Em partida emocionante, Palmeiras bate Internacional e avança às semis da Copa do Brasil

João Abel
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag.Palmeiras/Divulgação_Um dos destaques do Verdão, Vitor Hugo anotou o primeiro gol do jogoEm um duelo eletrizante do início ao fim, o Palmeiras bateu o Internacional no Allianz Parque por 3 a 2 e garantiu vaga nas semifinais da Copa do Brasil 2015, após ter arrancado empate por 1 a 1 na partida de ida.

Mesmo com a vantagem de poder empatar por 0 a 0 e conquistar a vaga, o Verdão começou trocando passes no campo de ataque nos primeiros momentos, enquanto o Inter apostava nas investidas pelos lados do campo.

Logo na primeira oportunidade de gol da partida, aos sete minutos, Zé Roberto cobrou escanteio perfeito para Vitor Hugo, que subiu de cabeça e desviou no canto de Alisson, abrindo o marcador na arena. (Palmeiras 1×0 Internacional)

Com o gol, o time colorado passou a apertar a saída de bola e a trocar maior número de passes no território palmeirense, mas a forte marcação e os desarmes precisos da equipe alviverde impediam a criação do Internacional.

Aos 20 minutos, Robinho caiu no gramado sentindo uma dor na virilha e pediu para ser substituído. Em seu lugar, Marcelo Oliveira optou por colocar o atacante Rafael Marques, deixando Dudu mais próximo da armação da equipe.

Com o duelo bastante equilibrado, o Internacional apostou principalmente nas arrancadas dos meias Valdívia e Anderson, além de levantar muitas bolas paradas na área, sem levar grande perigo à meta palestrina.

A melhor chance dos gaúchos aconteceu aos 35. Após cobrança de escanteio, Nilton subiu e cabeceou na trave. No rebote, Ernando ficou cara a cara com Fernando Prass, mas Amaral, travou de forma providencial e salvou o Verdão de sofrer o empate.

A resposta palmeirense veio na sequência. Dudu recebeu na esquerda e arriscou lançamento para a grande área, onde estava Lucas. Na marcação do lateral alviverde, Alex acabou tocando o camisa 32 por trás e cometeu pênalti para o Verdão. Na batida, Zé Roberto bateu com categoria, tirando de Alisson, e ampliou a vantagem. (Palmeiras 2×0 Internacional)

As duas equipes seguiram com muita velocidade, mas sem grandes chances antes do intervalo. Para a segunda etapa, Marcelo resolveu tirar Amaral – amarelado na partida – e colocou Andrei Girotto em sua vaga.

O primeiro minuto da etapa final foi agitado. Rodrigo Dourado recebeu lançamento dentro da grande área e cabeceou com perigo, obrigando Fernando Prass a salvar o Verdão. Na sequência, Gabriel Jesus deu ótimo passe para Rafael Marques, que emendou cruzado, mas Alisson encaixou a bola.

Com o Inter precisando buscar o resultado, o Palmeiras passou a usar os contra-ataques como arma para ameaçar o colorado. Mas, aos 12 minutos, quem acertou ofensivamente foi a equipe gaúcha. Anderson tentou o passe pela esquerda, a bola bateu em Jackson e sobrou para o próprio camisa 8, que ficou frente a frente com Prass e diminuiu o placar. (Palmeiras 2×1 Internacional)

 Aos 15, foi a vez de Dudu fazer boa jogada pelo lado direito e cruzar na área. A zaga do Inter afastou o perigo e, no rebote, o próprio Dudu arriscou de primeira e a bola raspou o travessão adversário.

Depois do gol do Inter, a partida ficou tensa e a equipe gaúcha partiu para cima em busca de um gol que lhe garantiria a classificação. Aos 23, Valdívia fez boa jogada na entrada da área e arriscou colocado, mas Prass caiu e ficou com a bola.

O duelo, carregado de emoção, ganhou ares ainda mais dramáticos quando, aos 28, Alex cobrou falta, Rodrigo Dourado – em posição de impedimento – desviou e Lisandro López tocou para o fundo das redes. O gol foi validado e o Internacional empatou a partida. (Palmeiras 2×2 Internacional)

A comemoração da torcida colorada no Allianz Parque durou muito pouco. Um minuto depois, o Palmeiras trocou passes no campo de ataque e a bola sobrou para Allione no lado direito. O argentino, que entrou no lugar de Gabriel Jesus durante o segundo tempo, cruzou na cabeça de Andrei Girotto, que raspou na bola e colocou de novo o Verdão na frente. (Palmeiras 3×2 Internacional)

Aos 43, Dudu fez linda jogada pela direita e tocou para Barrios. Na marca do pênalti, o paraguaio tocou dividindo com Alisson e perdeu a chance de matar o jogo para o Verdão.

Os quatro minutos de acréscimo do árbitro deram uma dose a mais de emoção na partida. E quando, aos 47, Lisandro López bateu de fora da área no ângulo, a torcida palestrina prendeu a respiração e viu Fernando Prass fazer um milagre e mandar para longe qualquer chance de eliminação.

Dois minutos depois, Wilton Pereira Sampaio apitou o fim de jogo e a festa tomou conta do Allianz Parque, tomado por mais de 33 mil palestrinos. Com o resultado, o Verdão está na semifinal da Copa do Brasil e vai enfrentar o Fluminense, que eliminou o Grêmio em Porto Alegre.

O próximo compromisso do Verdão será fora de casa. No domingo (4), às 18h30, o time enfrenta a Chapecoense pelo Campeonato Brasileiro.

Escalação: Fernando Prass; Lucas, Jackson, Vitor Hugo e Zé Roberto; Amaral (Andrei Girotto), Arouca e Robinho (Rafael Marques); Dudu, Gabriel Jesus (Allione) e Lucas Barrios.

Cartões amarelos: Dudu, Amaral, Lucas

Gols

Palmeiras: Vitor Hugo (7’ – 1º tempo), Zé Roberto (38’ – 1º tempo), Andrei Girotto (29’ – 2º tempo)

Internacional: Anderson (12’ – 2º tempo), Lisandro López (28’ – 2º tempo)