Arqueiro Ademar Carlini fica a dois pontos de medalha inédita no Brasileiro

Departamento de Comunicação

Heron Ledon/Divulgação_Ademar Carlini é heptacampeão brasileiro outdoor e fez boa campanha em 2016O grande destaque do Palmeiras/Raycon nesta quinta-feira (3) no Campeonato Brasileiro Adulto e Paracampeonato Brasileiro de Tiro com Arco foi o arqueiro paralímpico Ademar Carlini. Heptacampeão brasileiro outdoor, o atleta do Verdão teve um ótimo desempenho no Parque Ecológico de Campinas e ficou a apenas dois pontos de sua primeira medalha com o arco composto na competição.

As sete conquistas nacionais de Ademar são da época em que ele atirava com o arco recurvo, ou olímpico, como também é chamado. Por escolhas técnica e pessoal, o palestrino mudou de equipamento em 2014, após mais um título no Brasileiro de 2013, em Belo Horizonte (MG). Depois de passar por um período natural de adaptação, o palmeirense estava pronto para dar o seu melhor na edição do ano passado, em Goiânia (GO), mas teve uma lesão de última hora e não conseguiu participar.

Com a experiência de mais de uma década no tiro com arco, Ademar seguiu com conquistas em torneios paulistas e, em 2016, apesar de outras dificuldades, sagrou-se vice-campeão brasileiro indoor paralímpico – o combustível ideal para este Brasileiro Outdoor. O arqueiro alviverde fez uma boa etapa de classificação nesta quarta-feira (2), ficando na quarta colocação da categoria Composto Masculino Paralímpico, com 609 pontos dos 720 possíveis.

Os combates desta quinta (3) já teriam um grau maior de dificuldade para Ademar, devido a problemas em seu equipamento, mas a superação falou mais alto. Nas quartas de final, o palestrino derrotou com propriedade o pernambucano João Silva, da Associação da Pessoa com Deficiência, pelo placar de 123 a 120. Na semifinal, encarou Andrey de Castro, do Goiás Esporte Clube e representante do Brasil nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, e cresceu seu desempenho. O palmeirense vencia o duelo até a terceira rodada, mas acabou perdendo nos dois rounds finais: 141 a 135.

O embate pelo bronze foi ainda mais emocionante. Ademar Carlini enfrentou Eugênio Franco, da Federação Cearense de Tiro com Arco, que também fez toda a preparação internacional da Seleção Paralímpica ao Rio 2016. Após ficar atrás nas três primeiras rodadas, o atleta do Verdão buscou a virada e foi melhor nos últimos rounds, mas o rival levou a melhor por diferença de apenas dois pontos, fechando em 137 a 135.

Apesar de não ter conseguido a medalha, Ademar sai contente com o a quarta colocação no torneio, principalmente pelas dificuldades na temporada e pelo bom trabalho que fez no Brasileiro. “Foram ótimos combates. Fico satisfeito com meu rendimento, pois o ano foi muito difícil, com contusão e situações médicas. Mas o resultado final foi um ótimo ano”, avaliou Ademar Carlini.

Verdão em ação por equipes e duplas mistas

Os outros seis palmeirenses presentes no Brasileiro Adulto honraram a camisa do Verdão nesta quinta (3). Nas oitavas de final da categoria Composto Masculino Por Equipes, Rogerio de Lima (conhecido como Zero), Fabio Tassinari e Vilson Tonão não deram chances ao trio do Clube Italo Brasileiro – formado por Evando Viana, Marcos Fernandes e Maximiliano Favoreto, e venceram por 223 a 207. Nas quartas de final, enfrentaram André de Colo, Bruno Brassaroto e Frederico Tavares, do YellowBall Arco e Flecha. O duelo estava empatado até a terceira rodada, mas, no round final, os rivais foram superiores e tiveram o placar de 221 a 217. Assim, o grupo palestrino terminou na sexta colocação geral.

Fabio Tassinari ainda disputou os combates do Composto Duplas Mistas com a companheira Isabella Tonão. Eles avançaram às quartas de final com a desistência de um dueto do Arco e Flecha Bandeirantes. Os palmeirenses tiveram pela frente outra equipe do clube opoente, formada por Jean Pegolo e Larissa Oliveira. Os palestrinos cresceram ao longo das rodadas, mas os adversários acompanharam o ritmo e triunfaram por 149 a 140. A dupla do Palmeiras/Raycon fechou no quinto lugar.

Sarah Nikitin, representante brasileira nos Jogos Olímpicos Rio 2016, e Magdiel Santos competiram nas duplas mistas do arco recurvo, que funciona no sistema de sets e não em pontos corridos, como no composto. Eles enfrentaram nas oitavas de final Inaiá Rossi e Marcos Bortoloto, do Círculo Militar de Campinas, e fizeram um embate extremamente equilibrado. Cada dueto venceu dois sets, e a disputa foi para as flechas de morte, em que cada arqueiro faz um único disparo. Nessa rodada de desempate, os donos da casa fizeram 17 pontos contra 15 e ganharam o combate por 5 a 4. A dupla palestrina ficou na nona posição.

Combates individuais nesta sexta (4)

Os palmeirenses ainda terão muita emoção neste torneio. Com exceção de Ademar Carlini – que optou por não competir mais no Brasileiro Adulto devido a um problema no equipamento –, os atletas do Verdão vão disputar ao longo desta sexta-feira (4) os combates individuais das mais diversas categorias. Serão realizados todos os confrontos até as semifinais. Os duelos pelas medalhas de ouro, prata e bronze serão feitos no sábado (5).