Arqueiro Julio Oliveira conquista bronze pelo Brasil em Porto Rico
Departamento de Comunicação
O arqueiro palmeirense Julio Cesar de Oliveira conquistou a medalha de bronze pela Seleção Brasileira na XII Copa Juan Enrique Barrios, torneio de ranking mundial disputado em Porto Rico, na última semana. A competição foi realizada no Estádio Municipal Pedro Román, em Manati, e o arqueiro paralímpico do Palmeiras/Raycon obteve o triunfo na disputa de equipes masculinas do arco composto, que também teve participação de atletas olímpicos.
O primeiro passo de Julio foi a etapa de ranqueamento, em que todos os participantes atiram 72 flechas a 50 metros de distância (no caso do composto), com pontuação máxima de 720 pontos. O palestrino anotou 636 tentos e em seguida foi aos combates em diferentes categorias, a partir de suas classificações.
No certame do Composto Masculino por Equipes, a Seleção Brasileira se classificou no quarto lugar – fizeram companhia a Julio os atletas paralímpico Eugênio Franco e olímpico Luccas Abreu. Nas quartas de final, o Brasil eliminou o trio do Canadá por 215 a 209. Na semifinal, os brasileiros tiveram uma ligeira melhora, mas Porto Rico foi superior: 228 a 216 para os donos da casa. Julio e seus companheiros cresceram ainda mais no embate muito equilibrado pelo bronze e conseguiram a vitória por 224 a 223 contra a República Dominicana.
“O campeonato foi bem forte, e o tempo estava desafiador, com um forte calor, tempestades de chuva, luz que mudava toda hora e vento. Disputamos na categoria olímpica com uma equipe mista, sendo dois atletas paras e um olímpico, e tivemos êxito. E estou mantendo a meta de sempre ter medalhas internacionais no ano”, comentou Julio, que, em janeiro, foi o melhor brasileiro da classe Composto Masculino em um importante torneio de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
O representante do Verdão participou ainda de duas disputas individuais em Porto Rico. Na Composto Masculino, desbancou o argentino Federico Paolorossi por 136 a 129 na fase 1/24. Em seguida, na etapa 1/16, acabou eliminado pelo porto-riquenho Jean Latorre por 144 a 129, terminando no 17º lugar. Já na categoria Composto Masculino Paralímpico, Julio avançou direto às oitavas de final e foi superado pelo americano Andre Shelby por 145 a 129, ficando na nona colocação.
Julio conquistou outras duas medalhas de bronze pela Seleção Brasileira em 2016, durante a preparação do time aos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. Uma foi na Arizona Cup, um dos principais torneios dos Estados Unidos, na disputa de duplas mistas do arco composto. A outra veio no Campeonato Parapan-Americano, na Costa Rica, na classe Composto Masculino Paralímpico por Equipes.