Arqueira do Palmeiras estreia no Pan de Toronto nesta terça e busca medalha inédita

Departamento de Comunicação

A arqueira palmeirense Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Esta é a terceira vez que Sarah Nikitin disputa os Jogos Pan-Americanos estreia nesta terça-feira (14) nos Jogos Pan-Americanos de Toronto com a Seleção Brasileira, no Varsity Stadium. Com boas conquistas internacionais nos últimos anos, a atleta faz a sua terceira participação em Pans e tenta a sua primeira medalha na competição. Ela e os mesatenistas Gui Lin e Hugo Hoyama, como técnico, serão os representantes do Verdão no evento.

A arqueira começou a atirar no Arco e Flecha Bandeirantes, em 2003, mas foi a partir de 2011 que sua carreira deslanchou. Nesse ano, ela chegou ao Alviverde, também passou a treinar com a Seleção e ainda foi a primeira brasileira a romper a barreira dos 1.300 pontos. Já em 2013, mais um feito importante: ficou em oitavo lugar no Campeonato Mundial da Turquia – colocação inédita ao país –, estabelecendo o recorde nacional feminino e masculino (este já superado) de 1.336 pontos.

A atleta do Palmeiras/Raycon ainda fez melhor em 2014. Conquistou ouro, prata e bronze nos Jogos Sul-Americanos do Chile e o vice nas duplas mistas da segunda etapa da Copa do Mundo, também em solo turco – algo jamais feito anteriormente por arqueiros do Brasil. Além do mais, Nikitin têm em seu currículo conquistas paulistas e brasileiras e as participações nos Pans de 2007, no Rio de Janeiro, e 2011, em Guadalajara, no México. Em ambas as ocasiões, ela chegou às oitavas de final no individual e também não disputou medalhas por equipes.

Agora, Sarah se sente mais prepara para obter resultados mais positivos. “O que almejo é fazer a minha melhor performance e terminar sabendo que fiz o meu melhor. A medalha é consequência disso. Como equipe, estamos mais fortes do que nas outras edições. Acredito que temos chances maiores de disputar medalhas”, diz a paulistana de 26 anos.

A boa expectativa para a competição se dá justamente pela sequência de marcas e vitórias obtidas desde que chegou ao Verdão. “Eu acho que, com o passar do tempo, as experiências e o trabalho contínuo, fico cada vez mais preparada. Nos últimos quatro anos, conquistei os melhores resultados da minha carreira e também passei por muitas coisas boas que não havia passado quando disputei os outros Pans”, afirma Sarah, que lidera o Paulista Outdoor desta temporada pelo Palmeiras/Raycon.

Estão ao lado de Nikitin no Pan do Canadá as arqueiras Ane Marcelle dos Santos e Larissa Feitosa, além de Daniel Xavier, Bernardo Oliveira e Marcus D’Almeida entre a equipe masculina. A etapa de qualificação acontecerá nesta terça (14), e a eliminatória, até a definição dos medalhistas, será de quarta (15) a sábado (18). Sarah disputará por equipes e individual.

“Eu me sinto sempre honrada em representar o Brasil. Estar em um evento como esse é um momento muito especial na vida de um atleta e sou muito grata por já estar na minha terceira participação”, completou a palmeirense.

No mês de agosto, também em Toronto, acontecerão os Jogos Parapan-Americanos, e o time do Palmeiras/Raycon terá o arqueiro Julio Cesar de Oliveira como representante na Seleção Brasileira. Acostumado com conquistas nacionais e até internacionais servindo o país, o atleta disputará o torneio pela segunda vez, já que esteve presente em Guadalajara, sendo o melhor brasileiro colocado de sua categoria, com o quinto lugar.