Arqueiros do Verdão conquistam prata e bronze no Campeonato Brasileiro

Departamento de Comunicação

Divulgação _ Este ano, Julio Cesar de Oliveira representou o Brasil nos Jogos Parapan-americanos de TorontoO Palmeiras/Raycon terminou o Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco onde está acostumado a ficar: no pódio. Com grande desempenho em Goiânia-GO, onde o torneio foi realizado neste último feriado, o Verdão teve uma prata e um bronze com Julio Cesar de Oliveira e Isabella Tonão, respectivamente.

Campeão brasileiro em 2012 e finalista há sete anos, Julio conquistou a sua sexta prata da carreira no Nacional. O palestrino foi vice-campeão da categoria Composto Masculino Paralímpico mesmo lesionado nos dois braços (epicondilite lateral), mostrando sua experiência e dedicação.

Nesta temporada, Julio foi o melhor atleta do país em sua classe nos Jogos Parapan-americanos de Toronto, além de competir no Mundial da Alemanha, ambos pela Seleção Brasileira. O ouro escapou por apenas dois pontos; o placar foi 139 a 137 para Andrey Castro, de Goiás. “Fui para Goiânia para ficar com o ouro, mas minhas lesões nos braços acabaram atrapalhando mais do que o previsto. O número de provas durante o ano dificultou, pois não tive tempo para me recuperar. Mas sei que o segundo lugar é uma ótima classificação, apesar da expectativa”, avaliou. 

O bronze do Palmeiras/Raycon ficou com Isabella Tonão, que atira nos torneios paulistas como Juvenil, mas fez bonito entre as diversas adversárias experientes no Brasileiro, no Composto Feminino. Após boa classificação em quinto lugar, a palmeirense eliminou duas oponentes nos combates e garantiu seu lugar no pódio ao bater Nely Acquesta, do Círculo Militar de São Paulo, por 129 a 128. E essa conquista também teve as mãos de Julio, treinador da medalhista alviverde.

“Eu não esperava chegar tão longe porque não tenho treinado o tanto que gostaria. Estou muito feliz pelo terceiro lugar, por ter pegado minha primeira medalha individual de Composto. Toda a equipe me deu muito apoio, me ajudou desde o começo da prova, principalmente o meu pai (Vilson Tonão, também arqueiro) e o Julio. Esta medalha só me serve de motivação para buscar o ouro nos próximos campeonatos e disputar uma vaga internacional, que é o que eu quero”, comemorou.

O Verdão também brigou pelo bronze no Composto Masculino com Rogerio de Lima, o Zero, que acabou superado por dois pontos por Victor Neto, do Círculo Militar de São Paulo, por 143 a 141. A equipe verde e branca ainda foi representada por Sarah Nikitin, Magdiel Santos, Vilson Tonão e Fabio Tassinari, que terminaram entre os melhores do país em suas categorias.