paulo x Palmeiras – Arena Barueri

– Quartas de final

19/01: Palmeiras 5 x 2 Oeste – Arena Barueri
Gols: Gabriel Silva, Giovani (2), Endrick e Pedro Bicalho

– Oitavas de final

17/01: Internacional 1 x 2 Palmeiras – Distrital do Inamar
Gols: Jhonatan e Lucas Flores (contra)

– Terceira fase

15/01: Atlético-GO 0 x 3 Palmeiras – Distrital do Inamar
Gols: Fabinho, Gabriel Silva e Vitinho

– Segunda fase

13/01: Palmeiras 4 x 0 Mauá FC – Distrital do Inamar
Gols: Fabinho, Garcia, Vitinho e Kevin

– Primeira fase

05/01: Palmeiras 6 x 1 Assu-RN – Distrital do Inamar
Gols: Jhonatan, Gabriel Silva,  Endrick (2x) e João Pedro (2x)

08/01:  Real Ariquemes 0 x 3 Palmeiras – Distrital do Inamar
Gols: Vitinho e Endrick (2x)

11/01: Água Santa 1 x 1 Palmeiras – Distrital do Inamar
Gol: contra