Elenco faz testes para coronavírus e apenas um jogador é afastado das avaliações presenciais

Departamento de Comunicação

O Palmeiras realizou na última quinta-feira (18) a primeira rodada de testes no elenco profissional para detectar possíveis infecções pelo novo coronavírus. Dentre 30 jogadores examinados no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo-SP, apenas um testou positivo e está preventivamente afastado das avaliações presenciais a serem feitas a partir da terça-feira (23) na Academia de Futebol.

Outros três atletas também tiveram resultado positivo durante o período sem atividades, mas já estão recuperados e, depois de realizarem uma série de exames cardiorrespiratórios complementares, foram liberados para as avaliações. Os quatro casos detectados não apresentaram sintomas da Covid-19, e o zagueiro Gustavo Gómez é o único que ainda não fez os testes.

De 26 membros de diretoria, comissão técnica e Núcleo de Saúde e Performance examinados, também só um teve resultado positivo e já está recuperado. A próxima rodada de testes em elenco e staff será realizada nesta segunda-feira (22), na Academia de Futebol. Novas rodadas de testagem estão programadas para as próximas semanas, obedecendo orientações da Federação Paulista de Futebol e das autoridades sanitárias para garantir uma pesquisa epidemiológica bem apurada no clube.

Na semana anterior, outros 73 testes foram realizados em funcionários que trabalham na Academia de Futebol, com seis resultados positivos: três já estão recuperados e três permanecerão afastados até a próxima quinta-feira (25).

A partir de terça-feira (23), o Palmeiras iniciará uma série de avaliações físicas, fisiológicas e bioquímicas em seu centro de treinamento sob rígido protocolo de segurança. As análises visam averiguar e corrigir as perdas e deficiências que o longo período de afastamento dos treinos específicos em respeito ao isolamento social possa ter causado a cada atleta.

Os procedimentos na Academia de Futebol foram todos adequados para mitigar o risco de contaminação e prover o máximo de segurança aos profissionais e demais pessoas que participam da rotina da equipe. As diretrizes foram compiladas em um manual de boas práticas elaborado pelo Núcleo de Saúde e Performance do clube junto a profissionais do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Sírio Libanês.