Dia do Palmeiras: clube comemora 71 anos da Arrancada Heroica

Agência Palmeiras

O dia 20 de setembro de 1942 é simbólico na história da Sociedade Esportiva Palmeiras. Em meio à perseguição política e ao preconceito sofrido pelo clube durante a Segunda Guerra Mundial, a instituição se viu obrigada a mudar de nome. Em episódio eternizado como a Arrancada Heroica, há 71 anos, o Palestra Italia morria líder e o Palmeiras nascia campeão.

Como forma de homenagem ao clube que tantas vezes honrou a cidade de São Paulo, foi sancionada em novembro de 2005 a Lei Nº 14.060, que oficializou o “Dia do Palmeiras” como parte do Calendário Oficial do Município. O presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, ressalta a importância da data na criação da identidade palmeirense na cidade.

“A Arrancada Heroica foi um dos momentos mais complicados e emblemáticos da história da Sociedade Esportiva Palmeiras. Em 1942, por motivo político, o velho Palestra Italia foi obrigado a mudar de nome, às vésperas do jogo decisivo do Campeonato Paulista daquele ano. São em momentos difíceis como este que demonstramos nossa fibra e sangue na veia para superar todos os problemas que sugiram em nossa história. No dia 20 de setembro de 1942, com muita honra, o velho Palestra morreu líder e o novo Palmeiras nasceu campeão, em jogo histórico no Pacaembu, onde o adversário até fugiu de campo!”, declarou Nobre, ao Site Oficial do Palmeiras.

Confira um resumo dos episódios que culminaram na Arrancada Heroica do Palmeiras:

Após decreto do presidente Getúlio Vargas em meio à Guerra, qualquer entidade foi proibida de usar nomes com referência aos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Em concordância com a postura brasileira de se manter ao lado dos países aliados, ainda em 1942, o Palestra Italia passou a se chamar Palestra de São Paulo. Apesar de “palestra” ser uma expressão de origem grega, a mudança não foi o bastante para acalmar a enorme pressão sobre o clube.

Com risco de perder seu patrimônio para um rival e ainda ser excluído do Campeonato Paulista, no qual era líder, o Palestra foi obrigado, mais uma vez, a mudar de nome. No dia de 14 de setembro, em reunião da diretoria palestrina, surgiu a Sociedade Esportiva Palmeiras.

A decisão do Paulista, diante do São Paulo Futebol Clube, foi tensa. Com ânimos acirrados pelo episódio da troca de nome (que contou com apoio público do rival), o Palmeiras subiu ao gramado do Pacaembu carregando a bandeira do Brasil, sob comando do capitão do Exército Adalberto Mendes. A medida impediu as vaias e o time ganhou a confiança da torcida.

Com vantagem por 3 a 1 no placar, Og Moreira sofreu falta dentro da área e o pênalti foi marcado a favor do Palmeiras. O São Paulo, instruído a tratar os atletas rivais como “inimigos da pátria”, desistiu da partida e abandonou o campo. Ainda que o árbitro tenha esperado o término do tempo regulamentar para apitar o fim de jogo, a festa era alviverde no Pacaembu. Campeã e “abraçada” pelos paulistanos, nascia assim a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Clique aqui e saiba mais sobre a “Arrancada Heroica” em reportagem especial publicada no Site Oficial do Palmeiras no ano passado em comemoração aos 70 anos da data

Confira também a reportagem especial do Esporte Espetacular que foi ao ar em setembro de 2012:

var element = document.getElementById(player-wrapper);
new WM.Player( { videosIDs: 2835335,
width: 600,
height: 400 } ).attachTo(element);