Arqueiro paralímpico do Verdão ganha ouro pelo Brasil nos Jogos Mundiais

Agência Palmeiras
Heron Ledon

O arco e flecha do Palmeiras serviu a seleção brasileira mais uma vez e subiu ao pódio. O arqueiro paralímpico alviverde Julio Cesar de Oliveira foi campeão por equipes na categoria Composto do IWAS World Games 2013, competição de atletas cadeirantes e com restrições físicas disputada entre os dias 14 e 22 de setembro, em Stadskanaal, na Holanda. Agora, o competidor do Verdão se prepara para tentar o bicampeonato nacional no próximo mês.

A equipe de Julio teve diversas dificuldades para conquistar a medalha de ouro, passando pela Coreia do Sul e, na final, pelo Canadá. “Foi um campeonato difícil, choveu demais e estava muito frio, com temperaturas abaixo de zero grau. Na semifinal e na final, a gente pegou os times mais fortes da disputa. Saímos perdendo a decisão para o Canadá, ficamos atrás o combate inteiro, viramos na última série e ganhamos por 213 a 212 pontos. Foi bem sofrido”, conta o atirador palestrino.

Arqueiro há sete anos, o atleta verde e branco representa o Brasil – terceiro colocado geral da competição com dois ouros, uma prata e três bronzes – desde 2009, quando passou a treinar no Alviverde, o que o ajudou em sua trajetória esportiva. “Foi muito importante a minha vinda ao Palmeiras para chegar à seleção. Principalmente os horários para treinarmos no campo aberto, livre para nós 24 horas por dia, fazem muita diferença”.

Julio, que possui uma fratura na coluna e limitações na perna direita, divide seus treinamentos entre condicionamento físico e aprimoramentos técnicos em cinco dias na semana. Ele é o atual campeão brasileiro em sua categoria e pretende faturar o bi na edição deste ano, marcada para o início de outubro, em Belo Horizonte (MG). Seu desempenho será importante para ser convocado a representar o país no Campeonato Mundial, em novembro, na Tailândia.