Arqueiro é o melhor brasileiro de sua categoria e cumpre meta no Parapan

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Representante do Palmeiras nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, o arqueiro Julio Cesar de Oliveira cumpriu bom papel no torneio. Neste domingo (09) e segunda-feira (10), ele terminou a competição no quinto lugar – cumprindo o objetivo de ficar entre os cinco – e ainda foi o melhor brasileiro da categoria Composto Masculino. O atleta por muito pouco não disputou uma medalha.

Divulgação _ Julio Cesar de Oliveira foi o brasileiro melhor colocado na categoria Composto Masculino

Julio esteve na linha de tiro com oponentes de Estados Unidos, Canadá, Porto Rico, Argentina, Venezuela e do próprio Brasil. Na fase de classificação, fez 654 pontos dos 720 possíveis e ficou em sétimo entre os 12 competidores.

Nos combates eliminatórios, porém, o seu desempenho melhorou. O palmeirense desbancou nas oitavas de final o porto-riquenho Ricardo Rosario por 135 a 133 (cinco séries de três tiros para cada um, com total máximo de 150 tentos). Na quartas, encontrou um adversário melhor, o americano Andre Shelby, segundo colocado na classificação.

Mas o palestrino não se intimidou e levou a disputa até o detalhe final. O placar ficou empatado em 141 a 141, e a decisão foi para a “flecha de morte”, como a cobrança alternada nos pênaltis. Apenas um disparo para cada lado, e avançaria à semifinal melhor quem mais pontuasse… 9 a 9! Novo empate, mas o americano conseguiu a vitória no critério de desempate: sua flecha ficou mais próxima do centro do alvo do que a de Julio. Posteriormente, Shelby conquistou o ouro.

O atleta do Palmeiras/Raycon repete, então, seu feito do Parapan de Guadalajara, em 2011, em que também foi quinto colocado e o melhor brasileiro da categoria. Ele ainda terá mais um grande compromisso com a Seleção Brasileira, neste mês de agosto. Entre os dias 23 e 30, disputará o Campeonato Mundial de Tiro com Arco, em Donaueschingen, na Alemanha.