Departamento de Comunicação

O time Sub-20 do Palmeiras encara o Real Ariquemes, de Rondônia, neste sábado (08), às 11h, no estádio Distrital do Inamar, em Diadema-SP, pela segunda rodada do Grupo 28 da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O duelo será transmitido pelo SporTV.

O adversário é inédito na história do Alviverde pela competição. O mesmo ocorreu no jogo de estreia, na vitória por 6 a 1 diante do ASSU, do Rio Grande do Norte. Além disso, o duelo com o Água Santa, pela última rodada do Grupo 28, também nunca ocorreu pela Copinha, apenas pelo Paulista Sub-20.

O time treinado por Paulo Victor Gomes é o líder do grupo com três pontos ganhos, empatado com o Água Santa, mas com vantagem no saldo de gols (5 a 1).  Se vencer o time rondoniense, o Verdão está matematicamente garantido na próxima fase caso o ASSU não vença a outra partida do dia.

Jhonatan marcou o primeiro gol do Verdão na Copinha (Foto: Fabio Menotti)

Desfalques

Três atletas da equipe foram alçados nesta sexta-feira (07) pelo técnico Abel Ferreira aos treinos do elenco profissional: são eles o zagueiro Jhow, o meio-campista Bruno Menezes e o atacante Kevin, que estão sendo observados pela comissão técnica portuguesa.

Além deles, o zagueiro Michel e o atacante Daniel seguem se recuperando de lesão. Já o goleiro Mateus, o zagueiro Lucas Freitas e o meio-campista Pedro Bicalho desfalcam a equipe por terem testado positivo para a Covid-19. Todos estão assintomáticos e em isolamento.

Vale lembrar que o Verdão está concentrado e tem testado diariamente todos os atletas, comissão e staff de jogo visando minimizar o contágio e frear a disseminação do vírus.

Competição

A edição de 2022 da Copa São Paulo de Futebol Júnior reúne 128 clubes divididos em 32 grupos com quatro times cada na primeira fase e sedes espalhadas por todo o Estado de São Paulo.

Avançam à segunda fase as duas melhores campanhas de cada chave. Desta etapa até a final, serão realizados confrontos eliminatórios únicos.

Curiosidades

Dos 30 inscritos na competição, 13 atletas atuaram pelo elenco profissional alviverde em 2021: os zagueiros Lucas Freitas, Michel e Naves, os laterais Garcia, Lucas Sena e Vanderlan, os meio-campistas Fabinho, Jhonatan e Pedro Bicalho e os atacantes Gabriel Silva, Giovani, Kevin e Vitinho. Além deles, os goleiros Mateus e Kaique já chegaram a ser relacionados para jogos do time principal, mas não entraram em campo.

Na Região do Grande ABC Paulista, além desta segunda partida em Diadema, a cidade de Santo André recebeu o Palmeiras em oito partidas (três vitórias, três empates e duas derrotas), Mauá em uma partida (uma vitória) e São Caetano do Sul também em uma partida (um empate). São Bernardo do Campo, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra nunca receberam partidas do Alviverde na Copinha.

As melhores colocações palestrinas na Copinha vieram nos anos de 1970 e 2003, quando o time se sagrou vice-campeão do torneio. Na última década, o Alviverde alcançou a semifinal da competição em duas oportunidades: 2013 e 2015 (neste ano com Gabriel Jesus no elenco).

Cria da Academia, o atacante Gabriel Jesus, hoje astro do Manchester City, foi um dos principais nomes do Palmeiras na Copinha de 2015 (Foto: Cesar Greco)

Esta também será a Copa São Paulo em que o Verdão terá no elenco mais atletas que já disputaram a competição ao menos uma vez. São nove no total: Garcia, Vanderlan, Gabriel Silva, João Pedro (todos pelo Palmeiras), Lucas Sena (São Paulo), Pedro Bicalho (Cruzeiro), Vitinho (Grêmio Novorizontino), Daniel e Kevin (ambos Desportivo Brasil).

O recorde anterior foi estabelecido em 2013, quando o time palestrino tinha sete jogadores com mais de uma participação na Copinha: Vinicius (G), Luiz Gustavo, Bruno Dybal, Bruno Sabiá, Diego Souza, Walter (G) e Gabriel Dias.

Mais números

> Com a vitória diante do ASSU-RN, o Palmeiras soma agora 214 jogos na história da Copinha, com 112 vitórias, 46 empates e 56 derrotas, além de 437 gols marcados e 237 sofridos;

> A edição de 2004 foi a com mais vitórias palmeirenses na história (seis), enquanto que a de 2003 foi a de maior número de gols marcados (26);

> Nas edições de 1975 e 1978 da Copinha, o Palmeiras não sofreu gols, com quatro jogos disputados em cada.

> Maior goleada a favor: 09/01/1999 – Palmeiras 8×0 Flamengo-SP, em Guarulhos-SP;

> Atleta com mais gols em um jogo: Chistopher – 4 gols (2015 – Palmeiras 6×1 Murici-AL);

> Atleta mais novo a marcar pelo Palmeiras: Endrick (15 anos, 5 meses e 11 dias – Palmeiras 6 x 1 ASSU-RN – 2022);

> Equipes que mais enfrentou: Santos, Nacional-SP e Grêmio-RS (seis vezes cada).

O atacante William “Coração Valente”, em 2004, foi o artilheiro da Copinha pelo Palmeiras com sete gols marcados (Foto: Rubens Cavallari/Folhapress)

 

Veja abaixo os jogos do Palmeiras na Copinha 2022:

> Primeira fase

05/01: Palmeiras 6 x 1 ASSU-RN – Distrital Inamar
Gols: Jhonatan, Gabriel Sliva, Endrick (2) e João Pedro (2)

08/01 – 11h: Real Ariquemes-RO x Palmeiras – Distrital Inamar (SporTV)
11/01 – 15h15: Água Santa x Palmeiras – Distrital Inamar (SporTV)